Confiança para realizar uma compra online é uma necessidade que atinge todo consumidor ao se deparar com um e-commerce. Assim, um comerciante não deve apenas se atentar às estratégias de Marketing Digital para atrair mais visitantes para a sua plataforma, mas, sobretudo, à forma como ele trabalha com a defesa do consumidor online, pois é essa prática que exercerá uma grande influência na decisão de compra.
Comprar na web é diferente de fazer uma compra pessoalmente. No último caso você sabe onde fica a loja, quem foi a pessoa que lhe atendeu e como são realmente os produtos. Na loja online, se não houver fatores que supram essa insegurança, o e-commerce tem muito a perder. Um exemplo são os dados levantados por uma pesquisa do E-commerce News, na qual 86% dos consumidores deixam de comprar em lojas que tiveram problemas com fraudes de cartão.
Acompanhe o texto e perceba o quanto você tem a ganhar ao se importar em implementar essa segurança a mais!
Benefícios de seguir o código de defesa do consumidor online
O comportamento do consumidor tem se modificado cada vez mais com experiências de forma online. Ter um jogo aberto e claro de como funcionam as regras de compras, os direitos do consumidor e dos comerciantes só traz vantagens ao e-commerce.
Evita prejuízos e reclamações
Talvez um dos maiores receios de quem trabalhe com comércio online é ter que responder a uma reclamação séria no Reclame Aqui e, com isso, ter o nome da marca sujo para futuros clientes.
Então você precisa ser verdadeiro em relação à descrição dos produtos e serviços, claro sobre política de trocas e cancelamentos, transparente sobre prazos de entrega e valores e, também, avaliar a qualidade de cada produto antes de ser enviado. Somado a isso, você ainda se preserva em relação a prejuízos com processos na justiça.
Protege os dados da loja e dos clientes
É recomendado pela lei que o e-commerce se preocupe em assegurar a proteção das informações do consumidor. Seguindo a recomendação, o comerciante evita ter problemas com relação a dados privados e de contas bancárias roubados por hackers, além de golpes aplicados por pessoas com más intenções.
Possibilita novos negócios
Ao se deparar com transparência nas informações e realizar compras sem nenhum tipo de dor de cabeça, o cliente sentirá que pode confiar na segurança da loja. Esse sentimento fará o consumidor ficar mais à vontade para continuar comprando no estabelecimento e ainda indicá-lo como de confiança aos seus conhecidos.
Oferece um suporte mais eficiente
O consumidor é tido como a parte mais frágil da relação. Por esse motivo ele recebe um tratamento diferenciado por parte dos órgãos judiciais. Ao você saber como se dá essa relação entre você e ele, você tem mais possibilidade de oferecer um suporte adequado para que haja maior equilíbrio nesse vínculo. Você entrega uma assistência com possibilidade de mais efetividade no resultado final.
Valorizar os princípios do código de defesa do consumidor online amplia sua possibilidade de sucesso no e-commerce, pois você evitará um dos pontos mais sensíveis com relação às compras pela web: a insegurança por parte do comprador. E esse é um dos quesitos que fará você ter mais capacidade de destaque no comércio eletrônico.
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