O marketing digital se tornou o principal veículo de divulgação de produtos, serviços e marcas. Além disso, também é o principal canal de comunicação entre empresas e clientes.

São milhares de ações que podem ser realizadas, que têm como objetivo atingir diferentes resultados. 

Seja aumentar as vendas, melhorar a imagem da empresa ou conquistar mais clientes, tudo é possível por meio do marketing digital.

Só que não basta aplicar algumas estratégias e esperar os resultados, é necessário mensurar cada ação para saber quais foram seus efeitos, o que precisa ser mudado e o que está trazendo resultados positivos.

Essa possibilidade é uma das principais vantagens de se fazer marketing pela internet, uma vez que as ações mais tradicionais, como pela TV ou rádio, são difíceis de mensurar, além de serem mais caras.

Portanto, trata-se de uma maneira assertiva e direcionada de trabalhar o marketing, sem precisar investir muito e com bons resultados. Mas para isso, é preciso analisar o resultado final e fazer as mudanças necessárias.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância de medir as estratégias em marketing digital, o que é KPI, quais são os mais importantes e o que fazer após mensurar os resultados.

Por que é importante medir as estratégias de marketing digital?

O marketing digital é acessível para qualquer tamanho de negócio, dos menores aos maiores, por isso, tem ajudado diferentes tipos de empresa a conquistar um espaço melhor.

Só que, para isso, boa parte delas investiu em cuidados com suas ações, uma vez que a minoria pode, simplesmente, injetar mais dinheiro e colher mais resultados. 

No entanto, mesmo que uma empresa possa investir milhões, se ela não medir as estratégias, vai perder dinheiro.

Não dá para melhorar algo que não é medido em marketing pela internet. Dessa maneira, uma construtora de casas usa suas métricas para consolidar as ações.

Dessa forma, é possível obter: 

Aumento de tráfego

O tráfego dos sites das empresas é muito importante para que elas possam ser facilmente encontradas quando o usuário faz uma pesquisa. 

Para isso, elas trabalham com estratégias, como SEO e Marketing de Conteúdo.

Só que não basta apenas criar textos e seguir o que manda o SEO, sem medir essa ação. Com base em algumas métricas previamente definidas, a marca consegue melhorar seus conteúdos e suas ações, aumentando o número de visitas em seu site.

Correção das estratégias

Como é possível corrigir algo que não se sabe como está funcionando ou o que está dando errado? 

Ao medir as estratégias em Marketing Digital, uma empresa de coleta de resíduos, por exemplo, consegue saber qual ação precisa ser melhorada.

Se ela usou uma palavra-chave que não trouxe resultados, pode escolher outra que mude essa realidade e atraia a atenção do público. 

Dessa forma, corrige falhas e otimiza suas ações, evitando prejuízos, até mesmo, financeiros.

Aumento do engajamento

Um dos fatores mais importantes para as marcas é o engajamento do público, pois é por meio dele que ela consegue se promover e divulgar melhor seus produtos e serviços.

Ao medir suas estratégias, a empresa consegue oferecer conteúdos, anúncios e muitas outras experiências aos seus consumidores, de acordo com o perfil deles. 

Dessa maneira, os torna mais engajados e dispostos a comprar com ela.

Aumento das vendas

Vender é o objetivo de qualquer negócio, mas para isso, é preciso saber se posicionar perante ao público e à concorrência.

Ao medir as ações praticadas em marketing digital, fica mais fácil corrigi-las, bem como levar até o público as soluções que ele precisa – sempre por meio de uma linguagem que o convença.

Diminuição de custos

Por fim, sem a mensuração, uma empresa gasta muito mais com estratégias que não funcionam. 

Em contrapartida, se uma loja de planejados analisa suas práticas e busca melhorá-las, passa a investir apenas naquilo que traz resultados, sem desperdícios.

Nas próximas campanhas, a loja já saberá quais estratégias são as melhores e investirá de maneira mais assertiva.

O que é KPI

Após entender a importância da mensuração, é hora de entender o que é KPI e quais são os melhores métodos para medir os resultados.

KPI é uma sigla para Key Performance Indicator, ou, em português, Indicador-chave de Performance. 

Tem como função medir uma ação ou um conjunto de iniciativas, para saber se atendem aos objetivos propostos.

Portanto, quando uma empresa de sublimação, por exemplo, deseja medir seus resultados, ela define alguns KPIs.

