Para um e-commerce ser competitivo em meio a tanta concorrência, a capacidade de armazenar, mensurar e interpretar dados da forma correta se torna um diferencial. Saber quais indicadores de desempenho vão fazer a diferença em suas análises é o caminho.

Existem muitas ferramentas, das mais simples às mais robustas, capazes de extrair informações sobre o seu negócio e criar um banco de dados repleto de informações e números. Entretanto, como definir quais deles são capazes de identificar erros e acertos? Quais vão definir as medidas que precisam ser tomadas para melhorar sua loja virtual?

Praticamente todos os movimentos de seu consumidor online podem ser mensurados. Isso é ótimo, mas pode acabar desmotivando um gestor de e-commerce. Uma gestão ineficiente de indicadores de desempenho acaba comprometendo o desempenho e a sobrevivência do negócio online.

Neste artigo, vamos apresentar quais são os principais indicadores que você deve levar em consideração em suas análises de desempenho.

Taxa de conversão

O nome já é autoexplicativo. A taxa de conversão avalia a sua eficiência em converter um visitante em cliente. Um site com muitos acessos e poucas vendas finalizadas está cometendo algum erro que precisa ser investigado. 

Para calcular o valor em percentual dessa taxa, a seguinte fórmula é utilizada:

Taxa de conversão (%) = (Número de pedidos / número de visitantes no site) x 100

Custo de aquisição de cliente

Existem diversas frentes que podem atuar na captação de clientes. O marketing é responsável pela criação de estratégias e ações que vão ser tomadas para que seus objetivos sejam atingidos.

Muitas mídias que podem ser incluídas, grande parte delas pagas. Pensando que cada uma recebe investimentos diferentes de acordo com a estratégia, como saber quais são os canais mais eficazes e com o melhor ROI?

Nesse ponto entra o CAC (custo de aquisição de cliente). Esse é um dos indicadores de desempenho para calcular o valor investido para converter leads em clientes. O cálculo é feito dividindo o total gasto pela quantidade de novos compradores no período.

Para calcular o valor dessa taxa, a seguinte fórmula é utilizada:

CAC = total de investimento / número de novos compradores

Leve em consideração o CAC de cada canal usado em sua estratégia para definir quais obtêm os melhores resultados.

Ticket médio

Esse é um dos indicadores de e-commerce que estima o valor médio gasto em sua loja virtual. Essa KPI é calculada dividindo o faturamento pela quantidade de pedidos durante o período selecionado.

Para calcular o ticket médio, utiliza-se a seguinte fórmula:

Ticket médio = faturamento total / número de pedidos

Dica bônus: Em suas análises, é importante analisar CAC e ticket médio em conjunto. Caso você esteja gastando mais para atrair o cliente do que o valor que ele gasta em seu e-commerce, você está gastando mais do que deve.

Taxa de abandono de carrinho

O cliente percorreu todas as etapas e chegou até o carrinho de compra. Entretanto, não finalizou a compra e abandou no carrinho. Existem alguns motivos para que isso ocorra, tais como:

  • não ter certeza sobre a compra;
  • frete caro;
  • poucas opções de pagamento;
  • falta de segurança;
  • cadastro extenso;
  • prazo de entrega demorado, entre outros.

Abandono de carrinho é comum, porém, altas taxas devem ser investigadas.

Para calcular o valor dessa taxa, a seguinte fórmula é utilizada:

TAC = (abandonos de carrinho / total de compras) × 100.

Como acompanhar esses indicadores de e-commerce?

Esse acompanhamento deve ser constante. Além disso, devem ser realizados comparativos constantes para avaliar a eficácia de suas ações, crescimento da loja virtual e quaisquer outros indicadores de e-commerce que sejam importantes para seus objetivos.

Apenas números brutos não têm significado. Para que esses indicadores de desempenho sejam valiosos é preciso saber interpretá-los e, mais do que isso, escolher os dados relevantes que devem ser acompanhados.

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