O perfil de compra das pessoas mudou, isso está claro. Novas tecnologias e a Internet são as principais responsáveis pela mudança no comportamento do consumidor. O cliente de hoje sabe o que quer, quando e onde procurar.

Os gestores de e-commerce precisam estar atentos a essas oscilações de comportamento. Em estudo realizado pelo eMarketer, em 2014, foram gastos, aproximadamente, U$ 1,470 trilhões em sites de e-commerce. A estimativa é de que, em 2018, esse número alcance os U$ 2,35 trilhões.

Diante desse cenário, é preciso manter o foco nas necessidades do cliente, no que ele procura, sem que precise dizer explicitamente. Neste post, vamos ajudar você com dicas para aumentar suas vendas com foco no consumidor.

O comportamento do consumidor no processo de compras virtuais

O dinheiro é virtual, o smartphone encurta distâncias. Esses são os principais facilitadores para o crescimento do e-commerce e, com certeza, são responsáveis pela alteração no comportamento do consumidor atual.

O brasileiro já se habituou com as compras on-line e já inseriu esse hábito em sua rotina. Dito isso, é fundamental que as empresas se adaptem a essa realidade. Para que essa transição seja facilitada, separamos alguns pontos-chave a seguir.

Opte por um design simples e intuitivo

Quem compra on-line não gosta de perder tempo desnecessariamente. Seu cliente é capaz de navegar durante horas em busca da melhor oferta para o produto que está procurando, entretanto, não admite perder tempo na finalização da compra ou levar tempo demais para preencher um cadastro.

O design e a usabilidade devem caminhar juntos. É muito importante pensar na estética do site e manter sua identidade visual, porém, isso não pode afetar a organização. Dê preferência para o simples, pois, quando o usuário não consegue entender a estrutura de navegação, ele desiste.

Tenha um checkout facilitado

Como falamos, o processo de finalização de compra precisa ser ágil. Sabemos a importância de coletar informações para a construção de um banco de dados completo e sucessivamente capaz de proporcionar experiências melhores.

Entretanto, sua prioridade no checkout deve ser a finalização da venda. Opte por captar apenas os dados essenciais, como endereço de entrega, CPF, e-mail e dados do cartão. Demais informações podem ser adquiridas em outro momento.

Faça promoções e diminua o frete

A busca pelo melhor preço é recorrente e é um comportamento do consumidor comum na Internet. Realizar promoções para atrair esses clientes é uma estratégia eficaz para aumentar suas vendas. Descontos, brindes, programas de fidelidade, tudo é válido.

Disponibilizar diversas opções de frete também é importante. Deixe a critério do cliente escolher a melhor opção para si. Opções mais baratas e demoradas ou uma entrega expressa mais cara, cada consumidor tem sua preferência.

Caso seja possível, ofereça frete grátis: é importante causar a sensação de que o comprador está economizando ao comprar no seu site.

Preze pela segurança e confiança do cliente

Confiança é essencial para fidelização. Uma loja segura atrai novos clientes e conquista a confiança dos recorrentes. Tenha um certificado SSL e selos de segurança para garantir um ambiente seguro. Existem diversos sistemas de proteção contra invasões de hackers e fraudadores.

Mapeando o comportamento do consumidor em sua loja virtual, é possível oferecer o melhor serviço e, praticamente, adivinhar suas necessidades. Com algumas práticas simples, você pode ser capaz de aumentar suas vendas de maneira significativa.

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