Fazer uma boa review de produto pode ser uma excelente maneira de impactar positivamente suas vendas, por isso é muito importante que seus consumidores entendam suas possibilidades de interação.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de recursos estão sendo explorados e avanços tecnológicos tem se tornado mais populares, gerando um impacto direto no mercado.

A expansão do comércio digital foi muito grande por conta desse processo, e empresas dos mais variados segmentos tem se adaptado ao conceito de vendas digitais, que precisam ser exploradas para otimizar recursos importantes.

O e-commerce é um dos modelos de negócios que tem passado pela maior expansão do mercado, em grande parte por conta da facilidade no processo de abertura de empresa, que acaba gerando um interesse genuíno no tipo de estrutura que pode ser montada.

Isso acaba gerando um impacto direto na competição do mercado, uma vez que o número de concorrentes cresce consideravelmente. 

Por isso, as empresas, como uma loja de móveis para jardim, têm buscado maneiras em que possam conseguir um posicionamento mais adequado, e um destaque para suas vendas.

Nesse aspecto, o review toma uma proporção muito maior, sendo parte efetiva do tipo de divulgação conhecido como marketing de influência. 

A verdade é que a maioria dos consumidores prefere comprar itens que foram recomendados por outras pessoas de sua empresa que vende exaustor.

Embora a divulgação de amigos e familiares seja mais efetiva, mesmo pessoas estranhas podem ajudar sua marca a vender mais, uma vez que o review ficou público e funciona como um depoimento da experiência de um usuário com sua marca.

Pensando nisso, muitas empresas estão adotando maneiras de usar o review em seu e-commerce, garantindo uma opção mais adequada para esse tipo de recurso. Quanto mais detalhado for o review, melhor.

Muitas das plataformas de e-commerce oferecem uma opção nativa de depoimentos, sem que você precise trabalhar com elementos de programação complexos para inserir esse tipo de atividade em sua empresa de suporte técnico em informática.

O primeiro passo para um review existir é o consumidor efetivamente fazer uma compra em sua loja. Isso abre espaço para que ele conte sua experiência de maneira mais detalhada, independente de ela ser positiva, negativa ou neutra.

Além disso, o consumidor pode dar detalhes da experiência, os pontos fortes e fracos tanto do produto quanto do atendimento. Isso pode ajudar sua empresa a ganhar muito mais destaque no mercado.

Quanto mais reviews positivas você tiver, mais pessoas se interessarão por consumir material que você tem a disposição, o que acaba impactando diretamente a maneira como você trabalha com o atendimento em todas as etapas da jornada de compras do cliente.

Entretanto, depoimentos neutros ou negativos não devem ser deixados de lado. Eles são feedbacks importantes para que você entenda onde está falhando nesse processo, e o que pode fazer para otimizar seus resultados em uma contabilidade especializada em TI.

Em alguns casos, é possível até mesmo reverter essa situação, e com um atendimento rápido e preciso, melhorar a estrutura da empresa para ampliar suas possibilidades de negócios, fazendo com que um consumidor com review negativo mude a visão da empresa.

Para isso, entretanto, você deve ter em mente sempre o quanto é importante trabalhar com qualidade para seu consumidor, e entrar em contato diretamente com o cliente para entender o que pode ser feito para melhorar.

Além disso, consumidores gostam de ver que sua opinião está sendo levada em conta, o que torna muito importante esse tipo de trabalho para validar a questão dos feedbacks e como eles se adequam aos modelos de negócio que você tem a oferecer em sua empresa de capa de chuva.

Por que usar o review em seu e-commerce?

Agora que você entende um pouco melhor o que são os reviews e como eles impactam seu negócio, é importante identificar alguns dos principais benefícios disponíveis para quem se adequa a esse modelo de comunicação.

É importante levar em consideração que cada empresa é única, e nem sempre os resultados desse tipo de ação serão iguais. Por isso, duas companhias diferentes podem obter benefícios completamente distintos, ainda que estejam em um mesmo segmento.

Por isso, é muito importante adaptar esse tipo de situação para garantir uma estrutura mais adequada para o comércio, ampliando suas oportunidades de negócios e garantindo uma estrutura de feedback que realmente possa impulsionar suas vendas.

