Está complicado combinar o mix de produtos do seu e-commerce? Essa é realmente uma dificuldade para muitos varejistas. Afinal, como acertar os produtos favoritos de seus clientes e vender sem parar? Por isso, o melhor é não confiar em achismos e se basear em estudos e ter muito planejamento.

De acordo com o marketing, esse conceito é utilizado para indicar a variedade de produtos ofertados por uma empresa a seus clientes. Possuir um mix amplo e segmentado vai ajudar a seu e-commerce a atingir diferentes perfis e aumentar sua abrangência no mercado.

Para ampliar a variação de produtos da sua loja virtual, você pode optar por ter um grande portfólio ou incluir segmentos variados. Tudo vai depender da estratégia definida por você. O mais importante é conhecer o seu público e entender suas necessidades.

Neste post, daremos 3 dicas para incrementar a variação de produtos do seu e-commerce. Confira!

1. Foque no produto principal do seu mix de produtos

Sua marca com certeza possui um produto considerado o “carro-chefe” de vendas. É muito importante identificar quem é ele dentro do seu negócio e focar suas estratégias de venda nesse item.

Oferecer outras opções de compra com base nesse produto pode se tornar um negócio lucrativo. Seu cliente já tem interesse nesse segmento, então ter acesso a opções semelhantes pode aumentar o seu ticket médio ou ainda ampliar o seu público.

Dito isso, foque sempre no seu produto principal, avalie o mercado no qual está inserido e como seu público interage com seus produtos.

2. Ofereça produtos complementares

Se você já definiu o seu produto principal, já sabe a qual nicho pertence o seu público. Uma loja de roupas femininas, por exemplo, pode incluir um segmento de sapatilhas para ampliar seu catálogo de produtos para atingir o mesmo público de interesse.

Adicionar esses itens complementares a sua loja virtual é uma excelente estratégia, pois além de suprir a necessidade atual do seu cliente, você criará uma nova demanda.

3. Disponibilize boas promoções

Depois de cumprir as duas etapas anteriores, é hora de pensar em como será a promoção dos seus produtos e incentivar as vendas. Nesse ponto as possibilidades são muitas. Oferecer um kit de produtos complementares ou descontos progressivos são estratégias interessantes para aumentar a quantidade de peças por pedido.

Para aumentar o giro do seu estoque, também vale a pena apostar em descontos para produtos ou campanhas específicas para produtos com desempenho abaixo do esperado.

Conforme você pode ver ao longo desse post, a definição do mix de mercadorias é uma tarefa de extrema importância e que deve se basear em análises e pesquisas. Aqui não há espaço para achismos.

Para uma decisão assertiva, procure entender quem é o seu público-alvo e quais as suas motivações, valorize o seu produto principal, tenha uma lista de produtos complementares e capriche nas promoções.

Ao seguir todas essas dicas, você será capaz de criar um mix de produtos ideal para o seu consumidor e, dessa forma, expandir suas vendas. Não perca mais tempo!

E aí, gostou das dicas deste post? Ficou com alguma dúvida? Tem alguma experiência sobre o assunto que gostaria de compartilhar? Então deixe um comentário abaixo e vamos conversar!

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