O big data é de extrema importância para as diversas empresas do mercado, uma vez que o armazenamento e análise dos dados dos seus potenciais clientes podem fazer toda a diferença para uma maior quantidade de um produto ou serviço.

Isso acontece porque desde uma empresa de plástico bolha a uma loja virtual de roupas precisa das informações de seus leads e potenciais clientes, com o intuito de realizar uma divulgação mais eficiente, direcionada e personalizada para o consumidor.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é big data e qual é a sua importância para o meio do e-commerce.

O que é big dita?

O big data é nada menos do que, nos termos de Tecnologia da Informação, ou TI, grandes conjuntos de dados que possuem a necessidade de serem processados e analisados. Com isso o conceito do big data se iniciou com os 3vs, sendo esses:

Esses são os principais elementos que fizeram com que o big data surgisse e ganhasse forma, uma vez que a quantidade de volume de dados e informações presentes no meio digital é muito grande.

Atualmente existe um grande fluxo de informações, onde desde um clique em uma página sobre vasos de pressão até a compra de um produto ou serviço são dados que podem ser armazenados pelo big data para serem posteriormente analisados.

Isso acontece porque todos os apps, sistemas, TVs, celulares, aparelhos com IoT, ou seja, Internet of Things ou Internet das Coisas, estão constantemente capturando, processando e armazenando novos dados.

O big data são todos os meios, técnicas e ferramentas que são utilizadas para analisar, conseguir novos insights, ou seja, ideias, e diferentes métricas para toda essa nova realidade de dados existente no mundo virtual.

Por exemplo, as redes sociais conseguem adquirir milhões de novas informações, que são geradas a todo momento com o intuito de gerar valor ao negócio, ou seja, business insights.

Dessa forma, esses dados precisam ser agrupados, consolidados e, principalmente, analisados, com a finalidade de conseguir usufruir de todas as informações que são adquiridas por ele.

Por exemplo, uma postagem sobre peneira vibratória pode fornecer uma informação valiosa sobre o usuário que curtiu o seu conteúdo, uma vez que isso demonstra as suas características e interesses.

Para que isso aconteça, existem algumas técnicas e ferramentas de Big Data Analytics que podem ser utilizadas com o intuito de atuar avaliando as necessidades das áreas de negócios, os famosos Business Units ou aplicando os algoritmos de Ciência de Dados.

Quais são os benefícios da big data?

Devido à sua enorme capacidade de capturar, armazenar e analisar diferentes dados no meio online, o big data também pode possuir um importante papel na área do e-commerce, uma vez que as informações de potenciais consumidores são de extrema relevância.

Ao ser aplicado no e-commerce, o big data pode proporcionar muitos benefícios, ajudando o gestor a trazer melhorias aos resultados obtidos em todos os tipos de atividades. Dessa forma, dentre os principais benefícios que o big data pode proporcionar, podem-se citar:

Essas são as principais vantagens que o big data pode proporcionar ao e-commerce da sua empresa, trazendo ainda muitas outras vantagens.

Amplia o conhecimento sobre o perfil do consumidor

Esse recurso possui a capacidade de ampliar o conhecimento que você possui sobre o perfil do seu consumidor.

Por exemplo, se você possui uma loja de rodinhas para móveis, você então consegue identificar se o seu cliente é homem ou mulher, a sua idade, ciclo de vida e entre muitos outros fatores que auxiliam a entender melhor o seu consumidor.

Com isso você consegue atender melhor o cliente ao compreender os seus medos, desejos e problemas e como o seu produto ou serviço pode o ajudar.

Ajuda a aumentar as taxas de conversão

A divulgação e interação com o cliente pode ser bem personalizada, onde através dos dados adquiridos é possível disponibilizar ofertas e promoções nos momentos certos e para as pessoas certas, aumentando assim a taxa de conversão.

Por exemplo, se uma pessoa já entrou várias vezes no site e clicou no medidor de umidade, além do tempo que ela passou na página, é possível perceber o seu interesse no produto e quando houver uma promoção, avisar o consumidor, aumentando as vendas.

