É importante saber como empreender e-commerce, afinal essa é uma nova tendência do mercado que com certeza chegou pra ficar.

O e-commerce nada mais é que um comércio eletrônico, ele diz respeito às vendas pela internet, tanto de produtos ou serviços, sendo assim todas as transações comerciais são realizadas de forma online.

Isso traz mais praticidade para o consumidor, seja para comprar um curso de culinária asiática, ração para gatos ou um aspirador industrial, já que através desse modelo de negócio a pessoa consegue fazer tudo do conforto de sua casa.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e como usar o e-commerce para empreender, continue lendo este artigo.

O que é e-commerce?

Primeiro de tudo, vamos entender mais sobre o que é e-commerce. Como já falado anteriormente, ele diz respeito a todas as transações feitas pela internet, sendo a compra e aquisição de algo.

É importante que fique claro que o e-commerce é muito mais que a criação de um site, é um tipo de empreendimento que se diferencia de outros modelos de negócio justamente pela sua estrutura de funcionamento que é 100% digital.

Ou seja, quando alguém decide adquirir um serviço de levantamento planialtimétrico, pelo e-commerce, desde o momento da busca do produto, passando pela compra e pagamento, tudo é feito de forma online e o pedido é entregue direto na sua casa.

Com essa digitalização dos processos, o e-commerce abre caminhos para outras automações, como:

Tudo isso agiliza todo o trabalho da gestão do negócio, porém é importante que se crie estratégias eficazes para esse meio de negócio, afinal a internet é um ambiente bem disputado.

Importância do e-commerce para as lojas

É importante entender que os hábitos dos consumidores têm mudado nos últimos tempos. Se antes as pessoas saíam de casa para comprar medidores de vazão, por exemplo, hoje é possível fazer tudo pela internet, no conforto de casa.

Quanto antes as empresas entenderem isso, melhor será para o seu negócio, afinal é extremamente importante para o sucesso e crescimento de um empreendimento acompanhar o consumidor e seus desejos.

Só para você entender a dimensão do e-commerce e como os consumidores estão cada vez mais interessados nesse modelo de negócio, segundo uma pesquisa da Ebit/Nielsen, as vendas pela internet aumentaram 47% no Brasil só no primeiro semestre de 2020.

As principais vantagens desse modelo de negócio são:

Com isso sua loja de resistência aletada, de bolos, calçados ou qualquer outra estará no meio digital e contará com todas as oportunidades disponíveis para esse mercado.

Aqui no Brasil o e-commerce tem crescido de maneira significativa. Segundo a pesquisadora Retail X do Reino Unido, que organizou o levantamento de dados Latin America 2022, o Brasil teve o maior crescimento do ano.

Segundo os dados, a receita de vendas cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022 se comparado com o ano anterior, além disso nosso país se destaca na liderança entre os países latinos como os seguintes dados:

Esses números só evidenciam como é só o começo de uma grande consolidação no que diz respeito ao moodle de negócio do e-commerce.

Entenda como desenvolver o marketing no e-commerce

Bom, agora que você já sabe tudo sobre o e-commerce, como ele é importante para sua empresa e acima de tudo que é um modelo de negócio que só tem crescido nos últimos anos, entenda como aplicá-lo em seu negócio.

Vamos começar com algumas dicas que vão ajudar você a desenvolver o marketing para o seu negócio, seja ele uma loja de produtos de limpeza ou uma empresa de proteção perimetral.

Primeiro de tudo é importante que você descubra qual história você quer contar e como você vai passar isso para o seu público. A dica aqui é conhecer seu cliente a fundo e saber como se comunicar com ele.

Depois que você já souber quem é o seu cliente e como se comunicar com ele, pense em alguns parceiros em potencial, aqueles que você poderia trabalhar em conjunto para alcançar novos públicos e com isso expandir seu negócio.

