O software de gestão ajuda a administrar diversos recursos necessários para o processo de venda. Isso facilita os cuidados com o site de e-commerce e otimiza o desempenho para a empresa tomar as decisões adequadas.

E-commerce é um site voltado especificamente para compra e venda. Geralmente é uma página dedicada a uma loja virtual. Embora seja apenas uma modalidade de venda online, representa uma loja e uma marca. 

Ou seja, existe uma organização e uma administração que faz o e-commerce dar certo. Para administrar um negócio é preciso organizar as informações daquela empresa e tomar as decisões adequadas. 

Por isso, um software de gestão também é útil para um e-commerce: afinal o negócio online também é uma empresa que precisa de organização e cuidado.

Muitos estabelecimentos físicos já utilizam esse tipo de recurso para ajudar a organizar as informações e agilizar os processos, por exemplo, com um sistema automação comercial que centraliza a gestão de forma completa e eficaz.

Cuidar de um negócio pode ser trabalhoso, mas algumas ferramentas permitem melhorar a dinâmica do cotidiano daquele estabelecimento. 

Isso torna as atividades do cotidiano muito mais práticas, ágeis, eficientes, além de otimizar a administração da empresa com o controle do fluxo de dados, através de ferramentas como o software para comercio varejista.

O crescimento do e-commerce

Quando falamos sobre e-commerce e vendas online, é importante saber que esse assunto é tão relevante atualmente por causa da forma como as pessoas se relacionam com a internet. A maior parte das atividades diárias são resolvidas online.

Cada vez mais as pessoas buscam produtos e serviços no ambiente digital, o mercado online cresce e oferece muitas oportunidades para as empresas. É preciso saber aproveitar essa chance para melhorar os resultados do estabelecimento.

Investir num e-commerce significa alcançar o potencial que a internet oferece para a marca, bem como, conquistar mais clientes. Assim, uma empresa de portaria, por exemplo, ganha mais visibilidade e chega em um número maior de pessoas.

O que é um software de gestão?

Software de gestão é um sistema que reúne os dados de todos os setores da empresa em um único local, servindo para melhorar a administração das informações. Existem vários modelos, porém o mais utilizado é o Enterprise Resource Planning (ERP).

Esse tipo de aplicação é desenvolvida pelas empresas fornecedoras de erp e pode ser adquirida para ajudar na organização dos dados de muitos segmentos diferentes.

O ERP permite coletar dados sobre todos os setores da empresa. Para fazer isso, ele conecta essas áreas e automatiza o fluxo de informações. Um software de gestão pode ser usado para administrar os dados de muitos sites diferentes, entre eles o e-commerce.

Além disso, as empresas que atuam em ramos distintos podem usufruir dos benefícios dessa ferramenta. Um exemplo são os estabelecimentos que prestam serviços de contabilidade.

Como o software de gestão funciona

Desde o momento em que o usuário clica em algo depois de encontrar a página da loja, até concretizar a venda e receber o produto em casa, existem algumas etapas. O software de gestão permite que essas etapas sejam automatizadas.

Ou seja, sem uma ferramenta para ajudar no processo seria preciso uma equipe para realizar cada um desses passos manualmente. Isso iria demandar muitos funcionários e despesas da empresa.

Esse software otimiza esse procedimento porque cuida sozinho do fluxo de informações. Ele atualiza o estoque, faz a validação do pagamento, depois emite a nota fiscal para o cliente, e então informa a transportadora sobre aquela compra. 

Além do fluxo de compra também é possível adicionar atividades da rotina da empresa. Para os estabelecimentos físicos existe também o software ged, que ajuda a economizar espaço porque reduz o uso de papel.

Pontos positivos para o e-commerce

O software de gestão permite melhorar o desempenho de muitas empresas, afinal, ele auxilia o processo de administração. 

Quando essa ferramenta é aplicada ao site de um e-commerce, otimiza seu funcionamento porque ajuda em algumas ações, por exemplo: 

  • Integrar tarefas e dados;
  • Processar as etapas do pedido;
  • Reduzir erros operacionais;
  • Conciliar as formas de pagamento;
  • Controle dos lucros.

Quando uma distribuidora de EPI elaborar um site para sua loja virtual, por exemplo, é importante considerar o uso de um software de gestão. Isso vai ajudar a administrar o fluxo de dados e melhorar o desempenho.

