A confiança do consumidor brasileiro em relação à compra on-line é crescente. O medo de ser enganado está diminuindo à medida que os clientes experimentam e têm respostas positivas com o e-commerce.
Apesar disso, alguns novos empreendedores têm dúvidas de quais são as medidas que uma loja on-line deve adotar para atrair o consumidor e fazer com que ele confie na empresa. Afinal, as estratégias são diferentes das lojas físicas, que permite o contato visual e uma boa conversa com o cliente.
É preciso, então, encontrar a forma correta para que o seu negócio passe credibilidade e segurança. Pensando nisso, criamos este post com 4 dicas que você pode seguir para conquistar a confiança do consumidor na internet. Quer saber quais são elas? Então é só continuar lendo!
1. Explique as políticas comerciais
Um dos motivos que faz com que o cliente não finalize a compra é a dúvida a respeito das políticas comerciais da empresa. Questões como funcionamento e o prazo para realizar uma troca ou devolução, garantia do produto, informações sobre frete, formas de pagamento ou qualquer outra dúvida recorrente dos consumidores, devem estar explicadas e aparentes.
Isso demonstra que a empresa não tem nada a esconder e que qualquer problema que o cliente tenha poderá ser resolvido.
2. Descreva o produto com clareza
A venda on-line precisa trazer todas as informações sobre o produto. Dessa forma, o cliente se sente mais seguro a respeito do que está adquirindo. A dica, então, é mostrar o produto de todos os ângulos e adicionar todos os dados importantes para a compra como: tamanho, medidas, peso, cor, material ou tecido, quantidade, etc.
3. Deixe o cliente por dentro do processo de compra
Crie um canal de comunicação, que pode ser através de cadastro ou até mesmo por e-mail, e faça com que o consumidor possa acompanhar o passo a passo da compra.
Fechamento do pedido, envio do produto, nota fiscal, andamento do processo de entrega e todas as informações do que está acontecendo com a compra até ela chegar ao destino final, devem ser repassadas ao cliente.
4. Simplifique a venda
Pense o quanto foi difícil para vencer a concorrência, fazer com que o cliente entre em seu site, escolha um produto, coloque no carrinho e feche a compra. Antes dessas ações, com certeza, ele usou muito tempo pesquisando outras opções. Você não quer perder essa venda, não é mesmo? Então, simplifique!
Quanto menor for a burocracia para realizar uma compra no seu e-commerce, maior será a satisfação do consumidor. Um serviço transparente e direto gera confiança. Por isso, pense em todas as etapas que não são necessárias no seu processo de venda e retire-as.
Como vimos, o mercado de vendas tem conquistado cada vez mais a confiança do consumidor. Apesar disso, a concorrência também está em alta. Por isso, é preciso sempre melhorar e adaptar o seu negócio para que o cliente escolha o seu produto ou serviço.
E então, gostou do post? Agora que você já sabe o que fazer para conquistar a confiança do consumidor e fazer com que ele compre com você pela internet, compartilhe este post em suas redes sociais e faça com que os seus amigos empreendedores também saibam!