Você sabe o que é UX design? E sabe a importância desse conceito aplicado em um e-commerce?

Basicamente, UX design é um termo que se refere à experiência do usuário, e por isso é essencial e traz muitos benefícios ao e-commerce, principalmente se você tem o objetivo de destacar sua loja online.

Isso porque, com o avanço da tecnologia e sua crescente popularidade no cotidiano das pessoas, as compras online não param de crescer, e vários tipos de empresas, como empresa de camisas de silicone, por exemplo, vendem constantemente de forma virtual.

Isso significa que os sites de comércio eletrônico precisam entender as necessidades do usuário e as mudanças de comportamento.

Todo mundo que faz uma compra online pode ver uma promoção em um site acabar vendo vários outros produtos. Não é suficiente oferecer ofertas incríveis nos dias de hoje, mais importante ainda é fornecer uma experiência positiva e satisfatória para os usuários.

É aí que entra o design UX no e-commerce. Ou seja, um site com configuração de servidor baseado em uma estratégia focada na experiência do usuário criará um ambiente onde ele poderá navegar espontaneamente em sua loja virtual e realizar compras com facilidade.

Este é o primeiro passo para não apenas aumentar as vendas, mas também fidelizar o consumidor à sua marca.

Você está pronto para aproveitar o UX design na sua loja online? Pode ter certeza que esse conceito bem aplicado pode trazer mais resultados para a sua empresa que fabrica brindes personalizados bloco de anotações, por exemplo.

Então não perca mais tempo e continue lendo para ficar por dentro do assunto!

O que é UX Design?

Vamos começar entendendo um pouco do conceito de UX design. De forma bem simples, UX significa “User Experience”, que em tradução direta do inglês para nossa língua significa experiência do usuário.

Logo, UX design é uma estratégia que consiste em pensar e projetar todos os aspectos da interação do usuário, desde outsourcing de ti empresas até o pós-venda dos clientes.

Ou seja, diz respeito à experiência completa que os usuários têm ao entrar em contato com a loja e o produto ou serviço do início ao fim. Em outras palavras, é a forma como se percebe o produto com qualidade, responsabilidade e usabilidade.

Para ficar mais claro, vamos exemplificar: um novo sistema delivery online passa por um processo para integração em um aplicativo, e o quão fácil e intuitivo for o processo para baixar, utilizar, se inscrever e ser integrante nesse aplicativo, melhor vai ser a experiência do usuário.

Por que UX design é crucial no e-commerce?

Com o rápido crescimento do mercado de e-commerce no Brasil e no mundo, os usuários têm exigências cada vez maiores para plataformas de vendas online, portanto é muito importante ter uma boa estratégia de UX design para e-commerce.

Considerar o visual e a identidade da loja é fundamental, porém os empreendedores que buscam o verdadeiro sucesso devem ir além.

O que é design de experiência do usuário para e-commerce? Como seus clientes se sentem quando fecham a guia do navegador da sua loja? Será bom, rápido e tranquilo para fazer a compra?

O UX design, ou design de experiência do usuário em tradução livre, existe exatamente para isso.

No e-commerce, os usuários são os clientes e qualquer que seja o tipo de loja, seja de roupas ou uma empresa fabricante de etiquetas que vende virtualmente, todas querem que os clientes concluam a compra.

Nesse sentido, a aplicação do design UX no e-commerce abrange vários pontos importantes, como:

Além de aumentar as vendas, um e-commerce com um bom design de UX pode garantir uma boa experiência do usuário, o que aumenta suas chances de retorno.

Esta é a base para fidelizar e construir uma base sólida de clientes. É com base nisso que você pode construir sua reputação comercial. É claro que, com uma boa abordagem de UX design, seu e-commerce alcançará voos mais altos.

No entanto, estratégias e um bom planejamento são necessários antes de começar, pois uma loja mal projetada pode causar problemas para o seu negócio.

Por exemplo, um processo de armazenagem e distribuição logística mal estruturado pode acabar com a reputação de um e-commerce, como todos os processos e questões que envolvem uma loja online.

