Um ponto em comum nos profissionais de e-commerce é a constante busca por renovação. Por se tratar de um mercado que demanda atualização devido à sua rapidez, empreendedores precisam buscar conhecimento em livros sobre e-commerce.

É necessário estar atento a todas as mudanças para antever situações e estar sempre preparado para oferecer a melhor experiência ao seu cliente. Isso porque empreendedores que já possuem ou estão pensando em abrir uma loja virtual precisam ter noções sobre diversos assuntos, tanto técnicos quanto estratégicos.

Pensando nisso, separamos 4 livros sobre e-commerce para ajudar na sua jornada empreendedora. Confira!

1. “O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo”, de Michael Solomon

Saber como o seu consumidor se comporta é muito importante para o desenvolvimento e execução do seu negócio. Suas ações de lançamento, marketing e comunicação são sempre voltadas para a persona e o público-alvo definidos em seu plano de negócios.

Portanto, o primeiro passo para definir estratégias eficazes é entender muito bem o seu consumidor. O livro de Michael Solomon é referência no assunto e já está em sua 11ª edição. O objetivo do autor nesse livro é auxiliar empreendedores a compreender e prever a conduta de seus clientes. Seu conteúdo dispõe de casos de sucesso e exemplos cotidianos.

2. “Vai fundo!”, de Gary Vaynerchuk

Para alcançar o sucesso, um empreendimento precisa muito mais do que investimento financeiro. Transformar seu sonho em um negócio lucrativo é o objetivo de todos os empreendedores. Em seu livro, Gary Vaynerchuk fala disso e como utilizar a internet e a tecnologia a seu favor.

Esse é um livro motivacional que todo empreendedor deve ler. Durante o percurso, é comum surgirem questionamentos e incertezas sobre o seu negócio e sobre suas ideias. Sabemos que confiança ajuda, mas entender como contornar problemas é fundamental.

3. “A cauda longa”, de Chris Anderson

Esse talvez seja o livro sobre e-commerce mais conhecido da lista. Ele responde um questionamento feito pelos profissionais da área que acontece desde que surgiram as primeiras lojas virtuais: “Por que vender produtos de nicho que, aparentemente, têm um giro baixo pode ser um excelente negócio?”

Empresas como a Amazon trabalham esse conceito. Chris Anderson aponta erros e acertos desses varejistas e explica como usá-los de forma a criar um empreendimento único que atenda os anseios dos consumidores mais específicos e exigentes.

4. “Otimização de Conversão – A Arte e a Ciência”, de Khalid Saleh e Ayat Shukairy

Seu site é o seu vendedor e um loja virtual precisa se preocupar com sua apresentação. Uma vez que não possui alguém para guiar o seu cliente — como no mundo físico —, isso precisa ocorrer de forma orgânica no seu site.

Cores, botões, imagens, tudo que precisa ser visto e revisto para atrair seu cliente está contido neste livro. Um site que estimule a conversão e guie a jornada do consumidor é fundamental para conduzir seu cliente até o objetivo final, que é a venda.

Além de nossas indicações, existem muitos outros livros sobre e-commerce. Manter-se em movimento sempre estudando novas técnicas e tendências do mercado é o que difere um empreendedor de sucesso dos demais.

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