Para dar mais destaque às lojas virtuais ou e-commerces e chamar a atenção do público, nada melhor do que investir em promoções através de voucher e cupons em produtos e serviços.

Algumas das estratégias mais utilizadas para fazer promoções em e-commerces da melhor maneira possível são de fato os vouchers que podem promover campanhas memoráveis.

Ou seja, para quem investe em uma loja virtual ou e-commerce e deseja obter o melhor rendimento possível do seu negócio, é preciso criar novos horizontes para o comércio, e as campanhas de descontos com vouchers são uma dessas soluções.

Por exemplo, um e-commerce que vende brocas para metal pode elevar o nível de vendas através de vouchers em alguns períodos do ano. 

O segredo para uma boa promoção em uma loja virtual está em como passar a mensagem para os clientes. Em outras palavras, a chave para o sucesso é levar a mensagem certa para o cliente certo na hora certa através de descontos.

Não importa qual seja o seu negócio online, como empresa de aluguel de equipamentos para terraplanagem, os vouchers podem ser a melhor forma de obter melhores resultados. 

O que é voucher afinal?

Um voucher é uma espécie de benefício ou desconto em diversos produtos e serviços que podem ser aplicados em lojas físicas e em e-commerces. 

Explicando detalhadamente, um voucher funciona como um comprovante de pagamento que permite a participação em determinadas atividades, obtenção de descontos e resgate de produtos. 

Por exemplo, um distribuidor de piso laminado que quer expandir as vendas e fidelizar clientes pode fazer uma campanha com voucher para quem compra determinada quantidade de pisos.

Ou seja, a empresa que quer fazer esse tipo de campanha faz um acerto financeiro e recebe o comprovante de pagamento de que o cliente comprou a quantidade de material acordado para a participar do voucher, garantindo o desconto.

Outro exemplo que podemos destacar para entender como funciona um voucher é quando uma empresa fabricante de estruturas metálicas realiza uma campanha em que o cliente que solicita determinada cobertura metálica preço m2 pode ter descontos na próxima compra. 

Ou seja, até mesmo em setores industriais é possível realizar campanhas de descontos com sistema de voucher para fidelizar os clientes e também aumentar a lucratividade da empresa de forma considerável. 

O mesmo acontece quando uma empresa de turismo promove serviços em parques de diversões e viagens com descontos para os clientes que fecham pacotes. 

Vamos ver no próximo tópico como um e-commerce ou uma empresa de construção e reforma que fabrica perfil policarbonato, bem como qualquer outro tipo de loja que vende online, podendo estruturar uma campanha de descontos com vouchers e com isso vender muito. 

Como vender com voucher?

Os vouchers são ideais para vender muito com seu e-commerce ou loja virtual. Com tantas opções, o ideal é pesquisar qual solução melhor se adequa ao seu perfil de e-commerce antes de fechar qualquer parceria.

Veja essas dicas a seguir para saber como você pode estruturar um sistema de oucher organizado no seu negócio. Confira:

Defina a oferta que será oferecida

Sua oferta deve ser consistente com a empresa e muito atrativa para seus consumidores, por isso é importante ficar atento aos valores para evitar perdas múltiplas e para o crescimento de sua loja virtual ou física.

É o caso de uma empresa fabricante de telas e tecidos técnicos que vende cerca de arame galvanizado online e quer realizar uma campanha promocional e lucrar muito.

Para que realmente dê certo, é preciso que a empresa defina claramente a oferta que será oferecida, pelo tempo que será ofertado, e quais as atribuições necessárias para fazer parte da campanha.

Invista em publicidade

Planejar como uma empresa anuncia suas promoções nas lojas é fundamental para o sucesso das campanhas. Para isso, é preciso investir em publicidade nas redes sociais para atrair novos clientes e focar no aumento do engajamento.

Usar o e-mail marketing para publicidade também é interessante, porque além de poder promover e segmentar vouchers e descontos com base nos interesses do público, os assinantes receberão as comunicações de forma direta, o que é bem diferente das redes sociais.

Tenha uma jornada de comunicação assertiva

A jornada de comunicação é o que uma empresa que quer obter sucesso em suas campanhas e descontos com vouchers deve fazer.

Por exemplo, se uma empresa de engenharia e arquitetura que vende estaca prancha online tem mais clientes que usam Instagram e WhatsApp, ela pode desenvolver uma jornada de comunicação com base nas informações desses clientes.

