O mercado está em constante movimento, o que faz com que as tendências do e-commerce se atualizem mais a cada ano. 

Estar por dentro destas tendências é a melhor maneira de conseguir destaque para seu estabelecimento de serviços de assessoria contábil, por exemplo.

O mundo está passando por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de recursos tecnológicos tem se tornado mais popular e feito parte do dia a dia das pessoas.

Por conta disso, a tecnologia começou a tomar um espaço maior nas situações do dia a dia, principalmente no comércio, que viu um levante no mundo digital e começou a ganhar mais força ainda.

Novas empresas começaram a surgir pela facilidade no processo de abertura de empresas, além do baixo custo para iniciar um comércio virtual.

Por outro lado, os avanços em segurança permitiram novas formas de pagamento e de manter negociações pela internet com um sistema de nota fiscal eletronica.

O e-commerce se tornou até mesmo uma forma de ampliação de negócios, uma vez que muitas lojas físicas começaram a ter uma contraparte digital. Ampliar seus negócios é muito importante para garantir uma boa lucratividade em sua empresa.

O baixo investimento aliado com o potencial de explorar novos mercados, em alguns casos até mesmo internacionais, fizeram com que as empresas se fixassem na internet e que o e-commerce despontasse.

A pandemia do Covid-19 e os processos de isolamento social e o lockdown foram impulsionadores para o mercado digital, uma vez que comprar em e-commerces se tornou a maneira mais segura de comprar desde itens do dia a dia a outros artigos.

Muitos compradores até mesmo deixaram de lado métodos mais tradicionais e começaram a trabalhar diretamente com a internet.

Esse crescimento na utilização de e-commerces com um emissor de ct e foi um dos principais motivos para o avanço da categoria, que está cada vez mais amplo.

Por conta destes benefícios, o mercado teve um grande aquecimento, o que significa para os lojistas mais concorrência. Por isso, é preciso entender o que pode ser feito para manter em alta sua empresa.

Principais setores do e-commerce

A tendência nesse tipo de comércio é medida pelo interesse e interações novas que o público busca quando está fazendo algum tipo de interação com suas lojas. Dentre os muitos setores que atuam no campo digital, alguns tiveram um destaque acima da média.

Transporte

O crescimento nesse setor foi muito grande por conta do distanciamento social. A necessidade de serviços de logística e distribuição aumentou muito conforme as pessoas começaram a comprar mais pela internet.

A tendência nesse setor é aumentar ainda mais, uma vez que o público em geral ainda não se sente confortável em sair para alimentação ou em pegar transporte público,  o que aumenta a necessidade de trabalhar com transporte através de telefonia IP.

Cuidados com pets

O mercado online de produtos para animais de estimação cresceu muito recentemente. Isso porque os suprimentos para pets são uma necessidade constante, e para lidar com a solidão de estar isolado, muitas pessoas acabam adotando pets.

Por conta disso, esse é um setor em constante crescimento, que teve uma melhora muito significativa no último ano e tem o potencial de tornar-se ainda maior.

Alimentação

Este é um setor que segue em uma escalada astronômica. A quantidade de pedidos relacionados ao setor de alimentação é imensa, principalmente através de aplicativos. Dentre os principais tipos de pedido, pode-se citar:

  • Refeições;
  • Lanches;
  • Bebidas;
  • Mercado.

Além disso, é uma tendência que se fixou no mercado nacional, e provavelmente não será reduzida mesmo depois dos efeitos do isolamento social deixarem de ser aplicados.

Muitas pessoas abandonaram o costume de fazer compras de mês ou semanalmente, em prol de solicitar o que precisam através de aplicações com sistema de monitoramento em nuvem, que oferecem até mesmo a possibilidade de substituições em caso de falta de algum item.

Saúde e bem estar

Outra área fundamental para as pessoas, as farmácias tiveram que se reinventar e oferecer serviços online para conseguirem os recursos necessários para trabalhar. O e-commerce se tornou rapidamente um dos principais caminhos para itens de saúde e bem-estar.

Muitas farmácias já ofereciam um serviço de delivery, mas ele normalmente demorava muitas horas e era pouco eficiente. Com o avanço do e-commerce, benefícios como frete grátis, velocidade de entrega e promoções começaram a ser aplicados.

Dessa maneira, as pessoas começaram a adotar os pedidos online para este setor igualmente.

