Não é novidade para ninguém que o Tiktok se tornou um dos maiores fenômenos dos últimos tempos quando falamos de redes sociais e do universo digital, se tornando uma das redes sociais que contém o maior número de usuários ativos diariamente. 

Mais à frente iremos entender um pouco mais sobre o fenômeno dessa rede social, mas por enquanto, precisamos pensar sobre como ela, em seu enorme alcance e eficiência, pode ajudar um e-commerce a potencializar os seus negócios. 

Para quem não sabe, um e-commerce nada mais é do que um estilo de negócio 100% digital, ou seja, uma marca que foi criada, desenvolvida e que é mantida apenas na internet, fazendo com que todos os seus processos sejam 100% online. 

A maioria das pessoas costumam comprar produtos ou serviços através de sites na internet, e grande parte deles são os famosos e-commerces, que trazem mais acessibilidade e facilidade para a vida do empreendedor que sempre sonhou em ter o seu próprio negócio. 

Seja uma empresa que oferece cobertura estrutura metálica residencial ou até mesmo uma marca de perfumes, existem diversos segmentos de e-commerces disponíveis e os empreendedores estão cada vez mais atentos a novas formas de atrair clientes. 

Tendo em vista o grande aumento das redes sociais e a forma como as pessoas estão interagindo através dessas plataformas, muitos empreendedores de e-commerces viram nas redes sociais uma nova chance de potencializarem os seus resultados. 

Sabemos bem que a maioria das pessoas gasta horas e horas do seu dia vendo diversos vídeos no Tiktok e, por isso, é uma ótima ferramenta para aquele empreendedor que deseja captar mais clientes de forma orgânica, ou seja, sem precisar gastar para isso. 

Sendo assim, hoje iremos entender como o Tiktok pode ajudar um e-commerce a crescer cada vez mais no mercado, além de também entendermos mais sobre esse grande fenômeno e a influência das redes sociais nas empresas. 

Saiba como as redes sociais ajudam o mercado empresarial 

Para começo de conversa, é importante que entendamos como as redes sociais ajudam no mercado empresarial, seja em uma empresa que venda produtos físicos, como uma tela de proteção de arame, ou que ofereça serviços como uma consultoria financeira. 

Vivemos em uma era que muitos chamam de era digital, conhecida justamente pelo grande número de redes sociais e plataformas tecnológicas que foram desenvolvidas com o passar do tempo e mudaram por completo o nosso cotidiano. 

Se há 50 anos as pessoas achavam que a internet seria algo impossível de ser conquistado pela população de baixa renda, hoje vemos que ela se tornou um dos principais canais de comunicação, sendo acessível e democrático para a maioria das pessoas no mundo. 

Além de trazer conteúdos que divertem as pessoas e que unem semelhantes em prol de algo que gostam de consumir, as redes sociais também podem ser usadas como canais de comunicação para alavancar negócios. 

Com elas, uma pessoa consegue encontrar uma divisória drywall preço acessível em poucos segundos, fazendo com que a marca em questão já obtenha um cliente em potencial e ele consiga consumir o que precisa de forma prática e acessível. 

Por isso, podemos entender que as redes sociais ajudaram as empresas a aumentarem consideravelmente a sua captação de clientes, pois através dos conteúdos e ferramentas de interação dentro delas, é possível alcançar milhares de pessoas ao mesmo tempo. 

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a importância da comunicação e do relacionamento entre marca e consumidor, que cresceu de forma surpreendente com a chegada da internet e as ferramentas acessíveis que permitiram esse contato. 

Isso tudo só nos prova como as redes sociais mudaram não apenas a sociedade e o mundo em que vivemos, mas também o mercado empresarial, trazendo novos canais e formas de se trabalhar para facilitar a vida dos empreendedores. 

Entenda um pouco sobre o sucesso do Tiktok

Partindo para a explicação de uma das maiores redes sociais do mundo, não há como deixar o Tiktok de fora desse papo, assim como não deixamos de falar sobre uma serra copo para alvenaria quando falamos da reforma de uma casa, por exemplo. 

O Tiktok é uma rede social que se caracteriza pela produção de vídeos que começaram com um curto período, apenas de 15 a 30 segundos, mas que hoje já conta com vídeos que ultrapassam 5 e até mesmo 10 minutos. 

