Quando uma pessoa pensa em abrir um e-commerce, por meio de uma loja virtual grátis, demonstra que não domina o mercado online. Essa facilidade não se traduz em retorno de vendas, pois há um conjunto de ações para que se tenha sucesso.

Então, comece do jeito certo para não fazer parte da estimativa de que 30% das lojas virtuais não sobrevivem até dois anos. Saiba, neste post, por que não é interessante iniciar seu negócio em uma plataforma gratuita e os riscos de dar errado. Continue a leitura!

1. Sem possibilidade de personalização

Existem muitas plataformas oferecendo loja virtual grátis com templates intuitivos, hospedagem inclusa, fácil usabilidade, gerenciamento e, até mesmo, um design responsivo. No entanto, o sistema é todo padronizado deixando de se tornar personalizado para cada cliente.

Esses são um dos pontos negativos, pois sua loja deixa de ter características próprias, diferenciais dentro do seu mercado, dando um visual amador. Quando for preciso alterar algo dentro do site, se você não tiver conhecimento de programação, estará sem suporte. Você também poderá assinar a versão premium com demais os serviços, que não serão suficientes para seu negócio.

2. Falta de dados

Com a loja pronta, todas as ações realizadas pelos clientes lá dentro têm de ser mensuradas. Isso porque é por meio dessa mensuração que você saberá se está atingindo seu público certo, se estão gostando de seus produtos, os engajamentos, as compras concretizadas e a perda do cliente no carrinho.

Nem todas as plataformas gratuitas disponibilizam tantas informações imprescindíveis para o crescimento de seu negócio. Logo, os dados precisam ser cruzados e analisados para definir as estratégias de marketing, exatamente por essas lojas virtuais não oferecerem um sistema completo.

3. Erros no marketing digital

Já que lhe faltam dados, como você fará seu planejamento para o marketing digital? Essa é uma  ação de suma importância para entender seu consumidor, como e de que maneira atingi-lo. É aqui que você atrairá o cliente, iniciará um relacionamento e o levará até o momento da compra.

As lojas virtuais gratuitas não auxiliam ou fornecem uma consultoria em relação a essa fase. Geralmente, os empreendedores não fazem a divulgação corretamente. Seria interessante escolher parceiros capacitados em marketing digital para sua loja obter vendas.

4. Perda de pedidos

Divulgada sua loja online, os clientes começam a se interessar por seus produtos. Todavia, a plataforma em que está inserida apresenta alguns problemas como: morosidade da abertura das páginas, falta de opções de pagamento e bandeiras de cartões conhecidos no varejo brasileiro — ou boleto —, ausência de certificado de segurança com um sistema seguro para a remuneração.

Será que seu cliente vai efetuar a compra? Além desses pontos, a logística para entregar o produto ao consumidor também é muito importante. A empresa parceira é ágil e segura? A sua loja oferece acompanhamento para o cliente desde a compra até sua entrega? O valor do frete está justo perante o produto? Esses são outros pontos que devem ser avaliados.

5. Falta de atualização da sua loja

A internet oferece inúmeras oportunidades de testar ações. A plataforma gratuita, no entanto, oferece opções para experimentar? Ou criar uma landing page para ofertar um produto, baixar um e-book e, inclusive, fazer um comunicado? E melhorar a interface e a usabilidade do site?

Os e-consumidores, como estão sendo chamados hoje, estão conectados o tempo todo, principalmente pelos seus smartphones. O uso do mobile caiu no gosto popular e vem apresentando dados crescentes de compras feitas por meio dele. A sua loja virtual grátis deve funcionar bem nesses dispositivos para não perder vendas.

Viu como o barato pode sair caro? Por mais que sua loja virtual grátis possa ser uma renda extra, não a encare com amadorismo, pois será um negócio que gerará despesa e lucro. Neste post, você conheceu alguns motivos para não criar sua loja em plataformas gratuitas e o que isso acarreta no seu planejamento de marketing.

Por tudo isso, comece do jeito certo! Contrate empresas especializadas que vão entregar uma loja online diferenciada, com boa experiência para seu consumidor, suporte para quando precisar de algum ajuste e treinamento. Ficou interessado? Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco!