Certamente você em algum momento já ouviu falar sobre o PIX. Essa nova forma de realizar pagamentos vem dando o que falar e tem sido cada vez mais divulgada e utilizada nos dias atuais, se tornando uma das mais buscadas por empreendedores e clientes.

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar algumas vantagens que podem ser usufruídas ao trabalhar com o PIX no seu e-commerce, mostrando o seu impacto no dia a dia do negócio e a importância que o mesmo representa atualmente.

A internet e a tecnologia tem andado lado a lado buscando oferecer cada vez mais facilidades para a sociedade nos mais diferentes aspectos, desde a venda de climatizadores até mesmo no momento de pagar um boleto.

Enquanto antigamente era necessário enfrentar a fila de uma casa lotérica ou se dirigir até um caixa eletrônico do seu banco para pagar uma conta, hoje, em alguns segundos essa operação é realizada através de um aplicativo de celular.

Em outras palavras, as facilidades foram muito bem vindas e implantadas nos dias de hoje e, com a chegada do e-commerce, tudo ficou ainda mais automatizado e é possível comprar muita coisa sem ao menos sair de casa.

Precisando de menos investimentos em um local fixo e podendo ou não utilizar de um sistema de gestão ERP, o e-commerce mudou a maneira como todos enxergavam um negócio e uma simples sala de 4×4 pode ser uma empresa, dependendo do ramo e das atividades exercidas.

Com tantas melhorias e diferentes modos de se fazer negócio, não demoraria muito para que novos métodos de realizar pagamentos surgissem para mudar a forma como o mercado trabalha e trazer diversidade a todos.

Com isso, pode-se dizer que o PIX tem sido centro das atenções e, atualmente, cerca de 45% da população brasileira já utilizou o serviço ao menos uma vez, independentemente se é para pagar um boleto de vendas de tintas, por exemplo, ou realizar uma transação para outra pessoa.

Mas qual a diferença do PIX para as outras formas de pagamento? Como ele impacta o seu e-commerce? Quais as vantagens de se utilizar esse tipo de opção na hora do cliente consumir um produto? É uma forma segura de se trabalhar?

A resposta dessas e de muitas outras perguntas pode ser conferida nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido. Sem mais delongas, vamos a eles.

O conceito do PIX

O PIX é uma nova forma de pagamento que pode ser usado para as mais diversas formas, desde o pagamento pelos serviços de uma terceirização gestão financeira até a compra de alguns salgados em um restaurante.

O maior benefício do PIX é que não é necessário a utilização de uma conta bancária e isso corresponde a aproximadamente 45 milhões de brasileiros adultos. Com apenas uma carteira digital, a pessoa pode realizar transferências que substituem o TED e DOC.

Porém, caso possua uma conta bancária, o que é totalmente normal, o PIX pode ser feito também, com a incrível vantagem de baixa do saldo atual da conta no exato momento da transação, além de não ser cobrado juros bancários pela movimentação do dinheiro.

Portanto, independentemente se será utilizado para a compra de um software de gestão empresarial ou de algum item de colecionador, podemos destacar como principais benefícios do PIX:

  • Baixa automática no saldo bancário ou carteira digital;
  • Maior facilidade de transferência;
  • Diversas opções de validação de pagamento;
  • Transferência segura e eficaz;
  • Pode ser feito a qualquer momento do dia;

Em outras palavras, o PIX muito provavelmente irá substituir o boleto bancário no decorrer dos próximos anos, o que é um tremendo avanço tanto para a indústria em si quanto para o e-commerce, afinal, ele pode ser extremamente beneficiado com isso.

Um bom exemplo de como a compra de material promocional de empresas ou de algum item comum, como canetas para escrever, é a velocidade de entrega por parte da empresa, e uma maior satisfação por parte do cliente.

O que normalmente acontece quando ocorre pagamentos através de boletos, por exemplo, é que, mesmo quando pago durante o horário da manhã, o valor só cairá na conta da empresa no dia útil seguinte. E isso afeta toda a logística de entrega da mesma.

