O UX design (experiência do usuário) nunca esteve tão em alta como agora. Com o aumento exponencial da concorrência no e-commerce, muitos sites acabam tendo estruturas parecidas. Fornecer uma experiência de compra excelente pode ser o diferencial.
Quem adquire produtos ou serviços online quer rapidez, poucos cliques e informações. O UX design tem a função de facilitar essa experiência e diminuir a distância até o momento da finalização da compra.
O trabalho de UX Design tem etapas e é usado com vários objetivos, sempre pensando em como a experiência do consumidor pode ser melhorada. De acordo com a estratégia são criados e testados protótipos, aprovados conforme o desempenho.
O UX Design deve sempre ser atualizado. Pode parecer um investimento alto, porém, seus benefícios e resultados compensam logo em um primeiro momento. Quer saber como ele pode ser útil em sua loja virtual? Continue conosco até o fim deste artigo!
Qual o impacto do UX Design no E-commerce?
O principal objetivo do UX Design é fazer com que seu cliente chegue à finalização de compras com menos interações possíveis. Ou seja, o processo precisa ser rápido e eficiente para resultar em uma experiência positiva para seu usuário.
4 principais aspectos de UX Design
- O site deve proporcionar uma experiência facilitada para a escolha e compra dos produtos. A jornada começa no produto.
- A usabilidade precisa garantir que a jornada do cliente seja clara e objetiva. Evitar problemas como tempo de carregamento de páginas excessivo, muitos menus, cliques desnecessários, falta de feedback do sistema, entre outros.
- Pensar na acessibilidade, visto que diferentes categorias de usuários demandam um design adequado. Por exemplo: pessoas com pouca alfabetização tecnológica ou com alguma deficiência física.
- Desejabilidade. Seu site ou aplicativo tem de ser atraente e proporcionar a melhor experiência possível para que o usuário retorne.
Como ter UX design de sucesso?
Uma navegação intuitiva é o fundamento básico do UX. Seu usuário precisa saber em qual etapa do processo está e se mover com facilidade entre as outras. A interface do seu site ou aplicativo precisa ser autoexplicativa.
Apenas um design arrojado não vale a pena se a navegação for prejudicada. Focar em uma estrutura simples vale muito mais para a experiência de compra que um design bonito e, ao mesmo tempo, confuso. Claro que a identidade da marca é importante, mas a prioridade deve ser a funcionalidade.
A jornada do consumidor está associada a outro ponto muito importante: o funil de vendas. É fundamental pensar em todas as etapas para repetir as experiências que deram certo.
Quais são as etapas do funil de vendas?
O funil de vendas é uma importante estratégia para criação de ações específicas para as etapas de compra em que seu cliente se encontra. Vamos explicar como funciona cada uma delas:
- topo do funil: esse é o primeiro contato, quando o cliente conhece o seu produto ou serviço;
- meio do funil: após conhecer seu produto o cliente passa a considerá-lo em uma possível compra, mesmo podendo adquirir na concorrência;
- fundo do funil: nesse ponto o cliente já têm as informações que precisa para decidir pela compra do produto e está disposto a efetuá-la.
O UX design deve guiar o usuário ao longo dessas etapas para que chegue preparado para a finalização da compra. Na última fase é importante que todas as informações sejam referentes ao fechamento do pedido, sem utilizar muitos elementos que possam confundi-lo ou distrai-lo.
Há muitos aspectos que precisam ser considerados para uma boa experiência de UX Design, mas o mais importante é que todas sejam pensadas e criadas pensando no usuário como centro das tomadas de decisões.
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