No mundo cada vez mais conectado em que vivemos, vender pela internet torna a experiência de consumo bastante prática para os clientes. No entanto, a partir do momento em que o pagamento é aprovado, começa a parte que costuma ser uma das maiores dores para o consumidor: a espera pela entrega da compra. Neste post, vamos tratar sobre uma forma para amenizar a ansiedade do cliente que quer logo seu produto em mãos.
Uma pesquisa da empresa Avionos, realizada nos Estados Unidos, aponta que a entrega rápida é o fator considerado mais importante para uma boa experiência de compra. Esse aspecto foi apontado por 62% dos compradores online como o principal.
Apesar de a pesquisa não ser do Brasil, basta se lembrar das experiências que você mesmo já teve comprando em lojas virtuais. Quem nunca levou aquele balde de água fria quando viu que a entrega de um produto que você queria que chegasse logo demoraria vários e vários dias?
Infelizmente, nem sempre é possível oferecer uma entrega super rápida por um preço aceitável. Isso porque as condições para o frete no Brasil variam muito, já que dependem de vários fatores. No entanto, quando cria uma loja virtual, você pode diminuir a ansiedade do cliente disponibilizando pontos de retirada das compras.
Além disso, outro problema comum que o consumidor encontra é o de não ter quem receba suas entregas. Se a pessoa passa o dia inteiro fora e mora em casa ou em um prédio sem portaria, fica difícil comprar online.
Se você não tem uma loja física, não se preocupe! A seguir, vamos apresentar algumas possibilidades para que seu cliente possa retirar um produto que tenha comprado na sua loja virtual.
Seu local de trabalho
Se cuidar do seu e-commerce é sua atividade principal, você pode deixar que os clientes busquem as compras na portaria do seu prédio ou escritório, por exemplo. Entretanto, essa forma exige certa organização.
O primeiro ponto a levar em conta é que você precisa combinar quando será essa entrega com o cliente. Se o consumidor optar por essa modalidade, confira com ele o dia e período em que deve retirar os produtos. Assim, você consegue avisar quem precisar na portaria e evita mal entendidos.
Além disso, se você tem um emprego formal, essa opção só deve funcionar se você puder deixar as encomendas na portaria do seu prédio ou com alguém que te ajude. Afinal, não vai pegar bem ficar saindo do trabalho toda hora para entregar produtos para clientes do seu e-commerce.
Locker
A opção do locker — ou armário, traduzindo para o português — é relativamente recente no Brasil: os primeiros deles foram instalados no início de 2018 em São Paulo. Em 2019, a iniciativa já se espalhou por algumas outras capitais do país, em metrôs e postos de combustível.
A entrega por meio do locker funciona da seguinte maneira: o vendedor deixa o produto em um pequeno armário e disponibiliza um código para que o cliente consiga abrir o dispositivo e retirar sua compra. Isso costuma aumentar a agilidade, uma vez que mais de uma entrega do vendedor pode ser levada para o mesmo lugar. Assim, o prazo para que o produto esteja disponível para o consumidor diminui.
A modalidade do locker já é bastante popular nos Estados Unidos e na Europa, tanto pela praticidade quanto pela segurança. Há muitos locais do Brasil em que as mercadorias são roubadas quando são levadas pelas transportadoras para algumas regiões. A opção pelos armários diminui esse risco.
Além disso, a localização do locker costuma facilitar a vida do consumidor. Normalmente, eles são instalados em locais de grande circulação, como postos de combustível ou metrôs. No caso do transporte público, um cliente não precisa nem desviar seu caminho para retirar a compra a caminho do trabalho, por exemplo.
Lojas parceiras
Se a sua região ainda não tem lockers e você não tem uma portaria em que possa deixar os produtos para que seus clientes busquem, não se preocupe! Você também pode disponibilizar a retirada das compras para seu público.
Uma forma de fazer isso é por meio de lojas físicas parceiras. Você pode combinar com alguns proprietários de deixar as entregas lá e pedir que seus clientes retirem nesses endereços.
Se você ainda está em dúvida sobre como isso pode ser positivo para quem vai estocar temporariamente suas entregas, pense que seus clientes vão entrar em outra loja para retirar as mercadorias e, eventualmente, podem acabar comprando algo de lá também. Você pode, inclusive, usar esse argumento para convencer o proprietário de algum ponto físico que esteja relutante em te ajudar.
Sua própria loja física
Por fim, se você tem, além do e-commerce, uma loja física, pode disponibilizar a retirada dos produtos nesse ponto. Essa é uma forma de diversificar os canais e, por que não, até tornar sua operação omnichannel.
Além disso, se achar que vale a pena, você pode usar a lógica da dica anterior de outra perspectiva. Por que não se tornar o parceiro com ponto físico de lojas virtuais de outras categorias de produtos que não tenham como disponibilizar a retirada em outros lugares?
Não são poucas as formas de possibilitar que seu cliente retire as compras feitas no seu e-commerce. Você pode escolher uma ou mais modalidades que se adequem ao seu caso e diminuir a desconfiança do consumidor em relação ao frete. E, então, qual forma de retirada das compras se adequa melhor à sua loja virtual? Conte para a gente nos comentários!
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Informações da autora
Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de e-commerce da América Latina em lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!
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