Como aplicar um software de gestão ao e-commerce

Embora o software de gestão seja um recurso muito útil para organizar as informações de uma empresa e ajudar a administrá-la, é importante saber como aplicar essa ferramenta ao modelo de negócio e-commerce.

Por isso, é interessante observar algumas dicas que orientam como adequar isso de acordo com o site de empresa.

1 – Integrar várias áreas

O software de gestão oferece a possibilidade de integrar todas as áreas da empresa com seu site. Isso deve ser feito para ser uma ferramenta eficiente. 

Quanto mais informações o software reunir, maior será sua capacidade de automatizar os processos e otimizar o desempenho.

Com os setores da empresa integrados, a logística de armazenagem e distribuição se torna mais eficiente.

2 – Definir critérios de escolha

A plataforma usada para desenvolver o e-commerce pode influenciar nas funções e ferramentas que poderão ser usadas. Por isso, o empreendedor precisa escolher com cuidado quais serão os critérios de escolha.

Além disso, essa plataforma vai ajudar a definir o software adequado para a empresa obter os melhores resultados. 

É muito importante pesquisar as alternativas disponíveis e investir em algo que atenda a necessidade da empresa e de seu público-alvo. Isso ajuda a ter uma boa presença online e ganhar visibilidade em meio a tantas outras lojas. A visibilidade positiva conquista os clientes.

3 – Pensar nos clientes

Pensar nos clientes significa se colocar no lugar deles e ter uma atenção especial com as suas necessidades. É preciso conhecer a demanda do público-alvo para oferecer o que as pessoas precisam. 

Colocar-se no lugar do público é imaginar produtos, serviços e funções que são úteis. Então, para isso dar certo, é fundamental identificar o perfil dos consumidores, seu comportamento, hábitos e preferências.

Dessa forma, é possível escolher uma plataforma ideal. Lembrando que ela não precisa ter muitos recursos, apenas aqueles que o cliente vai realmente utilizar. Por isso é tão relevante conhecer quem é esse consumidor e a forma como ele interage com a internet.

Com essas informações, a empresa consegue escolher uma plataforma eficaz para seu e-commerce e obter bons resultados.

Isso funciona porque os fornecedores camisetas lisas, por exemplo, têm um público consumidor característico e diferente de outros setores comerciais. Então é possível identificar e reconhecer os clientes de cada estabelecimento.

4 – Opções de pagamento

Muitas plataformas de e-commerce que existem hoje em dia já têm a opção de adicionar cartão de crédito como alternativa para o cliente pagar sua compra. Mas é interessante adicionar o maior número de alternativas possíveis.

Isso aumenta as possibilidades de vendas. É importante lembrar que nem todo mundo possui as mesmas condições financeiras, então, quanto mais facilidades o site oferecer, mais pessoas poderão realizar suas compras. Isso significa mais oportunidade de venda.

5 – Opções de  frete e prazo de entrega

Outra dica importante é inserir uma integração com os Correios e alternativas de transportadoras. Dessa forma, o cliente pode escolher entre várias opções de frete e prazos de entrega. 

Lembrando ainda que é interessante que essas alternativas sejam flexíveis. Quanto mais abrangente forem, maior será o número de clientes que a loja vai alcançar. Isso aumenta as chances de venda da empresa.

A importância do software de gestão no e-commerce

O software de gestão integra vários setores de uma empresa, reunindo informações para facilitar os processos diários. 

Para isso, essa ferramenta automatiza o fluxo de dados e realiza sozinha procedimentos que seriam muito complicados para se executar manualmente.

Isso deixa a organização e administração de uma empresa muito mais práticas e ágeis. Otimizar as atividades cotidianas permite melhorar o desempenho e alcançar bons resultados.

Isso também se aplica ao comércio online, ou seja, o e-commerce, também conhecido como loja virtual – que é um tipo de venda que apresenta, cada vez mais, uma crescente entre o público consumidor. 

Por isso, precisam ser administrados tão bem quanto um negócio físico. Uma boa administração de um e-commerce melhora a interação com o cliente e aumenta os resultados daquela empresa.

O software de gestão aplicado no e-commerce permite otimizar os resultados do site, por isso esse recurso é importante. Para usufruir de todos os benefícios que essa ferramenta oferece, basta pesquisar o público-alvo e atender essa demanda de forma adequada. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.