O WhatsApp para e-commerce possui muitos benefícios em sua utilização, uma vez que a maioria das pessoas o utiliza como principal meio de comunicação.
Este aplicativo pode ser uma ferramenta valiosa para o seu negócio por ser um dos melhores canais de atendimento.
Ele permite a sua utilização como forma de divulgar os seus produtos, efetuar vendas e sanar as dúvidas relacionadas aos seus produtos ou serviços para os seus clientes, entre outras funcionalidades, proporcionando um grande diferencial para a sua marca.
Entretanto, como é possível utilizar esse aplicativo de comunicação de forma efetiva para a realização de vendas da sua empresa?
O que é WhatsApp para e-commerce?
O WhatsApp e-commerce é a utilização do aplicativo como forma de interação com os seus clientes a fim de acompanhar a sua jornada de compra e efetuar a venda.
Por exemplo, uma empresa que realiza a comercialização de um exaustor industrial pode criar uma relação com o cliente através das interações realizadas através do aplicativo e acompanhar toda a sua jornada até a efetuação da compra.
O aplicativo possui a capacidade de quebrar barreiras com os seus consumidores e proporcionar uma série de funcionalidades, auxiliando nas vendas da sua empresa. Dentre elas, podem-se citar:
- Ouvidoria;
- Acompanhamento de pedidos;
- Divulgação;
- Venda.
Essas são algumas das principais utilizações que o aplicativo pode proporcionar ao seu negócio.
Ouvidoria
Através do e-commerce no WhatsApp é possível sanar as dúvidas de seus clientes e receber reclamações, possuindo o poder de reverter a situação e satisfazer o seu consumidor.
Por exemplo, um potencial cliente pode possuir dúvidas referente à potabilidade da água e, através da sua interação pelo aplicativo, você consegue passar credibilidade e confiança ao consumidor.
Acompanhamento de pedidos
O cliente também não terá mais a necessidade de realizar o login para acompanhar o seu pedido, uma vez que a cada atualização do status da compra, o consumidor pode ser facilmente notificado pelo WhatsApp.
Por exemplo, o transporte de água pode enviar notificações em relação ao recebimento do pedido no centro logístico, a sua saída para entrega e, por fim, a sua chegada ao destino final.
Divulgação
A divulgação também é extremamente facilitada, uma vez que você pode enviar as novidades do mês ou da semana referente a sua loja sempre que possuir novos produtos, assim como promoções, edições limitadas, entre outros.
Venda
Ao identificar o interesse demonstrado pelo seu cliente, é possível enviar o link para o produto que mais chamou a atenção, realizando um atendimento personalizado e aumentando as chances de venda.
Qual é o diferencial do WhatsApp normal e business?
A função do WhatsApp voltado para as realizações comerciais e as transações de negócios surgiu em 2018, ou seja, diferente do WhatsApp normal, o WhatsApp Business possui o intuito de estabelecer relações comerciais com os seus clientes.
Por exemplo, empresas de usinagem podem utilizar o aplicativo na versão para negócio e utilizar diferentes funcionalidades, otimizando suas interações e aumentando a sua probabilidade de vendas.
O WhatsApp Business foi criado com o intuito de aproximar os consumidores das empresas e construir um relacionamento mais eficiente e duradouro.
Um dos grandes desafios das empresas é a construção de um relacionamento mais próximo com o cliente, que possua uma comunicação mais direta, aberta e eficaz.
Através da utilização do aplicativo de comunicação, o WhatsApp, é possível obter uma interação mais próxima, responder dúvidas diretamente com o potencial consumidor e proporcionar uma divulgação mais personalizada e específica para cada cliente.
Através de um canal com mensagens instantâneas, desde uma pequena confeitaria na esquina do seu bairro até uma grande empresa que realiza a sucata de ferro, podem se comunicar com os seus potenciais clientes e quebrar objeções a fim de efetuar a venda.
Além disso, é possível manter o contato com os consumidores que já realizaram compras passadas em sua empresa, os mantendo informados das novidades referente a sua marca, produtos ou serviços.
Com isso é possível estabelecer uma relação duradoura com os seus clientes e aumentar assim as chances de fidelizar o cliente, de forma que ele realize não apenas uma, mas as suas futuras compras também através da sua empresa.
Já com o WhatsApp comum existe uma série de funcionalidades e benefícios que ele não possui, prejudicando assim a melhor interação com os consumidores do seu negócio.
Entretanto, quais são as funcionalidades e benefícios que o WhatsApp Business pode proporcionar aos seus usuários?
Quais são os seus benefícios?