Uma outra dica é apoiar algum movimento, seja social, ambiental, cultural ou qualquer outro, já que as pessoas gostam de consumir de empresas que são engajadas, isso faz total diferença para um negócio.

Além disso, é importante que você crie conteúdos de qualidade e relevância para o seu público, crie um blog e publique informações relevantes, com isso você consegue educar e cultivar um bom relacionamento com os seus consumidores e até clientes em potencial.

Sendo assim, uma empresa de recapeamento asfáltico pode criar conteúdos informativos sobre o seu serviço, como funciona cada etapa do processo, isso fará com que as pessoas fiquem cada vez mais interessadas nos seus produtos.

A última dica que talvez seja a mais importante: invista nas redes sociais, elas são portas de entradas para os seus clientes, afinal grande parte das pessoas utilizam essas plataformas e estão propícios para consumirem o que vem de lá.

As redes sociais são de grande ajuda para os comerciantes do e-commerce, além de ser uma vitrine para expor seus produtos e serviços. Você ainda consegue conversar com seus clientes e fortalecer cada vez mais seu relacionamento com eles.

Dica extra

Uma dica extra para investir como estratégia de marketing para o seu e-commerce é utilizar as técnicas de SEO.

Só para você entender melhor o conceito, o SEO é um termo em inglês que quer dizer Search Engine Optimization, ou traduzido para o português, otimização de mecanismos de busca.

O que ele faz exatamente? Bom, essa é uma estratégia que aumenta a visibilidade do seu e-commerce, ela utiliza palavras-chave para ajudar os mecanismos de buscas a ranquear seu conteúdo em primeiro lugar nos resultados das pesquisas.

Por exemplo, uma empresa de cabine de audiometria, ao utilizar essa estratégia, irá adaptar o seu conteúdo com palavras de interesse de busca do seu público, além disso o SEO prioriza a:

Entre outras técnicas, além de ranquear sua página ele fará com que os leads tenham interesse pelo seu produto ou serviço ao visitarem a página.

Uma outra estratégia bem comum de marketing no e-commerce é trazer nas páginas dos produtos opções para fazer com que o usuário compre mais. Essa prática é chamada de aumentar o ticket médio, ou seja, o valor médio de gastos do cliente por compra.

Funciona assim: uma empresa de válvula retenção, por exemplo, dá sugestões de produtos para que seus clientes comprem algo mais, com sugestões como:

Essa estratégia funciona como uma espécie de organização das vitrines e prateleiras de uma loja física, tudo é pensado de maneira proposital para fazer com que as pessoas comprem as coisas por impulso.

Essa sugestão precisa ser coerente com o perfil do usuário e precisam ser produtos que complementam o outro, com isso será mais fácil fazer com que ele repense na escolha e aproveite que já está efetuando a compra e adquira o produto.

Uma outra prática importantíssima no mundo do e-commerce sem dúvidas é a fidelização do cliente. Como já falamos, a internet é um universo muito competitivo, afinal o cliente tem um milhão de possibilidades ao seu alcance.

Sendo assim, você pode criar estratégias como o cupom de desconto ou os programas de fidelidade. Sendo assim, logo após o cliente executar a sua compra, ele pode receber um e-mail com um código promocional de 10% de desconto, por exemplo.

Também podem ser feitos programas de pontos, quanto mais ele gasta em seu site, mais pontos ganha, com isso ele consegue abater esses pontos nas suas compras futuras.

Essa estratégia ajuda no relacionamento do cliente, ele se sente beneficiado com as compras, além de aumentar sua satisfação com o atendimento da loja.

Essas são algumas das estratégias que podem ser usadas no seu negócio. É importante que acima de tudo você conheça muito bem o seu cliente, pois só assim irá conseguir traçar as práticas certas.

Aprenda a utilizar a internet a favor do seu negócio, isso vai te ajudar a crescer e ser reconhecido no mercado, tanto pelos seus clientes como pela concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.