Dessa forma, os clientes serão mais influenciados por um anúncio no Instagram que leve a um contato com sua loja para fazer uma venda. 

Em outras palavras, a jornada de comunicação é uma ótima maneira de fortalecer relacionamentos e reter clientes, desenvolvendo uma comunicação mais unificada que complementa uma conexão entre empresa e clientes, para que eles concluam uma compra.

Estoque pronto e planejado

Seu estoque deve estar preparado para que possa atender a um grande número de vendas, afinal, com descontos e vouchers as vendas tendem a aumentar de forma considerável.

 No entanto, é preciso manter as entregas com as datas corretas mesmo com grande fluxo, por isso o estoque deve estar sempre bem-planejado.

Para isso, é muito interessante ter uma ferramenta que controle o estoque em tempo real, o que possibilita diferentes formas de gestão.

Com isso, as empresas poderão fazer o levantamento dos produtos que mais estão produzindo e ajustar com os fornecedores para ter mais produtos em estoque para atender a demanda das campanhas promocionais.

Análise do site da loja

Para vender muito através de vouchers, os sites precisam estar preparados para receber mais tráfego do que o normal, pois isso evita que os consumidores fiquem muito decepcionados com o processo de suas compras.

Portanto, pode ser uma boa prática realizar uma análise do site para monitorar o desempenho antes de iniciar uma promoção, pois os ajustes necessários podem ser feitos e grandes danos evitados.

Por que usar voucher no e-commerce?

A utilização de vouchers em e-commerces e lojas online de diversos segmentos de mercado traz uma série de vantagens, como:

Vamos ver agora com detalhes cada um desses benefícios que os vouchers proporcionam para o comércio eletrônico:

Aquisição de novos clientes

Quando os clientes recebem um voucher, é natural que queiram o quanto antes usufruir dos benefícios concedidos. Muitas vezes, esse é o momento em que os clientes mais se identificam com as marcas e conhecem mais sobre o negócio e seus produtos. 

Para não deixar o voucher expirar, o cliente provavelmente irá realizar a solicitação para obter os benefícios do cupom.

De qualquer forma, essa é uma boa estratégia para atrair novos clientes, que, afinal, começam a conhecer o negócio e até prolonguem a comunicação, fazendo contato com a empresa para saber mais sobre os benefícios do voucher e como pode usá-lo.

Em outras palavras, é uma forma de propaganda do próprio e-commerce, principalmente se o atendimento for positivo para o cliente. 

Praticidade

Os pagamentos com vouchers não são burocráticos e geralmente não exigem aprovação das empresas de crédito. Em muitos casos, apenas a troca é realizada ou é inserido o código disponível para o cliente.

Portanto, pagar com essa ferramenta é mais prático para consumidores e instituições que a recebem. Não há necessidade de esperar o dia da confirmação, o processo de compra é mais rápido e o lojista ainda tem garantia de crédito.

Redução das taxas de abandono de carrinho

O pagamento com voucher reduz o abandono de carrinho, pois oferece aos clientes a possibilidade de comprar um produto com desconto ou integral. 

Isso leva a uma queda nas taxas de evasão, pois muitos clientes não querem perder a oportunidade de aproveitar os benefícios obtidos.

Este é um ótimo momento para aumentar as vendas. Essa estratégia faz com que as pessoas comprem mais do que o tradicional apenas para aproveitar os incentivos.

Segurança

O sistema de credenciais com vouchers é seguro tanto para o e-commerce quanto para seus clientes. É uma ferramenta de baixo risco de fraude que oferece ao consumidor final uma opção de crédito.

Além disso, se o seu e-commerce está relacionado ao setor alimentício, que tal oferecer pacotes mensais para que as pessoas paguem com vouchers ou cartões refeição? É uma ótima opção para clientes e seu negócio.

Considerações finais

Considerando todos os benefícios e facilidades que os vouchers proporcionam e que foram citados neste artigo, é preciso destacar que essa é uma estratégia de marketing e vendas que traz resultados muito positivos para todas as empresas de diversos segmentos.

Portanto, seja uma fábrica de porta de enrolar para loja ou uma loja de brinquedos que está online, os benefícios citados podem ser percebidos ao estruturar bem as campanhas promocionais através de vouchers. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.