Uma estratégia de Marketing que é implementada em diversas empresas e marcas é o tráfego pago. Ele é muito utilizado em organizações novas e iniciantes, pois é uma opção vantajosa devido aos seus resultados, que serão analisados. 

Antes de tudo, é imprescindível compreender o significado desse conceito. Ele se refere à realização de investimentos em certos canais de mídias online, que visam atrair usuários potenciais e qualificados para determinada publicação. 

Com isso, a empresa consegue alcançar mais pessoas e aumentar as suas vendas, uma vez que os atraídos têm interesse no que lhes é ofertado, o que, consequentemente, aumenta as chances deles a conhecerem e comprarem. 

Por exemplo, quando uma pessoa pesquisar por empresa de estrutura metálica em um buscador, o site que tiver sua posição entre as primeiras, graças à realização de um anúncio, consegue alcançar mais pessoas 

Basicamente, a instituição define uma plataforma de divulgação, investe uma parcela de recursos, cria seus anúncios e paga de acordo com os cliques ou visualizações. 

Modelos de cobrança: conheça os principais

Para a utilização dessa estratégia, existe mais de uma forma de cobrança pelo seu uso, sendo as principais o PPC e CPM.

Isso é, o primeiro significa Pay Per Click, traduzido para Pague Por Clique. Assim como está dito no nome, o anunciante será cobrado de acordo com o número de vezes que o post promovido é clicado ou visualizado, se for em vídeo. 

Por exemplo, uma empresa que vende cestas natalinas pode fazer um vídeo sobre seus produtos e anunciá-lo no Youtube, sendo cobrado segundo a quantidade de visualizações que ele adquirir. 

Já no segundo, Cost Per Thousand, em português sendo Custo Por Mil Impressões, no qual é cobrado ao anunciante de acordo com a quantidade de impressões. Em outras palavras, será cobrado sempre que a publicação atingir mil impressões. 

As plataformas costumam usar os dois tipos de cobrança, pois não existe um que seja melhor ou pior, suas diferenças seguem de acordo com os objetivos de cada anúncio. 

Principais ferramentas usadas

Existem diversas plataformas que realizam a estratégia de tráfego pago, mas algumas delas recebem maior destaque devido aos seus resultados. Por isso, elas serão analisadas a seguir. 

Google Ads

O Google Ads engloba mais do que apenas a plataforma de busca, mas sim a rede de pesquisa, de display, o youtube, o gmail e o shopping, podendo auxiliar em diversas maneiras de atingir o público. 

Ele pode promover um anúncio no mecanismo de busca, exibir um anúncio em sites parceiros, criar campanhas para chegar diretamente ao e-mail dos consumidores ou usar a ferramenta de comércio eletrônico para anunciar seu catálogo de venda com os dados.

O shopping funciona assim: uma empresa que vende camisa polo uniforme, coloca todos os seus produtos na plataforma, permitindo que ao pesquisar determinadas palavras, o usuário encontre seus produtos, aumentando o número de visitantes e compradores. 

Para o Youtube, as empresas conseguem anunciar e usar diversas características determinantes da sua divulgação, como tópicos, consumidores, palavras-chave, entre outros. 

Facebook Ads e Instagram Ads

O Facebook e o Instagram passaram a compor uma mesma rede de produtos, então ao utilizá-los, é possível anunciar e promover campanhas para essas duas redes, para o WhatsApp e o Messenger. 

A maior vantagem é que existe uma expressiva capacidade de segmentar a campanha. Isso porque essa plataforma possui uma grande quantidade de dados sobre os interesses dos usuários, seus comportamentos, hábitos de consumo, entre outras informações. 

Por exemplo, se uma fabricante de filme stretch deseja investir nessa estratégia, ela consegue controlar quem ela quer atingir com a campanha, tendo melhores resultados, pois o investimento será direcionado a potenciais clientes. 

Com uma alta quantidade de informações sobre os consumidores, uma empresa investindo no marketing digital consegue garantir bons resultados e relevância das campanhas, garantindo que elas atingirão o público interessado em aumentar o lucro. 

LinkedIn Ads

Uma plataforma muito conhecida e importante no mundo dos negócios é o LinkedIn. Ela é voltada para os profissionais e já tem milhões de pessoas cadastradas, apenas dentro do Brasil. 

Para logar pela primeira vez na rede social, é exigido o cadastro de diversas informações pessoais, como setor e região de atuação, permitindo, novamente, uma grande segmentação de campanhas de acordo com os perfis mais qualificados para seus objetivos. 

Prós e contras do tráfego pago

Utilizar o tráfego pago em uma empresa pode ser uma estratégia muito eficaz de levar diversos resultados favoráveis para uma empresa, então, separamos alguns prós do porquê investir na estratégia. Sendo eles: 

  1. Retorno imediato;
  2. Pouco gasto inicial;
  3. Segmentação melhorada;
  4. Contato direto com a postagem.

Contudo, utilizar essa ferramenta também pode trazer algumas desvantagens para sua utilização, como as listadas abaixo:

  1. Custo é inflacionado com o tempo;
  2. Necessidade de investimento contínuo;
  3. Dependência dos canais;
  4. Pode dificultar as estratégias de longo e médio prazo. 

