O mercado de e-commerce é extremamente competitivo e, como ainda está em expansão, a tendência é que a competição se torne ainda mais acirrada. As empresas precisam estar preparadas para otimizar e enxugar os caminhos que levam até a conversão, e, nesse cenário, surge o conceito de full commerce.
Trata-se de uma estratégia de redução de custos por meio da terceirização de setores estratégicos para a operação da loja virtual. O mercado de e-commerce cresce, porém, a mão de obra especializada não acompanha esse ritmo de crescimento.
Muitas lojas virtuais encerram suas atividades por erros estratégicos e falta de planejamento. Para evitar esse tipo de falha, muitos gestores adotam o modelo full commerce, que consiste em contratar uma agência especializada para gerir processos de planejamento, criação, gestão, operação, segurança, métodos de pagamento e análises de resultados.
Dessa forma, o gestor consegue focar em soluções estratégicas a custos mais baixos do que contratar toda uma equipe capacitada. Esse já é um modelo muito usado nos Estados Unidos e na Europa. Quer saber o porquê? Siga conosco até o fim deste artigo!
Vantagens do modelo full commerce
Lojistas que resolvem aderir ao modelo full commerce conseguem ampliar sua visão a respeito do seu próprio negócio e do mercado. Uma vez que suas tarefas operacionais são reduzidas, sobra mais tempo para pensar em soluções estratégicas.
Além disso, bons profissionais de e-commerce são caros, e o custo de contratar indivíduos qualificados para chefiar todas as áreas estratégicas do seu negócio pode ser altíssimo. Optando por uma solução full commerce, você tem acesso a uma equipe de profissionais desse tipo a um custo muito menor do que contratando-os individualmente.
Outra vantagem é o compartilhamento do risco. Por meio do sucesso do trabalho, a agência responsável pelo full commerce recebe seu pagamento por comissão sobre as vendas. Quanto mais a loja virtual vender, mais agência e empresa ganham.
Agilização das operações da loja virtual
Um gestor de e-commerce sabe a infinidade de processos que são necessários até que uma venda seja concluída. Desde ações de marketing de atração até a logística de envio, tudo precisa funcionar como uma orquestra — caso um instrumento esteja desafinado, toda a experiência é prejudicada.
No caso de um modelo full commerce, todos os departamentos atuam sob uma mesma tutela, e qualquer gargalo de operação é resolvido dentro da própria agência, sem prender e atrasar as próximas etapas do processo de vendas.
Comunicação alinhada entre equipes
Outra vantagem é que a comunicação entre setores seguirá as mesmas diretrizes, pois eles estão sob o guarda-chuva da mesma empresa.
A agência full commerce tem seus próprios procedimentos que guiarão as decisões de seus funcionários, independentemente do seu setor de atuação.
Fidelização de empresas
O fato de uma mesma agência representar diversas lojas virtuais perante as ferramentas contratadas, que, muitas vezes, são comuns a diferentes sites, aumenta a credibilidade e a autoridade, fortalecendo suas relações comerciais.
Por sua vez, as lojas virtuais usufruem indiretamente dessa relação, conseguindo contratos e negociações melhores, por exemplo.
A tendência é que mais empresas se tornem adeptas ao modelo full commerce, já que ele é totalmente focado e comprometido com resultados de vendas e geração de lucro. Vale lembrar que, para que sua aplicação funcione, e-commerces e agências terceirizadas precisam trocar informações e experiências constantemente, visando ao mesmo objetivo: o sucesso!
Você conhecia o modelo full commerce? Conte para a gente nos comentários!