O crescimento do setor de e-commerce, mesmo durante a crise econômica, vem atraindo empreendedores com promessas de expansão de vendas, aumento nos lucros e redução de custos operacionais. Lojas virtuais e físicas apresentam vantagens e desvantagens, portanto, exigem um plano de negócios.
Se você ainda está indeciso em qual tipo de loja deve investir, este artigo poderá ajudar apresentando 7 vantagens do e-commerce em relação aos estabelecimentos físicos. Confira!
1. Loja sempre aberta
A disponibilidade do negócio para atender os clientes 24h/dia, 7dias/semana, inclusive aos feriados, é uma das grandes vantagens de lojas virtuais.
Ainda que o horário de atendimento seja limitado a dias úteis, o e-commerce pode receber visitas, vender e até mesmo responder às dúvidas mais frequentes por meio das próprias páginas do site. Isso dá mais facilidade de compra ao cliente, especialmente àqueles que não têm tempo de ir a uma loja física.
2. Riqueza nas descrições de produtos
Os produtos podem ser descritos com uma riqueza de detalhes que, geralmente, não é possível em uma loja física devido a um limite de tempo, recursos ou falta de conhecimento dos vendedores.
Para isso, podem ser utilizadas imagens e vídeos sobre como utilizar o produto e, futuramente, isso poderá ser ainda mais fácil com tecnologias como a realidade virtual e realidade aumentada.
3. Diversidade de estratégias de marketing digital
Além da descrição dos produtos, as lojas virtuais podem investir em marketing de conteúdo no próprio site por meio de um blog para atrair o público-alvo, criar autoridade e fechar mais negócios.
Isso faz com que a loja seja encontrada mais facilmente no Google, o maior buscador do mundo, e que o relacionamento com os clientes seja otimizado com outras estratégias de marketing, como redes sociais e e-mail.
A mensuração facilitada também é uma das grandes vantagens do marketing digital e, para isso, o gestor pode usar, gratuitamente, serviços como o Google Analytics.
4. Sem barreiras geográficas
E-commerces podem ser acessados de qualquer lugar, basta ter um dispositivo com internet, como um smartphone, tablet ou um notebook. Não surpreende que esta seja uma grande vantagem em relação às lojas físicas, já que no ambiente virtual o empreendedor consegue vender para todo o território nacional ou até mesmo exportar produtos de forma mais automatizada.
5. Mais comodidade para o cliente
A comodidade de comprar produtos e receber em casa é uma grande vantagem do comércio eletrônico e isso, junto aos preços baixos, agrada a muitos consumidores que costumam comprar na internet sem precisar gastar tempo em filas de estacionamento ou lojas de shopping.
Além de inovar a venda, esse benefício pode ser comunicado como um diferencial da empresa, especialmente se ela tem bons prazos de entrega e/ou frete grátis.
6. Baixo investimento
Esse é outro grande benefício de um e-commerce, especialmente se comparado a uma loja física. O investimento inicial é baixo, especialmente porque não há uma grande necessidade de mobília e aluguel.
Os gastos com outras atividades inerentes ao negócio, salários de vendedores, limpeza e segurança são reduzidos. Mesmo o investimento em marketing digital pode ser melhor direcionado e controlado. Isso permite aos empreendedores praticarem menores preços e ganhar mais competitividade.
7. Prazos mais curtos
Uma loja virtual economiza tempo com buscas por uma sala comercial, assinatura de contratos, organização de estoque em prateleiras, alvará de funcionamento, entre outras burocracias. A construção é muito mais rápida e o site pode começar a funcionar em poucos dias.
As vantagens do e-commerce são muitas em relação às lojas físicas, como mostramos ao longo do artigo. Para escolher a melhor opção, o gestor precisa analisar as vantagens e desvantagens para a empresa e seus clientes, mas é importante dizer que uma não exclui a outra. Ambas podem ser utilizadas e integradas, ganhando mais mercado com os canais de venda.
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