Para quem está começando a anunciar no Google ou quer melhorar a qualidade dos seus anúncios, precisa conhecer o Google Merchant Center. Trouxemos este artigo para falar sobre o que se trata essa ferramenta, como ela pode ser usada e quais seus benefícios.

Afinal, os anúncios no Google são um fator importante da estratégia de marketing digital de uma empresa. Eles podem ajudar a alavancar vendas, aumentar a força de uma marca e facilitar o lançamento de novos produtos.

O Google Merchant Center (GMC) é importante pois todas as funcionalidades do Google Shopping, espaço no qual os anúncios são feitos, podem ser configurados nessa plataforma.

O que é o Google Merchant Center?

O GMC é uma plataforma que permite o upload, bem como o gerenciamento de listas de produtos para o uso no Google Shopping.

É um painel online, onde as marcas podem gerenciar a aparência de seus itens anunciados, fazendo alterações de dados conforme a necessidade.

Essa ferramenta permite que empresas façam o upload de informações sobre os produtos que pretende vender, tais como:

Assim, as informações relevantes são mostradas para o usuário do Google sempre que ele faz uma pesquisa por um produto, como balão volumétrico.

Temos que ressaltar aqui que o GMC conta com integração com outros serviços do Google, como o Google Meu Negócio, Google Ads e o Google Analytics.

7 benefícios do Google Merchant Center

Após entender o que é o Google Merchant Center, vamos falar sobre as principais vantagens de usar essa plataforma em sua empresa.

  1. Mais visibilidade nas pesquisas orgânicas

Ao fazer uma compra pela internet, certamente já percebeu que os primeiros resultados de sua busca são sempre os melhores, e isso não é uma coincidência.

O Google investe na experiência de seus usuários, e para isso ele mostra as páginas mais completas e bem estruturadas.

Para essas empresas, o volume de tráfego, ou seja, a quantidade de visitantes em seu site, é muito maior, bem como o número de vendas. Para figurar entre esses primeiros resultados, um dos requisitos é ter um perfil atualizado no GMC.

  1. Maior alcance de clientes

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, com um perfil atualizado no GMC você alcança mais clientes e aumenta a relevância de sua marca.

O Google é a ferramenta de buscas mais utilizada em todo o mundo, acumulando um total de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias. Com o GMC, você aumenta as chances de sua página e seus produtos serem mostrados a possíveis clientes em uma pesquisa.

  1. Possibilidade de integração com o Google Ads

Principalmente empresas que já estão mais avançadas em suas estratégias de marketing, como uma empresa de fundição de ferro fundido, essa dica é muito importante.

Para quem investe em anúncios no Google Ads, fique sabendo que é possível vincular dados de sua conta do GMC à plataforma para anunciantes. Assim seus anúncios estarão sempre atualizados, pois os dados são sincronizados automaticamente.

Completando esse processo você pode ajustar informações como a área de entrega do produto, alterar e inserir novas palavras-chave, alterar imagens de seu redutor de velocidades e preços, entre outras funções.

  1. Suporte do Google Analytics

Com o Google Analytics você acompanha o desempenho de um site de vendas, mapeando todo o tráfego que passa por ele diariamente. Trata-se de um recurso indispensável para quem deseja aperfeiçoar a presença digital de sua empresa.

Para quem usa o GMC, existe a opção de integrar páginas e acompanhar os relatórios mais importantes em um só lugar.

  1. Menor custo

Os anúncios são ferramentas indispensáveis quando o assunto é vender na internet, pois a competição nas diversas plataformas é gigantesca, com centenas ou até milhares de empresas que vendem o mesmo que você.

Nesse sentido, é preciso investir para ganhar dinheiro, e o GMC figura entre as principais opções.

O custo por clique (CPC) dos anúncios listados no Google Shopping são menores que os anúncios em outros formatos, de forma que essa é uma boa estratégia para sua empresa de manutenção de bombas vender mais pagando menos.

  1. Melhores campanhas de remarketing

O remarketing é uma estratégia de anúncios que ajuda a alcançar pessoas que já visitaram seu site e manifestaram interesse em um determinado produto.

Ele pode ser definido como a exibição de anúncios para pessoas que visitaram seu site, navegaram pelas páginas de produtos, mas não concluíram a compra.

