O comércio eletrônico no Brasil teve um crescimento de 12,1% no primeiro semestre de 2018, faturando R$ 23,6 bilhões. Esse aumento na preferência dos consumidores por compras online tem movimentado esse universo, o que faz com que novas empresas passem a atuar nele. Uma das principais dúvidas dos empreendedores, no entanto, é a respeito do valor do investimento inicial e-commerce.

Ter uma estimativa de custos evita surpresas, diminui os custos e contribui para o sucesso. Quer saber quais são os principais gastos que devem constar na sua planilha de investimentos? Então é só continuar lendo!

Contabilidade

Para abrir um novo negócio é indispensável contratar um serviço de contabilidade. O contador ajudará a enquadrar a empresa no segmento certo, registrar o negócio na Junta Comercial e lidar com as burocracias relacionadas a gestão financeira.

Além de auxiliar na abertura da empresa, ele presta serviços mensais relacionados ao recolhimento de impostos, notas, guias, registros, etc. A partir da contratação dele é possível estimar o investimento inicial necessário para arcar com as obrigações financeiras.

Estoque inicial

O estoque inicial também deve ser somado ao valor total do investimento. Ele é necessário para dar o primeiro ponta pé no negócio. A dica é pesquisar para acertar na compra e quantidade dos produtos.

Lembre-se que o estoque é dinheiro parado, portanto, deve ser montado com cautela.

Equipe

Os valores gastos, nos primeiros meses, para compor a equipe de profissionais que trabalharão na empresa também faz parte do investimento inicial e-commerce. Para auxiliar nessa estimativa solicite a ajuda do contador contratado. Ele conseguirá calcular o valor do custo real que o funcionário representa, conforme as obrigações legais que devem ser cumpridas pela contratante. 

Plataforma

Outro importante custo que aparecerá no investimento inicial é a plataforma de e-commerce. Ela é a base do negócio, ou seja, é o sistema que permite que toda a loja virtual funcione.

Para facilitar, o mais indicado é optar por uma plataforma que utilize o sistema de Software as a Service (SaaS), que é todo controlado pelo fornecedor do sistema. Algumas opções desse modelo são as plataformas do grupo VTEX, Nuvem Shop e Jet e Fbits.

Conteúdo e configurações do site

Para abrir um e-commerce não é necessário criar um espaço físico atraente para o cliente, entretanto o site precisa despertar o interesse do consumidor. Esse ponto é crucial para o sucesso do negócio. Um site que não retém o cliente, tem menos chances de converter as visitas em vendas.

Por isso, a nossa dica é que seja separado um bom valor para esse item. Para ter melhores resultados, consulte uma agência implementadora de e-commerce.

Jurídico

Visando a segurança dos consumidores, o e-commerce já tem uma legislação própria que deve ser seguida pela empresa. As informações dos produtos devem estar visíveis, a empresa deve respeitar o direito de arrependimento, proteger as informações do consumidor, responder os seus questionamentos, etc. 

Além disso, burocracias como contratos e documentações também podem ser resolvidas pelo jurídico, por isso é indicado a contratação da assessoria jurídica para abrir a empresa com maior segurança. Contabilize esse gasto no investimento. 

Marketing

Você já investiu muito e provavelmente as suas despesas ultrapassaram o estimado. Se você chegou nesse ponto sem considerar o investimento em marketing, volte no seu planejamento e confira o que pode ser cortado, para que esse item entre na soma.

Contar com a ajuda de uma empresa especializada em marketing é essencial para que o negócio tenha visibilidade, seja encontrado pelo cliente e figure entre as páginas mais buscadas do Google. De nada adianta investir na criação de um e-commerce se o cliente não conseguir chegar até o site. 

Abrir um e-commerce, assim como qualquer negócio, exige organização, pesquisa e dedicação. Planejar o investimento inicial já é um sinal positivo, pois permite que o empreendedor possa se organizar financeiramente para não ter surpresas futuras.

Como vimos, para conseguir alcançar o sucesso, procure sempre contar com a ajuda de profissionais de cada área: jurídica, marketing, contabilidade etc. Além disso, contratar uma Agência especializada em criação de e-commerce, como a Agência GNU, é uma grande vantagem. 

E então, gostou do post sobre investimento inicial e-commerce? Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o e-book que preparamos para você!