Principais tendências para 2022

Com todas as mudanças e avanços que estão acontecendo no mundo, é normal que o comércio digital passe por transformações. Nestes casos, é preciso estar atento para que sua empresa siga competitiva.

Destacar-se em um ambiente digital como um software de gestão financeira não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é preciso ter qualidade e inovação para que os clientes sintam-se interessados em fechar negócio com sua empresa.

Por isso, destacar-se é uma ferramenta essencial para esse tipo de trabalho, garantindo resultados cada vez mais expressivos dentro de suas possibilidades de negociação como um todo, aproveitando estes novos recursos.

Compra por voz

Esse novo formato de interação digital tem ganhado muito destaque entre os consumidores, uma vez que torna mais simples todo o processo de escolha de produtos e até mesmo de finalizar o processo de vendas.

Uma das principais vantagens dessa nova tendência é a acessibilidade. A compra por voz permite que pessoas com dificuldade para digitar ou para selecionar os itens em um aplicativo possam ter mais facilidade para fazer uma transação online.

Para utilizar esse serviço, você pode trabalhar tanto com os recursos de voz de um smartphone quanto com fones e microfones em um computador, permitindo que você possa satisfazer uma base de clientes de sua empresa de automação comercial muito maior.

Redes sociais

As redes sociais são um fenômeno na parte da internet. Estas plataformas de interação são responsáveis pela maior parte do tempo em que um usuário comum fica conectado, e é preciso entender esse tipo de ação para conseguir trabalhar com mais efetividade.

Para se adequar a um novo modelo de interação, a maioria das redes sociais criou plataformas de vendas para facilitar o trabalho de lojas e empresas de e-commerce. Esse tipo de interação facilitou muito a forma de negociar.

A tendência de vender dentro das redes sociais tem aumentado consideravelmente, uma vez que as pessoas acabam não perdendo tempo saindo da plataforma em que estão inseridas e evitando o abandono de carrinho, um elemento comum do dia a dia.

Inteligências artificiais

A tecnologia tem avançado a passos largos em questão de inteligência artificial, oferecendo uma série de recursos modernos que podem ter avanços importantes para o e-commerce como um todo.

O atendimento, por exemplo, pode ser otimizado com a utilização de chatbots, ferramentas de comunicação que ajudam a otimizar estas propostas. O chatbot é uma plataforma de comunicação direta usando a IA como base para responder às perguntas dos clientes.

Isso acaba auxiliando um primeiro atendimento, tirando algumas dúvidas básicas do público e permitindo que seus atendentes tenham menos fluxo de ligações para atender, possibilitando uma ação mais efetiva.

Além disso, a inteligência artificial tem um forte impacto no marketing digital, uma vez que consegue identificar os padrões de consumo de seus clientes para criar propagandas personalizadas, aumentando consideravelmente suas chances de venda.

Estas ferramentas são amigáveis aos usuários e trabalham de maneira muito mais efetiva, gerando um impacto positivo nas empresas digitais e aumentando as chances de engajamento com um público muito maior.

Novas formas de pagamento

Recentemente, novos modelos de pagamento têm sido apresentados à sociedade, e é uma tendência muito grande adotá-los em sua empresa para oferecer uma variedade maior para seus consumidores de terceirização de TI (Tecnologia da Informação).

Uma das principais modernidades que tem sido aplicada é o Pix. Esse método de pagamento do banco central é uma transferência entre contas bancárias, que não possui custo nenhum e é imediata, não sendo limitada a horários bancários.

Por conta dessa facilidade, o modelo tem sido cada vez mais popularizado no mercado brasileiro, e a maioria das empresas está se adaptando para conseguir oferecer essa forma de pagamento e manter-se em atividade.

Considerações finais

A previsão para 2022 é que o e-commerce se torne ainda mais relevante, e por isso é muito importante entender como investir em tendências adequadas para que sua companhia seja mais próspera.

A modalidade online demanda tempo, atenção e dedicação, mas é o futuro do comércio e pode gerar oportunidades muito maiores para suas empresas, tudo isso com um investimento relativamente menor que o de uma loja física.

Portanto, trabalhar na internet é uma das principais maneiras de tornar-se uma referência no setor em que sua empresa atua, trabalhando com recursos de qualidade para esse tipo de ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.