No GMC você pode se inscrever para o beta de remarketing, de forma que os produtos são extraídos do seu feed e inseridos em anúncios nos mais diversos sites.

  1. É de graça

O GMC, assim como as demais ferramentas do Google que mencionamos aqui, são todos gratuitos.

O objetivo é que sua empresa de passivação química tenha acesso a funcionalidades robustas para fazer seu negócio crescer, sem a necessidade de investir em plataformas de terceiros.

O GMC é uma ótima ferramenta para quem deseja aumentar seus canais de vendas e aquisição de sua empresa, aliando a plataforma com outros canais de vendas, como as lojas virtuais ou marketplaces.

Como usar Google Merchant Center?

Após conhecer como o GMC funciona e quais são suas principais vantagens, vamos entender como usar essa ferramenta.

Crie uma conta 

O primeiro passo é decidir qual endereço de e-mail usar, e o recomendado é utilizar o mesmo e-mail de suas outras contas em serviços do Google, ficando mais fácil vincular as contas e observar dados.

Você deve acessar a página do GMC para criar uma conta usando este e-mail. No canto superior direito, clique em “Primeiros passos”, onde você vai responder algumas perguntas com informações da sua empresa.

Por fim, basta clicar em “Criar uma conta no Google Merchant Center” e finalizar o cadastro de sua empresa de lavador de gases na plataforma.

Faça a verificação

Verifique seu site no GMC, mostrando para o Google que você realmente é o proprietário da página que deseja anunciar. Vá até a guia “Informações comerciais” à sua esquerda e selecione “Site”, escolhendo um dos métodos de verificação.

Configure envio, frete e impostos

Para configurar impostos, vá na opção “Impostos” à esquerda. Já as configurações de envio demandam mais atenção, pois algumas regras precisam ser seguidas.

No menu à esquerda, clique em “Envio”, informando dados como local, peso dos pacotes, custos do envio para cada modalidade oferecida, entre outros detalhes.

Para oferecer frete gratuito, basta selecionar a opção de taxa fixa e digital 0 para o preço, assim o cliente verá a etiqueta de frete gratuito antes de clicar no anúncio.

Atente-se a todas as etapas até aqui, pois o Google não permitirá a exibição de nenhuma campanha de sua granalha de aço até que esses dados sejam adicionados.

Conecte o feed de produtos

O próximo passo é conectar seu feed de produtos ao GMC, e isso pode ser feito de diferentes formas clicando em “Produtos” no menu à esquerda.

Ali você poderá fazer o upload de um arquivo .txt ou .csv com todos os atributos dos produtos, conectar seu feed por meio de API ou usar um feed em uma URL para que ele seja atualizado dinamicamente.

O processo de análise de um produto pode levar até 72 horas e você já pode acompanhar se o produto está pendente, aprovado ou reprovado.

Como cadastrar produtos no Google Merchant Center?

Não descuide no momento de fazer o cadastro dos produtos de sua empresa de tanques em polipropileno no GMC, pois esse é um processo essencial para um perfil de maior qualidade que atraia mais vendas.

Para cadastrar produtos individualmente, primeiro faça login no GMC e selecione “Produtos” no menu, clicando em “Todos os produtos”.

Vá até o botão “Adicionar produtos” selecionando “Adicionar um produto de cada vez”, preencha os campos obrigatórios com os dados dos produtos e clique em “Salvar”.

Para produtos que são semelhantes, mas variam em cor, tamanho ou outros atributos, acesse a seção “Descrição detalhada do produto” e clique em “Tenho um produto de vestuário ou variantes”.

Seguindo por esse caminho, você pode adicionar as variantes, como cores, tamanhos, materiais ou estampas.

Também é possível realizar o cadastro de vários produtos de uma única vez. Primeiramente crie um arquivo com as informações dos produtos que você quer adicionar ao GMC.

Clique na opção “Produtos”, em “Todos os produtos” e selecione “Carregar um arquivo de produto” no menu suspenso “Adicionar produtos”, finalizando com “Adicionar produtos do arquivo”.

Considerações finais

Neste artigo você aprendeu mais sobre o Google Merchant Center, essa importante ferramenta para sua empresa, bem como suas vantagens e benefícios, como usar e como cadastrar produtos na plataforma. Agora basta colocar os conhecimentos em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.