Gestores de e-commerce sabem que para fisgar o cliente diversos fatores devem ser levados em consideração. Nesse sentindo, existem alguns gatilhos capazes de impulsionar as vendas, como os cupons de desconto e gift cards.

O uso e o objetivo de cada um deles dependerá da cada estratégia. A boa notícia é que eles são ferramentas extremamente versáteis e eficazes. Ao estudar o comportamento do consumidor no seu site, é possível identificar quais os momentos seriam ideais para enviar um cupom de desconto.

Assim, desde o abandono de carrinho ou um benefício para um cliente premium, quando utilizados de maneira estratégica, são capazes de fidelizar clientes novos e antigos. Quer dicas de como usar cupons de desconto e gift cards em sua estratégia de marketing? Então siga conosco até o fim deste post!

Melhore o marketing de relacionamento com cupons de desconto e gift cards

Já é quase um dito popular entre os marqueteiros que “conquistar um cliente novo é mais caro do que manter um antigo”. E isso é verdade! A manutenção do relacionamento com o cliente é fundamental para manter seu negócio escalonável. 

Desse modo, quanto mais informações você tiver sobre seus clientes, melhor. Sabendo o que o estimula a comprar, é mais fácil utilizar a abordagem correta e proporcionar aquele empurrãozinho que faltava para que ele volte a comprar na sua loja. 

Com essa estratégia, também é possível reativar aqueles que costumavam comprar com frequência e, por algum motivo, não voltaram mais. Para isso, uma das alternativas é enviar um código único e individual, com data limite, para causar um senso de urgência e trazer esse cliente de volta.

Recupere carrinhos abandonados

Um estudo realizado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), afirmou que a cada 100 transações na internet, 63 são abandonadas.

É um número alto e comum entre os e-commerces brasileiros. As razões são muitas, entretanto, uma das maiores queixas é o alto custo do frete. Desse modo, o envio de cupons de desconto ou gift cards pode ser um estímulo bastante favorável para o usuário que chegou até essa etapa e desistiu por conta do preço da entrega. 

Lembrando que o senso de urgência é um gatilho mental muito poderoso, assim como o da escassez. Por isso, mostrar também para o cliente que aquela é uma oportunidade única pode ser extremamente relevante para finalização da compra.

Aumente sua conversão no e-mail marketing

Crie em seu cliente o hábito de checar os e-mails enviados por sua empresa. Envie ofertas especiais por tempo limitado utilizando e-mail marketing para aumentar o índice de compras e, consequentemente, sua taxa conversão.

Para isso personalize a comunicação e o conteúdo do e-mail, de acordo com os interesses e comportamento do seu consumidor, de forma que ele tenha percepção de que a oferta é exclusiva.

Além disso, existem plataformas de e-mail marketing que podem ser integradas a sua plataforma de e-commerce. Assim, é possível criar segmentações personalizadas conforme a sua base de clientes.

Os cupons de desconto e gift cards se mostram como uma estratégia versátil de marketing. Afinal, eles podem ser utilizados em praticamente qualquer estágio da jornada do consumidor, são um excelente gatilho mental, além de dar a impressão para o cliente de que a loja entende o que ele precisa, não sendo apenas mais uma campanha forçada de vendas. 

Gostou deste post? Então aproveite e compartilhe essas dicas também com seus amigos nas redes sociais.