O e-commerce no Brasil vem atraindo muitos empreendedores, devido às diversas vantagens que esse modelo de negócio apresenta e também pelo cenário de crescimento.

Os custos de operação e manutenção de uma loja virtual são menores, se comparados aos de uma loja física, enquanto o alcance das estratégias de marketing digital é enorme, podendo gerar ainda mais consumidores.

Porém, não veja essas características como facilidades. O ambiente online é altamente competitivo e, para ter sucesso, é preciso se destacar. Para lhe ajudar nesse desafio, criamos este artigo com algumas dicas e informações. Confira!

Como é o cenário de e-commerce no Brasil?

Uma pesquisa feita pela Forrester Research mostrou como está o desempenho do comércio eletrônico no nosso país.

Um dos principais resultados encontrados foi a variedade de lojistas atuantes, com mercados bem distintos — 40% dos entrevistados eram varejistas tradicionais, enquanto apenas 8% se tratam de fabricantes de venda direta.

Outro dado interessante é a taxa de conversão, que mostra a relação entre o tráfego no site e os pedidos de vendas concluídos. O valor encontrado entre os varejistas online foi de 2,4%, enquanto os fabricantes mostraram apenas 0,7%.

Como ter sucesso com o comércio eletrônico?

Agora, mostraremos algumas dicas para ter sucesso com o e-commerce no Brasil. Veja:

Conheça seu público-alvo

Para alcançar bons resultados na internet, é fundamental conhecer o seu público-alvo, ou seja, quem são os possíveis interessados em adquirir as soluções apresentadas pela empresa.

Você deve obter características como faixa etária, localização geográfica, interesses, necessidades, problemas e objetivos. Essas informações servirão como base para criar estratégias de marketing eficientes, que ofereçam exatamente as soluções e os produtos que seus potenciais clientes precisam.

Aposte nas redes sociais

As redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Elas servem para estreitar relacionamentos com os clientes, criar um canal de comunicação com o público, apresentar a marca, lançar novidades, acompanhar o mercado, entre outras finalidades.

Tenha clareza que, para ter sucesso com as redes sociais, não basta simplesmente criar uma página ou perfil para a sua empresa. É necessário manter uma boa presença, estando sempre à disposição para seus consumidores — tirando dúvidas e apresentando conteúdo relevante.

Invista em um atendimento ao cliente de qualidade

Outro ponto importante parar criar e ter sucesso com o e-commerce no Brasil é o serviço de atendimento ao cliente.

Aqueles processos demorados e burocráticos, em que as empresas disponibilizam canais telefônicos e faziam os usuários esperarem por longos minutos — até horas — para terem suas solicitações atendidas, não têm mais espaço.

O público se tornou mais exigente e é preciso criar ações realmente eficientes. Seja por meio de redes sociais, chat online, e-mail, aplicativos de mensagens ou o próprio telefone: ofereça um bom atendimento e seja empático, colocando-se no lugar dos clientes.

Como vimos em nosso artigo, se você já possui ou quer abrir um e-commerce no Brasil, saiba que o cenário é favorável, mas muito concorrido. É necessário ter atenção com o negócio e buscar sempre oferecer uma boa experiência ao usuário. Tenha atenção com as dicas que fornecemos e aplique-as em seu empreendimento o quanto antes.

E então, curtiu nosso conteúdo sobre e-commerce no Brasil? Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e espalhe o conhecimento!

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