O boleto bancário “segura” o item solicitado pelo cliente até o pagamento do mesmo. Na grande maioria das vezes, o cliente possui um prazo de até 48 horas para pagar, para que somente então a empresa receba a informação de que o dinheiro referente ao produto entrou no fluxo para começar a separá-lo e fazer o processo de entrega.

Mesmo uma consultoria melhoria de processos sabe que, caso isso aconteça numa sexta feira, o próximo dia útil só será na segunda- feira. Ou seja, dependendo da distância e do que foi comprado, o cliente pode esperar muito tempo a mais para receber sua encomenda.

Porque trabalha com PIX no E-commerce

Agora que já foi compreendido como pode ser benéfico ter o PIX como forma de pagamento padrão em sua empresa, vamos entender um pouco melhor como ele pode ser efetivo no e-commerce nos tópicos logo a seguir.

01 – Mais possibilidades de pagamento

O mundo digital é dinâmico, rápido e cada vez mais requisitado. Captar o interesse de um cliente é uma tarefa difícil que necessita de muita estratégia e de diversas ações, afinal, dentre todas as lojas existentes na internet, ele preferiu a sua.

Por isso, correr o risco de perder um cliente por não ter uma opção de pagamento que pode ser a preferida por ele é uma tremendo tiro no pé, principalmente se estamos falando de promoções e campanhas sazonais, coisa que acontece muito no e-commerce.

Independentemente se o que está sendo comercializado são serviços ou chaves de acesso para sistema de controle financeiro e estoque, pode acontecer problemas com o cartão ou imprevistos. Portanto, sempre deixe o PIX como opção para atrair mais clientes e não perder nenhuma venda.

02 – Entregas mais rápidas

Com o PIX, a baixa na conta bancária ou na carteira digital é na hora, fazendo com que a empresa consiga despachar um produto no mesmo dia da compra, facilitando para que o processo de compra seja mais rápido e a satisfação do cliente em receber o seu produto mais rápido seja igual.

O e-commerce possui como uma das maiores vantagens o dinamismo e, portanto, esse tipo de situação acentua ainda mais essa qualidade, fazendo com que o cliente busque continuar comprando dessa maneira e sendo fidelizado pela sua marca.

03 – Maior segurança

Muitas pessoas possuem um certo medo ou receio de passar dados de seus cartões na internet. Essa insegurança é compreensível, visto que ainda hoje existem muitos casos de dados vazados e a segurança digital é cada vez mais discutida.

Uma das maiores vantagens do PIX e que com toda certeza é um enorme benefício para o seu e-commerce é a possibilidade de não ser passado os dados bancários da pessoa através da transação.

O PIX sempre pede uma chave de cadastro que é realizada no momento em que se realiza a abertura da conta no banco ou da carteira digital. Essa chave pode ser um número de CPF, telefone, e-mail, número de conta ou é gerado um código aleatório no momento, tendo até 10 minutos para que o pagamento seja realizado.

Em outras palavras, não é necessário que a pessoa passe o seu cartão ou informe a sua senha na internet, apenas do próprio aplicativo utilizado pelo celular, onde provavelmente esses dados já foram cadastrados anteriormente.

Como quem decide qual chave será utilizada é a sua empresa, é possível que você escolha um código para segurança tanto da marca quanto do cliente, fazendo assim com que não perca vendas para pessoas que não conhecem muito bem o sistema ou tem um certo medo de conhecer mais sobre o mundo digital.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou sobre as vantagens de se trabalhar com pagamento PIX em seu e-commerce, explicando o que é o PIX, como ele funciona, qual o conceito que o aborda, além de diversas vantagens e orientações na sua utilização.

Se adaptar ao mundo digital se tornou cada vez mais importante para que uma empresa se mantenha relevante e atrativa para o seu público e, com esse novo método de pagamento, fica ainda mais fácil convencer o público a consumir um produto, afinal, a segurança é maior e a burocracia é menor.

Com isso, basta verificar como implantar esse sistema no seu e-commerce e desfrutar ao máximo essas facilidades que a tecnologia e a internet tem a oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.