A logística é uma das áreas mais importantes de um comércio eletrônico. Quando consegue praticar preços e prazos atraentes ao consumidor, a empresa ganha uma considerável vantagem competitiva e, consequentemente, a oportunidade de se tornar preferida no mercado.

Se você utiliza os Correios para e-commerce, saiba que existe uma forma de obter melhores preços para as suas entregas, mesmo após a descontinuidade do e-SEDEX. Estamos nos referindo aos contratos. Saiba mais sobre as vantagens dessa solução e como funciona.

Os benefícios do contrato dos Correios para e-commerce

Ao assinar um contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a sua loja virtual ganhará descontos nos preços dos envios — cerca de 30% —, possibilidade de pagar em até 40 dias e utilizar os serviços de logística reversa para trocas e devoluções.

Os contratos permitem que as lojas criem listas de destinatários, remetentes, dimensões e peso de cada mercadoria e gerem uma pré-lista de postagem (PLP), que é vinculada ao sistema dos Correios.

Isso otimiza o processo logístico, facilita o controle e a embalagem. Além disso, economiza tempo, pois você não precisará mais esperar em filas nas agências, basta deixar a encomenda, preparada para envio, no balcão.

Outro benefício do contrato é que, se você não tiver tempo ou pessoal para levar os pedidos nas agências, pode solicitar a coleta programada, assim, eles retirarão no seu estoque. Embalagens padronizadas e etiquetas com o logotipo da sua loja também podem ser utilizadas.

Outra vantagem relacionada é a melhoria no fluxo de caixa, já que o serviço é pago mensalmente. Isso ajuda a controlar e analisar melhor os custos com logística, comparando mês a mês os relatórios e gráficos, facilitando a gestão do negócio. Entenda agora como você pode obter esses benefícios.

As etapas para fechar um contrato

O primeiro passo é planejar. Para fechar um contrato com os Correios é necessário analisar o seu fluxo de vendas, pois você precisará pagar uma quantia mínima mensal em postagens, mesmo que não haja envios.

Suponhamos que esse valor para SEDEX, no momento em que você estiver lendo este artigo, seja de R$ 200,00. Se você não costuma gastar pelo menos esse mesmo montante em frete, não justifica o investimento.

Além disso, os Correios não transportam determinados materiais, mas isso deverá ser discutido no contato comercial. Se você tem interesse em fazer um contrato, confira os procedimentos abaixo.

Requisitos

Para fechar um contrato com os Correios você precisa ter:

  • CNPJ e Contrato Social atualizado (ou documento de igual valor);
  • documentos da empresa e dos sócios;
  • faturamento da empresa dos últimos 12 meses.

Processo de solicitação

Se o seu e-commerce tem todos os requisitos, vá até a sua agência de preferência e solicite um contato comercial. Os Correios ligarão, posteriormente, para explicar como funciona, pedir os documentos necessários e analisar a sua loja virtual.

Alternativamente, você pode entrar em contato com a gerência comercial na sua localidade, cujos números de telefone você pode pesquisar neste endereço. Você também pode pedir mais informações ligando para a Central de Atendimento nos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (outras localidades), preencher um formulário online ou buscar o número de uma agência aqui.

Assinatura do contrato

Após ser atendido pelo comercial e enviar os documentos, os Correios farão uma análise de crédito, do site e das informações. Depois, você precisará preencher, assinar e devolver alguns anexos do contrato. Quando esse processo terminar, o que deve levar entre 30 a 60 dias, seu cadastro será liberado e, então, o SIGEP WEB (Sistema de Gerenciamento de Postagens) poderá ser instalado na sua loja virtual e, por meio dele, criar as PLPs, sobre as quais discutimos anteriormente.

O contrato dos Correios para e-commerce pode trazer diversos benefícios e cabe ao gestor identificar oportunidades de se diferenciar no mercado e comunicar isso aos seus clientes. Ele pode utilizar a redução dos custos logísticos para oferecer melhores preços de frete, incluir seu logotipo em embalagens mais formais, para ganhar a preferência do cliente, ou mesmo oferecer prazos mais curtos para o envio das mercadorias.

Se quiser saber mais sobre isso, leia nosso artigo sobre o funcionamento do estoque em uma loja virtual!