A eficiência nas entregas é essencial para o e-commerce. Quando elas atrasam ou, pior, não chegam ao destino, a confiança do cliente fica abalada e é difícil recuperá-la. Por isso, a logística é um dos pontos com os quais você deve se preocupar. Na hora de configurar a loja virtual, é possível escolher entre trabalhar com os Correios ou com uma transportadora para e-commerce. Ou, ainda, com os dois.

Essa decisão depende, em grande parte, do tipo de produto que você vende e o volume de vendas da sua loja. Geralmente, o fator preço é o que pesa mais nessa hora, já que o frete pode encarecer demais um produto e inviabilizar a venda. 

Portanto, conheça as características de cada serviço e avalie o melhor para o seu caso.

Por que escolher os Correios?

Os Correios são o principal serviço de entregas do país e isso já é um ponto a favor, pois dispensa apresentações. Veja as suas vantagens.

Credibilidade

Embora tenha sofrido perda de credibilidade nos últimos anos, o que já foi até tema de audiências públicas na Câmara dos Deputados e em assembleias legislativas de vários estados, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ainda é considerada uma das mais confiáveis do país. 

Modalidades de entrega

Os Correios oferecem várias modalidades, como o PAC Simples e o Sedex, dependendo do prazo de entrega. Essa é uma das razões pelas quais muitas plataformas de e-commerce trabalham com essa opção de logística: o cliente pode escolher o frete de acordo com a urgência e o valor apresentado em cada modalidade. 

Alcance

O alcance dos Correios é outro diferencial, pois a empresa faz entregas no Brasil inteiro. Além disso, as encomendas podem ser rastreadas por um código fornecido na hora da postagem. Dá para saber por onde passou e quando chegou.

Por que escolher a transportadora para e-commerce?

As transportadoras também têm suas vantagens e podem ser a solução para quem trabalha com grandes volumes. Conheça as principais vantagens.

Flexibilidade com a carga

Os Correios têm limitações quanto às medidas da encomenda. Com a transportadora, há mais flexibilidade quanto ao tamanho e ao peso. Portanto, para lojas que vendem móveis, peças de arte e outros objetos de grandes dimensões e valor, o ideal é contratar uma transportadora.

Disponibilidade

Os funcionários dos Correios entram em greve praticamente todos os anos. Isso acaba causando transtornos para o consumidor e prejuízo para o vendedor. Com as transportadoras isso não ocorre.

Possibilidade de negociação

À medida que a empresa cresce e o volume de vendas aumenta, é possível negociar com a transportadora um desconto no contrato. Você também pode combinar com o fornecedor uma forma de pagamento que ocorra uma vez ao mês. Assim, terá mais controle sobre os seus gastos com logística.

Então, como saber qual o melhor?

Nessa história não existe melhor nem pior. O que existe é o serviço mais adequado para o seu negócio. Um cálculo que costuma funcionar é o do volume dos produtos. Se você costuma enviar produtos com mais de 0,4 m³, possivelmente a transportadora para e-commerce será financeiramente mais viável. Se, ao contrário, envia pequenos pacotes, esporadicamente, os Correios podem ser a melhor opção.

Avalie bem, faça os cálculos e tome a decisão que for menos onerosa e mais prática para o seu empreendimento. Se tiver dificuldade, procure profissionais do ramo. Uma empresa especializada poderá auxiliar nessa hora.

Gerenciar uma loja virtual requer planejamento, disciplina e visão empresarial. Veja o que você precisa saber sobre a gestão de um e-commerce.