Se você gerencia uma loja virtual e quer expandir no mercado de e-commerce, já deve saber que o ambiente online é muito competitivo e exige investimentos em marketing digital, certo? É preciso aplicar estratégias para aumentar a credibilidade da marca, facilitar que seja encontrada em meio a tantas informações na internet e, sempre que possível, inovar.

Neste artigo, listaremos algumas estratégias que você pode aplicar para aumentar suas vendas no e-commerce. Acompanhe!

1. Invista em um bom layout

A confiança é um dos fatores mais importantes no processo de decisão do consumidor e, por isso, é preciso que o e-commerce tenha um layout responsivo e agradável, que facilite a experiência do usuário com atenção especial para o checkout, pois pagamentos difíceis e demorados podem fazer com que o cliente se sinta confuso, desconfiado ou impaciente e acabe desistindo da compra.

Para identificar problemas no seu layout, você pode utilizar ferramentas como o Hotjar e o Smartlook para gravar a ação dos usuários no site (exceto checkout) e gerar as informações necessárias para que você saiba onde estão as falhas e como pode consertá-las. Outra solução é analisar métricas, como o tempo de permanência em cada página, no Google Analytics.

2. Inscreva o e-commerce em marketplaces

Anunciar seus produtos em sites grandes com muitos acessos é uma ótima forma de aumentar os canais de venda da empresa. Para facilitar, escolha empresas que integrem à sua plataforma de e-commerce, como por exemplo VTex, Amazon, Buscapé, Walmart, Mercado Livre, Netshoes e diversas outras grandes companhias que já possuem um público fiel e identidade forte.

3. Faça campanhas de links patrocinados

Investimentos em anúncios, como no Google Adwords e Facebook Ads, podem trazer resultados mais rápidos e certa previsibilidade (por meio da análise dos dados de buscas e taxa de conversão média da loja virtual). Para obter melhores retornos sobre o investimento, é preciso ter conhecimentos avançados ou terceirizar o serviço, pois além do entendimento sobre as plataformas, é necessário saber como funciona o funil de vendas e a jornada do consumidor.

4. Divulgue seus produtos nas redes sociais

Vídeos no YouTube, textos no Facebook e imagens no Instagram são exemplos de formatos de conteúdo que podem ser publicados nas redes sociais para divulgar o seu produto e multiplicar suas vendas. Crie uma identidade visual, use hashtags e interaja com o seu público de uma forma legítima, verdadeira. Além disso, seja consistente, fazendo publicações frequentes. No Facebook, você pode criar uma loja na sua fan-page e integrá-la ao seu e-commerce.

5. Otimize o conteúdo do site (SEO)

Em português, SEO (Search Engine Optimization) significa Otimização dos Motores de Busca e é um conjunto de técnicas com o objetivo de obter um melhor rankeamento de suas páginas no Google e outros buscadores. Importantíssimo para qualquer e-commerce, pode demorar um pouco para dar resultado, mas facilita que a loja seja encontrada sem gastar com anúncios, garantindo rentabilidade e maior número de vendas.

6. Melhore a satisfação do cliente

Utilize os seus recursos para prestar um excelente atendimento pós-vendas e relacionar-se com a sua base de contatos. Isso aumenta a fidelização e cria uma proximidade com o seu público-alvo.

Você pode até mesmo sugerir outros produtos que possam ser do interesse do cliente. Uma forma de fazer isso é por e-mail marketing, mensagens personalizadas e segmentadas, enviadas de acordo com a sua persona (perfil ideal de cliente). Isso aumenta a recorrência de compra. Para colocar em prática, você pode utilizar serviços online, como o MailChimp, Leadlovers, RD Station e Hubspot.

A facilidade na mensuração dos resultados e os baixos custos de investimentos são duas grandes vantagens do marketing digital. É imprescindível ao gestor analisar as performances de cada campanha e otimizá-las, sempre que necessário.

Além disso, é necessário dar atenção a outras áreas que levam ao sucesso das vendas no e-commerce, como preços, formas de pagamento e logística. Para finalizar, sugerimos a utilização de conteúdos educativos em seu site e produtos com descrições contendo técnicas de redação persuasiva (copywriting) para vender cada vez mais.

E se você ainda tem dificuldades com a sua plataforma ou está planejando iniciar uma loja virtual e não sabe bem como, entenda como uma agência pode ajudar a implementar um e-commerce.