Ele se tornou uma febre durante a pandemia do coronavírus, ainda em 2020, e foi usado como um escape para que as pessoas pudessem se divertir e até mesmo fazer algo novo em meio ao isolamento social e ao momento delicado que todo o mundo estava passando. 

Com a flexibilização da pandemia ainda em 2021, muitos pensaram que o Tiktok chegaria ao fim, mas se enganaram, a plataforma fez tanto sucesso que até hoje é uma das que possui o maior número de usuários ativos, deixando seus concorrentes desesperados. 

Hoje, além de ser usado para divulgar serviços e produtos como um aluguel de retroescavadeira, o Tiktok também é uma plataforma pioneira nos famosos vídeos de dublagens de áudios e as famosas trends que fazem sucesso entre os jovens. 

Ao construir estilos de vídeos originais que chamam a atenção, principalmente do público mais jovem, com músicas que estão em alta e formatos de conteúdos que esse público gosta, o Tiktok se consagrou como uma das principais redes sociais.

Seja por pequenos vídeos de dublagens sem muitas produções, ou até mesmo os vídeos com transições surpreendentes e que dão mais trabalho para ficarem prontos, os produtores de conteúdo estão ganhando milhões através do Tiktok.  

Com isso, conseguimos entender que o fenômeno que é essa rede social não nasceu do dia para a noite, mas também não promete ir embora com a mesma velocidade tal qual chegou, é uma plataforma que está construindo fortes raízes no mercado. 

Benefícios de se ter uma empresa presente no Tiktok

Agora que você entende um pouco sobre o fenômeno que é o Tiktok, chegou o momento de conferir os benefícios que o seu uso pode trazer para as empresas, seja uma que oferece um serviço de cravação de estacas metálicas ou vende algum produto físico. 

O primeiro deles é justamente o alto alcance que essa plataforma possui, tendo uma abrangência nacional e mundial surpreendente, ou seja, levando os conteúdos que nela são publicados para milhares de pessoas ao mesmo tempo. 

Isso significa que, se você produzir pequenos ou longos vídeos para o Tiktok com a intenção de vender o seu produto ou serviço, será possível ver a sua marca chegando a lugares que pareciam até mesmo impossíveis para você. 

Além disso, você consegue atrair um público mais segmentado para o seu negócio, ou seja, você consegue trabalhar para que o seu público alvo veja o conteúdo que está sendo publicado, siga os seus conteúdos e compre o que você oferece. 

Existe um determinado público que possui mais chances de comprar um tapa furo da sua marca, por exemplo, sendo assim, o Tiktok te permite produzir conteúdos mais segmentados exatamente para esse público em questão. 

E é claro que não podemos deixar de falar sobre como o Tiktok também potencializa a relação e comunicação entre o produtor e o consumidor de determinado conteúdo, que nesse caso, seria uma melhor relação entre marca e consumidor. 

Por isso, usar o Tiktok como uma ferramenta para atrair novos clientes para o seu e-commerce é muito mais do que apenas estar dentro das tendências, mas se preocupar com resultados de qualidade. 

Mesmo que muitos empreendedores ainda tenham um certo preconceito com o Tiktok, esses benefícios servem para provar como ele é eficiente, poderoso e influente para fazer toda a diferença nos resultados de uma marca. 

Dicas de como usar o Tiktok para vender 

Para finalizar esse conteúdo, é claro que não poderíamos deixar de mencionar algumas dicas para te ajudar a usar o Tiktok com o objetivo de alavancar o seu e-commerce, seja ele de instalação de alarme ou até mesmo de artigos para decoração. Confira: 

 

Cada uma dessas dicas são essenciais para o sucesso de uma marca que usa o poder e a influência do Tiktok ao seu favor para alavancar os seus resultados e conquistar mais vendas e uma melhor imagem no mercado. 

Com tudo isso, conseguimos entender bem que o Tikotk se tornou uma rede social fenomenal nos últimos anos pois entregava para os usuários aquilo que eles queriam, conteúdo rápido, objetivo e encantador. 

Por isso, é importante ter esses pilares em mente na hora de produzir conteúdos para essa plataforma, você precisa ser rápido, objetivo e encantador, pois só assim conseguirá reter a atenção dos usuários sobre o que você oferece. 

Dessa forma, verá como o Tiktok será essencial em sua marca, te ajudando a alavancar o seu e-commerce e alcançar resultados que você achava impossível em algum momento, mas que hoje estão mais espertos do que você imagina. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.