Dentre os principais temos:

1 – ROI

ROI é uma sigla para Retorno sobre Investimentos, sendo uma das métricas mais importantes para qualquer negócio. Mais do que isso, é a primeira métrica que deve ser avaliada.

No marketing é fundamental saber qual foi o retorno obtido por meio de uma ação, como uma campanha de anúncios.

Essa métrica vai mostrar qual foi o retorno do valor investido nos anúncios, além de informar se é preciso escalar o investimento, bem como quando fazer isso.

2 – CAC

CAC é custo de aquisição por cliente. Toda empresa deve saber quanto custa conquistar um novo cliente para direcionar melhor suas ações. 

Ela deve incluir todos os gatos envolvidos, tais como:

  • Investimento em mídia;
  • Vendas;
  • Salários da equipe;
  • Promoções;
  • Anúncios.

Após incluir tudo, uma montadora de stands, por exemplo, soma essas despesas e compara com os novos clientes que entraram para a carteira.

3 – Taxa de abertura de e-mail

Para qualquer negócio é fundamental gerar leads para a lista de e-mail, mas também é importante que as pessoas leiam suas mensagens. 

A taxa de abertura revela quantas pessoas clicaram para ler um e-mail que foi disparado pela sua empresa.  

Além de escrever um conteúdo relevante, é importante fazer uma limpeza periódica, excluindo pessoas que não interagem há um bom tempo.

4 – Taxa de cliques

A taxa de cliques diz muito sobre a efetividade de um anúncio, pois mais do que muitas veiculações, é importante que pessoas cheguem à página.

Por meio dessa métrica, as empresas de controle de acesso, e todas as outras, avaliam diferentes aspectos de uma campanha ou anúncio, tais como:

  • Segmentação;
  • Palavras-chave;
  • Imagem;
  • Texto.

Com isso, é possível aprimorar a campanha, melhorando o retorno sobre os investimentos.

5 – LTV

Esta é uma métrica muito usada pelos negócios de vendas recorrentes. 

Servindo, principalmente, para saber o lucro potencial de cada consumidor, podendo prever seus rendimentos.

A métrica se baseia na receita média que cada cliente gera para a empresa, enquanto fizerem negócio juntos.

O que fazer após mensurar os resultados?

Depois de mensurar os resultados, é o momento de entrar com outras ações para melhorar as estratégias e ir em busca dos objetivos das campanhas. 

Para isso, algumas práticas recomendadas são:

Realizar testes

Os testes permitem encontrar a melhor estratégia para o público-alvo, uma vez que aquilo que agrada os consumidores de empresas de consultoria ambiental talvez não interesse para os de uma loja de calçados.

Um exemplo são os testes A/B, que têm o objetivo de comparar variáveis nas estratégias de marketing de uma organização.

Com eles é possível definir qual ação gera os melhores resultados, aumentando a conversão e ajudando a estabelecer métricas de sucesso.

Dialogar com gestor e analisar os números

Uma boa equipe de marketing está sempre preparada para trabalhar em cima dos números obtidos com a mensuração. 

No entanto, é necessário dialogar com os gestores para chegar a um consenso das ações a serem tomadas.

Por exemplo, se a equipe de marketing de uma empresa de terceirização de limpeza chegou à conclusão de que precisa investir mais em anúncios pelas redes sociais, pois deram mais resultados, precisa saber se a empresa pode aumentar o investimento neles.

Nem sempre os gestores concordam, então, pensando junto com eles, numa espécie de brainstorming, é possível chegar a soluções ainda melhores.

Verificar métricas mais importantes para a estratégia

Existem muitas outras métricas que podem ser avaliadas, além das que mostramos aqui. As empresas escolhem de acordo com suas necessidades e com suas campanhas.

Portanto, após fazer a primeira mensuração, é comum encontrar outros pontos que precisam ser medidos, mas isso vai acontecer conforme a equipe de marketing avalia os resultados.

Ao escolher outras métricas, consegue afunilar ainda mais os dados e chegar até as estratégias mais adequadas aos objetivos da marca.

Conclusão

Trabalhar com Marketing Digital e ter sucesso com ele não tem segredo, basta conhecer o público, estabelecer os objetivos, investir nas melhores estratégias e acompanhar os seus resultados.

Ao medir campanhas e ações, a empresa, por menor que seja, consegue melhorar suas táticas e chegar no lugar que deseja, sem gastar uma fortuna para isso.

Não precisa ser uma multinacional para fazer uma excelente campanha com marketing digital, basta conhecê-lo e estar atento aos resultados que ele pode trazer para a marca.   Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.