Aplicando o UX Design para e-commerce

Quer saber como começar a pensar em UX design para uma loja virtual? Siga os passos abaixo! São conceitos importantes e dicas práticas que você deve implementar para saber como aplicar o UX design em seu comércio eletrônico. Confira:

1. Pesquise o que seus clientes querem

Antes de pensar em como vender, você deve se perguntar para quem você quer vender. Ou seja, é fundamental conhecer seu público-alvo.

Logo, saber quem são seus clientes, do que eles gostam, o que esperam de um produto como o seu e suas necessidades é a base de um negócio de comércio eletrônico bem-sucedido. Para isso, a melhor prática neste momento é:

Ou seja, com essas diretrizes, as marcas que tomam decisões sabem de onde vem e mostram isso aos clientes imediatamente.

2. Preste atenção na arquitetura da informação

Experiências positivas também são resultado de informações organizadas e bem acompanhadas no site da sua empresa de assistencia tecnica pabx intelbras.

Nesse sentido, um bom site tem “tudo em seu lugar”, com informações claras, fotos organizadas e conteúdos relacionados de forma de fácil acesso e navegação.

Um site confuso pode assustar os clientes, portanto tenha cuidado com a arquitetura da informação.

Além de ser responsável por organizar o conteúdo para os usuários, também desempenha um papel fundamental no SEO do seu e-commerce. Uma boa estrutura de SEO é importante para os mecanismos de busca usados ​​na internet.

Eles, por sua vez, são fundamentais para o que chamamos de “resultados orgânicos”, o que é quando uma pessoa chega ao seu site por meio de pesquisa, quando nenhum anúncio é necessário.

3. Garanta a disponibilidade do seu site

Não adianta ter um e-commerce bonito, mas pouco funcional, afinal isso faz com que os usuários precisem de tempo gasto para:

Ou seja, tudo isso leva tempo e até lá os usuários podem ir a outros sites e comprar de concorrentes. Portanto invista em um site intuitivo a fim de que os usuários tenham uma visão clara do nível de confiabilidade do site da sua loja.

Além disso, trabalhar para melhorar a velocidade do site e incluir uma ferramenta de pesquisa ajuda a fazer a diferença.

4. Tenha sempre informações completas e atualizadas

Para ter segurança na hora de comprar, as pessoas precisam saber o que estão comprando e de quem, por isso é importante sempre fornecer e atualizar todas as informações sobre o produto e sua empresa:

Não importa o que você vende, mantenha tudo relevante onde os clientes possam alcançá-lo. Por exemplo, fotos em ambientes personalizados também podem ajudar os usuários a ver melhor antes de fazer uma compra.

Também vale a pena adicionar outros gatilhos úteis aqui, pois os clientes nem sempre chegam à sua loja pela porta da frente.

Eles geralmente encontram seu e-commerce por meio de uma pesquisa na web, o que faz o SEO e o UX formarem uma combinação inigualável.

A aplicação de estratégias de SEO e UX juntas é crucial porque dessa forma seu ecommerce acabará por proporcionar uma experiência mais completa.

Além de permitir que os clientes saibam tudo, sua loja tem uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.

5. Acessibilidade

Você sabia que no Brasil já 6,7% da população tem algum tipo de deficiência? Essa é uma grande parte do mercado, e tornar seu e-commerce acessível é um diferencial que pode te dar uma vantagem sobre a concorrência.

Dessa forma, por exemplo, incluir a navegação para deficientes visuais em seu design de UX é uma ótima maneira de atrair mais clientes em potencial, além de tornar sua marca mais inclusiva, isso ajuda a construir sua reputação.

6. Fornecer um serviço de qualidade

Abrir seus canais para os consumidores de forma simples e objetiva é uma ótima forma de mostrar que você se importa. Os compradores podem ter dúvidas sobre um produto ou fazer uma reclamação após a compra.

Usabilidade e agilidade para atender a essa necessidade ajudam a construir uma ótima experiência do usuário, por isso investir em diversos canais de comunicação com seu público se torna crucial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.