O WhatsApp Business possui uma série de funcionalidades que se diferem do WhatsApp comum, onde a sua utilização pode proporcionar uma melhor interação com os potenciais clientes do seu negócio e aumentar consideravelmente as chances de efetivação de vendas.
O aplicativo WhatsApp possui uma grande participação na vida das pessoas, sendo essa uma ótima oportunidade para utilizar a ferramenta como forma de divulgação e interação com os seus consumidores.
Por exemplo, uma indústria pode sanar as dúvidas de um cliente, apontando as qualidades referente aos seus produtos.
Ela pode enfatizar a durabilidade da peça, a utilização de um medidor de vazão para garantir o controle eficiente e a qualidade do processo industrial, entre outros fatores que ajudam a quebrar objeções e fidelizar o cliente.
O aplicativo possui a característica de ser de uso comum para a comunicação com familiares, amigos e a construção de relacionamentos amorosos.
Por esse motivo, a interação das empresas, seja um negócio de misturador de argamassa a uma cervejaria, possuem vantagem na utilização desse meio de comunicação.
Dessa forma, o relacionamento com os consumidores deixa um pouco a ideia de uma relação comercial e com o intuito de aplicações de estratégias de marketing digital e passam a ser consideradas por seus consumidores como uma conversa informal com um negociante.
Além disso, o WhatsApp Business possui uma série de funcionalidades que ajudam a otimizar as suas vendas e auxiliar nos processos do seu negócio. Dentre elas, podem-se citar:
- Cadastro profissional;
- Criação de catálogo de produtos;
- Botão dentro do Facebook;
- Módulo de pagamento dentro da plataforma;
- Mensagens de ausência e boas-vindas;
- Envio de respostas rápidas;
- Etiquetas para organizar as mensagens;
- Relatórios de estatísticas das mensagens;
- Opção para iniciar uma conversa por meio de anúncio.
Essas são as principais vantagens e funcionalidades do aplicativo e a sua utilização pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Entretanto, como funciona a sua utilização?
Como utilizar as funções do WhatsApp Business?
Existem uma série de funcionalidades que o aplicativo disponibiliza aos seus usuários, facilitando assim a interação entre consumidor e empresa.
Cadastro profissional
O app tem um espaço para informações que podem ser interessantes para potenciais clientes, como o endereço da empresa, horário de funcionamento, segmento comercial, site e e-mail.
Criação de catálogo de produtos
Através do WhatsApp Business é possível criar um catálogo de produtos, disponibilizando as informações necessárias referente aos produtos de maior interesse do seu nicho.
Por exemplo, se você possui uma empresa especializada em equipamentos de construção, é possível criar um catálogo com fotos e preços de produtos como terminal elétrico, martelo, entre outros elementos.
Botão dentro do Facebook
Com o intuito de otimizar a comunicação e o atendimento com o cliente, a ferramenta também possui a capacidade de conectar o WhatsApp para e-commerce à página do Facebook, facilitando assim a unificação das plataformas.
Módulo de pagamento dentro da plataforma
O WhatsApp Business também possui o seu próprio meio de pagamento dentro do aplicativo, onde é possível realizar transações, facilitando a operação e quebrando possíveis objeções dos consumidores.
As transferências são realizadas através do Facebook Pay, sendo essencial a sua configuração em cartão de crédito ou débito por lá.
Mensagens de ausência e boas-vindas
O aplicativo também disponibiliza a funcionalidade do envio de mensagens automáticas em caso de ausência ou de primeiro contato com o cliente, otimizando as interações e possibilitando o contato mesmo fora do seu horário de trabalho.
Envio de respostas rápidas
Além das mensagens de boas-vindas e em caso de ausência, também é possível criar mensagens rápidas e genéricas, utilizando as respostas mais frequentes em seus atendimentos. Assim, basta clicar na resposta que deseja quando precisar.
Etiquetas para organizar as mensagens
No aplicativo também é possível utilizar um meio de organização através de marcadores com diferentes cores, nomeando como “clientes novos”, “pedido finalizado”, entre outros, garantindo um melhor processo de triagem das mensagens e organização dos contatos.
Relatórios de estatísticas das mensagens
A mensuração das suas atividades é de extrema importância, e através do WhatsApp Business é possível identificar o número de mensagens recebidas, entregues e lidas por seus potenciais clientes.
Opção para iniciar uma conversa por meio de anúncio
Por fim, a ferramenta também disponibiliza a opção de iniciar as conversas já com anúncios claros e diretos, utilizando os anúncios que mais utiliza logo no começo da interação.
Esses são os principais fatores do WhatsApp para e-commerce que podem garantir uma melhor interação com o seu público-alvo. Agora basta aplicar no seu negócio e converter.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.