Credibilidade da empresa

Um dos principais impactos que os reviews geram em seu e-commerce é na credibilidade da empresa. Um grande problema de transações digitais ainda é o receio de muitos consumidores de ser enganado ou de não receber o produto comprado.

Por isso, quanto mais reviews você tiver, isso significa que mais clientes fizeram negócios com sua empresa de serviço de entrega de encomendas e receberam o produto ou serviço que estavam buscando, passando uma imagem muito mais efetiva para novos consumidores.

Além disso, esse tipo de feedback ajuda a empresa a mostrar que é transparente, e está disposta a ouvir e melhorar conforme as críticas de seu público. Todos estes elementos são fundamentais para aumentar a segurança dos consumidores.

A compra na internet normalmente leva um tempo para chegar até o consumidor, o que em muitos casos gera gatilhos de ansiedade, principalmente se houver qualquer tipo de problema na logística de transporte do item.

Dessa maneira, ao trabalhar com reviews você mostra um interesse genuíno no consumidor, passando segurança para que novas pessoas decidam comprar em sua loja e aumentem ainda mais seus depoimentos em uma empresa de alimentos saudáveis.

Redução de CAC

O CAC, ou Custo de Aquisição de Clientes, é uma métrica muito relevante para estruturar melhor seus negócios. Ela se refere a quantia de investimento necessária para fazer com que um consumidor de fato feche negócios na sua empresa.

Esse custo reduz diretamente o lucro do produto vendido, uma vez que é uma quantia de dinheiro que deve estar inclusa no preço final do produto. Por isso, quanto mais você conseguir diminuir o CAC, melhor.

Quando um cliente entra em seu e-commerce, deparar-se com depoimentos e reviews de seus produtos e serviços pode ser o suficiente para fazê-lo seguir em frente com a venda, eliminando a necessidade de gastos extras com ações de conversão.

Conhecer melhor seu público

O público de uma empresa é o foco principal de qualquer ação de marketing, que tem como objetivo aumentar suas vendas. Essas pessoas possuem uma série de elementos que devem ser pensados para gerar interesse na venda, como:

  • Desejos;
  • Necessidades;
  • Padrões de consumo;
  • Anseios.

Por isso, quanto mais você conhece seu público, mais expressiva é sua estratégia de marketing, sabendo exatamente como chegar até eles e como ampliar seu potencial de vendas como um todo em uma empresa de produtos veganos.

Entretanto, conhecer seu público não é um processo tão fácil, uma vez que cada pessoa é única e nem sempre as motivações e objetivos de compra são os mesmos. Por isso, receber reviews é uma ótima maneira de otimizar esses processos.

A comunicação é um processo fundamental para esse tipo de movimentação. A maioria dos consumidores expressa suas dúvidas e até mesmo descontentamentos com atendentes e em outros casos.

Muitos reviews negativos surgem exatamente desse tipo de situação, quando o consumidor opta por deixar de lado o atendimento direto e expressa sua insatisfação através de um depoimento negativo.

Esse é um excelente modo de identificar problemas em sua empresa e buscar alternativas de atendimento, crescendo profissionalmente e até mesmo revertendo esse quadro com o consumidor em particular.

Aumento de vendas

Os processos de uma empresa digital costumam ser trabalhados no formato do funil de vendas, um processo que acompanha o cliente desde o momento da descoberta da empresa até a decisão de compra.

A cada etapa que ele passa do funil de vendas, é considerado que ele fez uma conversão. Normalmente, as conversões são realizadas com muito diálogo e com o impacto de interação entre o consumidor e a marca.

No fim do funil, antes de efetivar a compra, o cliente pode ainda ter dúvidas sobre a qualidade e o funcionamento do produto em questão.

Entretanto, com os reviews ele pode avaliar se suas dúvidas estão contempladas e se ele pode trabalhar adequadamente com esses elementos.

Considerações finais

Um e-commerce precisa conseguir se destacar no mercado para manter-se relevante. Por isso, saber como aplicar esse tipo de estrutura de forma adequada é fundamental. Quanto mais você entende a forma como as relações na internet se dão, melhor.

Dessa maneira, trabalhar com reviews em seu e-commerce é uma excelente oportunidade de usar os próprios contatos de um cliente a seu favor, entendendo o que pode ser otimizado com esses processos e como você consegue conquistar uma estrutura adequada em sua comunicação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.