Você tem ou quer montar uma loja virtual para expandir seu negócio no mercado e aumentar os canais de vendas? Então conheça a lista que preparamos sobre o assunto, com 5 pontos importantes para levar em consideração ao planejar e montar o design do site.

Apresentaremos a importância de ações, como a otimização da experiência do usuário e do carrinho de compras, bem como dicas para analisá-las. Acompanhe!

1. Identidade visual

O primeiro passo precede a construção do design do site. É a etapa de definição da proposta da marca e de como ela se comunicará com o seu público-alvo. A partir desses parâmetros é que o layout será construído. Nesse processo, a identidade visual atua como um manual que explica quais cores, fontes (tipografia de letras), imagens e demais aspectos utilizar.

2. Diagramação do site

A diagramação é o modo como se organizam os elementos nas páginas para a criação do design do site, ou seja, o layout. É importante definir quais informações devem estar em destaque, levando em consideração os padrões de leitura dos usuários. Em uma loja virtual, talvez seja mais interessante ordenar os produtos por categorias de mais comprados  aqueles que têm a preferência do consumidor devem aparecem primeiro.

3. Experiência do usuário

O design do site deve ser agradável e prezar pela experiência do usuário para evitar que o visitante saia da página. É importante considerar espaçamentos (na cor de fundo da loja) e seguir um padrão entre títulos, linhas, margens e imagens.

Se uma pessoa entra na loja e não encontra o que procura de forma rápida, pode haver um problema nessa página. Uma maneira de analisar isso é utilizar programas como o Smartlook ou Hotjar, que gravam a ação do visitante no site e permitem ao gestor acompanhar como os usuários interagem com ele.

Outra opção é utilizar o Google Analytics e verificar algumas métricas, como páginas com curtos acessos, velocidade de carregamento baixa ou alto índice de rejeição.

4. Responsividade no design do site

Estamos em uma época mobile first, ou seja, grande parte das visitas em lojas virtuais são feitas a partir de um smartphone. Isso quer dizer que os elementos das páginas (botões, imagens, textos etc.) precisam se adaptar para a visualização e interação em qualquer aparelho.

Esse é um fator essencial para o bom ranqueamento da loja no Google, pois está diretamente ligado à experiência do usuário. A análise para saber se uma loja virtual é responsiva pode ser feita acessando suas páginas de diferentes aparelhos (celulares e tablets com resoluções diferentes) e sistemas operacionais (Android, Windows Phone e iOS).

Outra possibilidade é, no próprio computador ou laptop, clicar no botão ao lado do “X” que fecha o navegador, utilizar o mouse para diminuir a largura do site e certificar-se de que seus elementos se adaptam a essa alteração.

5. Checkout

A etapa de finalização de compra em uma loja virtual também precisa ser analisada e otimizada, se necessário. Embora muitas vezes seja realizada por um serviço de pagamento externo, o ideal é que ela siga o modelo de cores e padrões de todo o site.

Além disso, é válido procurar formas de inovar e otimizar o design do carrinho de compras para aumentar as vendas. Inclua algumas funcionalidades, como inserção de opções de preços, cálculo do frete e prazo entrega, botão de “avise-me quando disponível” para produtos em falta, entre outras.

Uma dica para você que já tem uma loja virtual e quer gerar insights a respeito do site: visite as páginas da concorrência. Benchmarking é uma maneira muito fácil e barata de conhecer as práticas do mercado e analisar diversos aspectos, como processo do carrinho de compras e experiência do usuário.

Se você não tem tanto conhecimento em e-commerce e sente dificuldade em se relacionar com as plataformas, considere, por fim, contratar uma empresa especializada para analisar esses pontos e implantar a sua loja virtual. Uma equipe com expertise e conhecimentos avançados em webdesign certamente conseguirá criar e trabalhar no design do site em muito menos tempo.

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