Permite melhorar a experiência com a marca

Todos esses dados também possuem a capacidade de analisar se existem erros entre um processo e outro, melhorando a experiência do consumidor.

Além disso, o gestor também pode perceber quais produtos precisam ter uma maior quantidade no estoque, evitando rupturas.

Por exemplo, se existe um maior interesse de compra por um determinado modelo de correia transportadora, então esse modelo deve estar em maior quantidade no estoque, a fim de suprir as necessidades do público.

Quais são os sinais de que preciso de big data?

Como você pode perceber, a utilização do big data possui uma grande relevância para o comércio, ajudando a entender melhor o consumidor e melhorando a sua experiência de compra.

Com isso, se consegue aumentar os números de conversões e atrair uma maior quantidade de potenciais clientes, disponibilizando um atendimento assertivo e personalizado.

Dessa forma, você acaba diminuindo os gastos com divulgação desnecessárias e as filtrando para quem realmente demonstra certo interesse nos seus produtos.

Entretanto, nem todas as empresas utilizam essa ferramenta para melhorarem a sua interação com o cliente e o modo como a sua empresa se apresenta.

Com o intuito de compreender um pouco melhor se a sua empresa precisa dessa ferramenta de armazenamento e análise de dados, aqui estão alguns sinais:

Esses são os principais sinais de que a sua empresa pode precisar do big data e de sua utilidade para desempenhar um melhor papel no mercado, e assim sobressair da concorrência.

Alterações de preços feitas sem fundamento

Um dos principais fatores em qualquer estratégia de e-commerce é o preço, uma vez que estipular o preço de um produto ou serviço não é uma tarefa fácil.

Por exemplo, se você precisa estipular o preço de uma prensa horizontal, antes de tudo você precisa fazer uma pesquisa de mercado, observando o preço estipulado pela concorrência e quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo produto.

Entretanto, essa não é a única tarefa, onde é um erro muito grave fazer poucas alterações nos seus preços.

Para que isso aconteça da maneira correta, é necessário acompanhar o mercado e analisar uma série de fatores com o auxílio de uma ferramenta que possua a capacidade de armazenar uma grande quantidade de dados.

Mal posicionamento de marketing

Quando o seu posicionamento do marketplace está abaixo do ideal, é necessário também uma ferramenta que posicione os seus anúncios da melhor forma possível, analisando as informações pertinentes às características dos consumidores e quando melhor abordá-los.

Por exemplo, anunciar um dissipador de calor para uma pessoa que já realizou pesquisas anteriores e demonstrou interesse prévio no produto possui uma maior chance de venda.

Gestor possui dificuldade para achar insights

Quando o gestor possui certa dificuldade para ter novas ideias nos relatórios, a análise de dados dos clientes, vendo os seus problemas, medos e sonhos e como a sua empresa pode saná-los pode ser muito importante.

Banco de dados da empresa desatualizado

Os dados são um fator extremamente importante para qualquer negócio, uma vez que possuem a capacidade de orientar na tomada de decisões e analisar os perfis de compra de diversos consumidores.

Por esse motivo, é muito importante sempre os manter atualizados, garantindo o maior aproveitamento deles.

Incapacidade de comparar todas as subcategorias

Os dados apenas armazenados não produzem tanto impacto, uma vez que para que eles funcionem é necessário analisar e comparar aqueles que possuem uma maior relevância para você e para a situação.

Uma ferramenta adequada possui a capacidade de comparar as informações e assim disponibilizar melhores resultados.

Sem visão da possibilidade de mix de produtos

Por fim, muitas vezes as empresas ficam competindo entre si, disputando espaço no mercado e com o intuito de vender o mesmo produto.

Entretanto, com apenas essa mentalidade elas podem muitas vezes perder uma grande oportunidade, deixando passar novas chances de compra.

Com uma ferramenta que armazena diferentes dados, é possível conhecer muitos produtos no mercado e, com isso, aprender novos produtos e inovações que ainda não possuem tanta exploração no mercado, e assim se sobressair da concorrência.

O big data possui muitas vantagens, uma vez que os dados possuem um grande poder no mercado, permitindo analisar oportunidades e tomar melhores decisões para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.