Muitas lojas virtuais já possuem perfis no Facebook, YouTube, Instagram e demais mídias amplamente utilizadas pelo consumidor — e isso é ótimo, pois a gestão das redes sociais para o e-commerce traz diversos benefícios.

É uma forma de interagir com o público-alvo, criar mais canais de venda e propaganda, além de ajudar a reduzir o custo de aquisição do consumidor.

Neste artigo, explicamos mais sobre as redes sociais, suas características e como podem ser essenciais para atrair pessoas, se relacionar e gerar mais oportunidades de negócios para a empresa. Confira!

As características das principais redes sociais

Entenda o funcionamento das principais redes sociais, os formatos de conteúdo mais comuns e dicas de utilização em uma estratégia de marketing digital.

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo e representa uma grande oportunidade de divulgação de produtos. Lá, é recomendado distribuir conteúdos de relevância para a persona, divulgar ofertas e até mesmo realizar vendas, por meio da sessão loja.

Imagens, publicações em grupos e vídeos (principalmente ao vivo) costumam ter boa performance, especialmente se houver engajamento do público-alvo.

Twitter

O Twitter permite publicações com até 280 caracteres e tem um caráter mais objetivo. É muito utilizado para divulgação de resultados de pesquisas, estatísticas e links para artigos em um site ou blog. É também uma maneira eficiente de prestar atendimento ao consumidor, às vezes em uma conta específica, como já fazem algumas grandes empresas, a exemplo da Netshoes.

Eficaz para criar um efeito “boca a boca”, de forma rápida, pode ser útil para aumentar a reputação de uma marca ou divulgar um evento, por exemplo. O uso de hashtags (#) é uma característica notória e ajuda a categorizar assuntos por tópicos, facilitando o acesso.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais favoritas na atualidade e seu principal formato de conteúdo são imagens. Ele pode ser utilizado para aumentar o reconhecimento da marca e o engajamento com o cliente, com dicas e sorteios, por exemplo.

O Instagram também é uma ótima rede social para o e-commerce, pois pode ajudar diretamente nas campanhas de vendas, com a aplicação de etiquetas com preços nas suas imagens de produto.

YouTube

O segundo maior site de pesquisa no mundo é também a rede social principal quando o assunto é vídeo. O YouTube é ótimo para aumentar o reconhecimento da marca, por meio da publicação de conteúdos multimídia, e o engajamento com o consumidor.

Algumas empresas têm o seu próprio canal, outras atuam em parceria com influenciadores digitais, que geralmente oferecem descontos com cupons exclusivos em troca de benefícios.

Nos próprios vídeos ou nas descrições o gestor do canal pode incluir links, portanto essa também é uma rede social interessante para atrair tráfego para a loja virtual.

O que as redes oferecem aos negócios

Atualmente, com as mudanças na jornada do consumidor, o cliente decide uma compra após consumir bastante conteúdo a respeito dos produtos de seu interesse. Ele tem o desejo de se relacionar com as marcas e precisa sentir sua credibilidade — especialmente na internet.

As redes sociais, de modo geral, ajudam a:

  • humanizar a relação entre pessoas e empresas;

  • educar o público-alvo;

  • conhecer melhor os clientes;

  • dar mais visibilidade à marca;

  • vender mais;

  • criar mais engajamento;

  • melhorar o ranqueamento nos buscadores.

As redes sociais para o e-commerce

Segundo uma pesquisa da Sprout Social, 75% dos consumidores aproveitam uma oferta após ter tido conhecimento da promoção em alguma rede social. Isso demonstra que a gestão dessas mídias traz resultados interessantes para o e-commerce.

Defina as redes sociais prioritárias para o seu negócio e seus objetivos ao investir em cada uma. Estar em todas as mídias pode ser improdutivo ou desnecessário. Avalie o perfil do público-alvo, as limitações da empresa e, a partir daí, crie um planejamento que permita uma gestão excelente.

Você também pode veicular anúncios nas redes sociais para ajudar a promover a mensagem da marca mais rapidamente, aumentando as oportunidades de gerar vendas.

Entendeu a importância das redes sociais para o e-commerce? Em conjunto com as demais estratégias de marketing digital é uma ótima maneira de vender, fidelizar e interagir com o público-alvo.

Gostou do post? Aproveite e conecte-se às nossas redes sociais no LinkedIn, Twitter, Facebook e Instagram!