Atualmente, a experiência de compra proporcionada pela loja virtual é determinante na capacidade de vendas e também nas possibilidades de fidelização do cliente. E um dos elementos que influenciam essa questão é a qualidade das fotos dos produtos.

Ainda que pareça um fator de menor importância, as fotos do e-commerce impactam diretamente a credibilidade da loja e a satisfação do consumidor. Diferentemente do que ocorre na loja física, na qual o cliente pode tocar e provar o produto, nas vendas online é a imagem que determinará essa experiência.

Um dos principais desafios do e-commerce é proporcionar uma jornada de compra mais satisfatória e rica, aspecto influenciado pela qualidade das fotos. Assim, confira como melhorar as imagens dos produtos em sua loja.

7 dicas para melhorar as fotos dos produtos do e-commerce

Parar tirar boas fotos de produtos no e-commerce, alguns cuidados devem ser tomados pelo lojista, para garantir um resultado mais profissional e aumentar as vendas. Confira algumas dicas!

1. Use uma câmera adequada

O primeiro cuidado é o uso de uma câmera adequada para tirar as fotos das mercadorias. O celular, por exemplo, pode gerar imagens de baixa qualidade, que não são capazes de convencer o consumidor.

Portanto, invista em equipamentos de qualidade e procure usar a câmera associada a um tripé, para garantir que as fotos tenham melhor foco. Além disso, também é possível usar o recurso timer, a fim de evitar o manuseio da máquina no momento do clique.

2. Atente-se ao fundo branco

O cuidado com o fundo também é fundamental para uma foto de maior qualidade e esteticamente mais atraente. O fundo branco, normalmente, é usado para dar mais destaque ao produto, uma técnica que é chamada de “fundo infinito”.

Contudo, em alguns casos, o uso do fundo cinza pode ser mais indicado para obter o efeito desejado, principalmente quando o produto é branco.

3. Trabalhe com fotos com zoom

A riqueza de detalhes é fundamental nas imagens do e-commerce. Assim, não basta ter uma única foto do produto inteiro, é preciso contar com fotos complementares que destaquem os detalhes da mercadoria.

Por exemplo, se for tirar foto de uma camisa com estampa, além da foto inteira, procure dar zoom nos detalhes da peça para que o consumidor tenha essa informação no momento da compra.

4. Tire fotos com 360°

Outro recurso que diferencia as imagens da loja virtual é o uso das imagens em 360°. Essa opção não precisa ser usada em todos os produtos comercializados, mas pode agregar na experiência de compra de determinados itens, como um vaso decorativo, uma luminária etc.

5. Use a luz natural

O uso correto da luz natural é determinante para fotos mais atrativas, portanto, tente explorar essa possibilidade nas imagens dos produtos. Ainda que você tenha bons equipamentos de iluminação, dê preferência por tirar fotos ao ar livre, principalmente no começo da manhã e final da tarde.

6. Humanize as fotos

As fotos humanizadas e contextualizadas são mais estéticas e oferecem mais informações para o consumidor. Dessa forma, se você vende roupas, invista em imagens com modelos usando as peças de forma natural, por exemplo.

Essa humanização também é útil para contextualizar os produtos, como um móvel ou jogo de jantar, tornando o item mais atrativo para o consumidor.

7. Mantenha a naturalidade das fotos

Para garantir mais qualidade e confiança nas fotos do e-commerce, é essencial que elas tenham naturalidade. Cenários montados demais soam falsos e não agradam o consumidor no momento de decidir pela compra.

Assim, mostre os detalhes, contextualize a imagem, use luz natural e outros recursos que façam com que as fotos dos produtos sejam esteticamente agradáveis, mas, principalmente, que forneçam as informações necessárias sobre o produto e a experiência de uso, para que o consumidor avalie se aquela compra é a melhor para ele.

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