Se você gerencia um e-commerce e acompanha os resultados de conversão, deve saber que uma compra dificilmente é realizada na primeira visita. É comum que as pessoas entrem nas lojas após uma busca no Google ou clicando em um anúncio — mas elas nem sempre estão prontas para comprar.

É muito importante alcançar novamente esse possível cliente e, para isso, as estratégias de remarketing e retargeting podem ajudar. Neste artigo, explicaremos esses conceitos, como podem ser utilizados em um e-commerce e como implementá-los. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Remarketing e retargeting

É comum que ambos os termos sejam utilizados como sinônimos, até mesmo pelo próprio Google. No entanto, embora os objetivos sejam similares — reconectar o internauta com a empresa —, é importante notar as diferenças entre os dois, a fim de ajustar as campanhas de marketing digital.

O remarketing é a técnica que consiste em mostrar um mesmo produto a um cliente, mas com uma abordagem diferente para tentar efetivar uma venda. É o que acontece quando o usuário visita uma loja virtual e, em seguida, recebe um e-mail com informações ou com um desconto, por exemplo.

O retargeting, por sua vez, mira em lembrar o público-alvo na oferta de um produto pelo qual ele já demonstrou interesse anteriormente. Nessa abordagem, não há diferenciação: é apenas uma recordação ao cliente, como quando você visita um e-commerce e passa a perceber banners da marca em sites na internet.

Aplicação às lojas virtuais

Ambos remarketing e retargeting são maneiras de aumentar as taxas de conversão de um e-commerce e podem ser utilizados juntos para melhorar o Retorno sobre o Investimento (ROI) das campanhas de marketing digital. Ao veicular anúncios repetidas vezes para um consumidor, você naturalmente deverá ganhar mais tráfego para a loja virtual, aumentar o reconhecimento e força de marca e demonstrar os benefícios dos seus produtos.

Se quiser saber qual abordagem utilizar para ter melhores resultados, analise o funil de marketing e a jornada de compra do seu cliente. Suponhamos que o consumidor entrou no seu e-commerce após clicar em um “anúncio frio” de topo no Facebook, o que quer dizer que ele provavelmente ainda não conhece a empresa. O remarketing pode ser uma melhor opção, pois, você poderá promover a marca e gerar leads para uma futura venda.

Por outro lado, o retargeting pode ser mais eficaz quando um cliente encontrar a sua página após uma pesquisa no Google. Se você não pretende oferecer um desconto ou nova abordagem, experimente alguns banners nas redes sociais e outros sites para lembrar o potencial cliente da compra e elevar sua preferência pela marca.

Implementação

Para criar campanhas de remarketing e retargeting, você precisará instalar códigos em seu site, geralmente em HTML ou Javascript. Eles marcam o visitante de seu e-commerce com um cookie — um pequeno arquivo de texto que armazena informações como páginas de produtos visitadas, endereço de IP e localização do usuário.

Assim, é possível criar campanhas específicas para cada uma das pessoas que visitaram sua loja virtual. Tudo isso com base nas informações salvas em outros sites, nos buscadores, redes sociais e até mesmo por e-mail, dependendo das soluções de marketing digital utilizadas.

No Google Ads, por exemplo, o anunciante pode utilizar tanto a rede de display, que insere os textos e banners em sites parceiros, quanto a de pesquisa, que só exibe as campanhas quando o usuário pesquisa algo relacionado ao produto.

No Facebook Ads, é possível também inserir imagens de todos os itens visitados por meio da instalação do pixel. A fim de ter melhores resultados, sempre crie audiências relevantes e segmente seus anúncios de acordo com seus interesses e comportamentos na loja virtual.

Ao longo do texto, você entendeu os conceitos de remarketing e retargeting, bem como suas principais diferenças e semelhanças. Ambas as estratégias podem ser utilizadas para aumentar as vendas, portanto, é importante saber quanto utilizar cada abordagem. Lembre-se de considerar seu funil de marketing e a jornada de compra do consumidor para escolher entre modificar a oferta ou apenas fazer uma recordação a seu possível cliente.

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