Então, depende de cada empresa analisar os próprios objetivos e entender quais pontos valem a pena e qual seu desejo como instituição.

Dicas para aumentar o tráfego

Além do tráfego pago, existem estratégias grátis que podem aumentar o tráfego de uma empresa. Logo, esse conceito está relacionado com estratégias que garantem que mais clientes qualificados chegarão ao site ou a uma empresa, para melhorar os resultados. 

Utilizar formas para aumentar o tráfego, sem ter que pagar por isso, é conhecido como tráfego orgânico, que demora um tempo maior para fazer efeito, mas permite que a empresa se desenvolva e continue crescendo, investindo poucos recursos. 

De qualquer forma, é necessário encontrar um público qualificado, pessoas que estejam, de fato, interessadas em adquirir o que a empresa oferta, para garantir um aumento no retorno. 

É essencial atrair uma grande quantidade de pessoas, mas isso não significa nada se elas não tiverem interesse em comprar, pois a campanha não será convertida em lucro, ou seja, não haverá aumento das vendas.  

Para que essa estratégia seja implementada com qualidade, serão analisadas algumas dicas de como aumentar o tráfego orgânico de uma empresa, garantindo bons resultados em suas campanhas sem gastar muitos investimentos. 

Planeje suas estratégias

Uma das principais ações a serem tomadas é fazer um planejamento, ou seja, entender a empresa, analisar quais conteúdos ela deve melhorar, o que seu público gosta, onde atingi-lo e entender quais pontos e estratégias ela deve implementar para alcançar seus objetivos. 

Dessa forma, antes de passar a colocar um plano em prática, a empresa consegue saber o que precisa fazer e como alinhar seus objetivos. Ter uma equipe integrada e com conhecimento do que deve fazer é muito importante.

Isso porque uma empresa que tem seus funcionários alinhados, diminui a quantidade de erros e aumenta a produtividade, pois eles têm as suas funções definidas dentro de um projeto.

Crie um blog 

Ter um blog para divulgar conteúdo pode ser muito benéfico para uma empresa, pois garante uma melhoria na autoridade do site, o que proporciona um destaque nas plataformas de busca. Caso sejam postadas informações relevantes e de qualidade. 

Dessa forma, assim que um usuário buscar por certas palavras-chave, o site aparece em uma posição melhor, aumentando as chances de ele acessar a página.

Outro benefício é que ele passa credibilidade aos clientes, pois demonstra domínio sobre o assunto publicado, aumentando as chances de o cliente se sentir seguro e fechar a compra.

Funciona assim: se uma fábrica de acrílico posta conteúdos sobre a produção e sustentabilidade do seu processo, ele garante autoridade sobre o assunto, pois mostra que conhece o que faz e como fazer, passando confiança. 

Invista em estratégias de SEO

O Search Engine Optimization, ou SEO, refere-se a um grupo de estratégias que visam melhorar a posição do site nas plataformas de busca. Com isso, a empresa consegue aumentar o número de acessos ao site organicamente com constância. 

Ele funciona assim: se uma pessoa pesquisar por “comprar piso laminado”, surgirão diversos resultados, a empresa que tiver estratégias de SEO conseguirá se localizar mais ao topo, aumentando suas visitas. 

Dessa maneira, ao produzir conteúdo de qualidade e técnicas, a marca consegue adquirir um local de maior destaque sem ter que pagar por isso. 

Crie descrições detalhadas

Para descrever um produto, é essencial colocar diversas informações, fazer um texto bem detalhado, adicionando valor ao seu produto e permitindo que eles o vejam como uma solução aos seus problemas. Eles devem ser originais, completos e novos. 

Por exemplo, se uma empresa vende chapas de acrílico, é importante que ela descreva a função de cada um, explicando como ajudam o cliente no seu dia a dia. 

Utilize o e-mail marketing

Mesmo com o uso das redes sociais, utilizar o e-mail é uma oportunidade muito eficiente. Isso porque o canal possui mais de 1 bilhão de contas ativas por mês. Dessa forma, ele se torna uma forma de gerar vendas. 

Isso pode ser feito por meio da divulgação de promoções, novos produtos, aproximando o relacionamento com o cliente e, ao adicionar o link para a página, direcionando-o. 

Um exemplo: é importante para uma loja de produtos de limpeza enviar o link de seus novos produtos, garantindo que o cliente fique sabendo sobre e deseje adquiri-los. 

Conclusão

Usar o tráfego pago pode ser algo muito vantajoso para uma empresa, assim como usufruir do tráfego orgânico. Para isso, é importante entender esses conceitos e saber como utilizá-los, permitindo o desenvolvimento da empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.