A popularização dos smartphones mudou a forma que o cliente consome informação. Ao alcance dos dedos, é possível realizar uma busca em poucos segundos. Nesse cenário, os micro-momentos ganham cada vez mais importância.
Mas afinal, o que são micro-momentos? Para entender melhor vamos a um exemplo prático: seu cliente está assistindo a novela quando se interessa por uma bolsa, na mesma hora, saca o celular do bolso e digita “bolsa caramelo comprar”, os resultados que aparecem usufruem os benefícios dos micro-momentos.
O tempo virou um recurso escasso no dia a dia das pessoas. O smartphone é uma alternativa para realizar muitas tarefas ao mesmo tempo. A taxa de conversão mobile aumenta e, simultaneamente, o tempo gasto em buscar informações diminui, é preciso ser cada vez mais objetivo para vender.
Seriam os micro-momentos a chave para captar a atenção do seu cliente e aumentar a sua taxa de conversão? Neste artigo vamos falar sobre como sua empresa pode pegar carona nessa tendência.
O que podemos considerar como micro-momentos?
O Google considera que os micro-momentos são “momentos da jornada de um consumidor”, esse instantes podem ser divididos em quatro etapas, confira abaixo:
Eu quero saber
Na busca pela satisfação de uma curiosidade, o consumidor está procurando onde pode obter a informação que procura.
Eu quero fazer
Busca do conhecimento necessário para solucionar um problema. É importante dar a liberdade e as ferramentas para que o usuário seja capaz de descobrir como solucionar o seu problema.
Eu quero comprar
É necessário prestar o suporte necessário para o usuário antes que ele finalize a compra.
Eu quero ir
Recursos como geolocalização facilitam a vida de consumidores que procuram como chegar até os estabelecimentos.
Como minha empresa pode aproveitar micro-momentos?
O mundo digital é dinâmico e seu cliente não quer perder tempo. Para isso, as informações disponibilizadas precisam ser claras, objetivas e devem ser encontradas sem a necessidade de passar por muitas etapas.
Os gatilhos para que micro-momentos ocorram podem ser aleatórios, mas sua empresa pode estar preparada utilizando estratégias de Inbound Marketing. Dessa forma, quando seu cliente ideal realizar uma busca que contenha alguma palavra-chave otimizada, sua empresa aparecerá nos resultados.
A seguir, vamos ajudar você com duas estratégias para aproveitar ao máximo o potencial dos micro-momentos.
Seja omnichannel
Caso você tenha uma loja virtual e uma loja física, o ideal é que suas estratégias sejam integradas: é o que chamamos de estratégia omnichannel. Por exemplo, o atendimento para um cliente que comprou em sua loja física pode ser online ou uma troca de produto comprado na loja online poder ser realizada na loja física.
E mesmo lojas que tenham atuação estritamente online podem ser omnichannel. Evite que o seu cliente precise passar por muitas etapas e canais que não estejam integrados entre si até a finalização da sua compra. Isso pode gerar ruídos de comunicação ou até mesmo uma desistência.
Seja analítico
Ao acessar o site de sua loja virtual o usuário deixa um rastro valioso a respeito de sua jornada e seus interesses. Além disso, também é possível analisar tendências de mercado com as ferramentas adequadas.
Caso o seu conteúdo esteja otimizado para atrair e reter esses usuários, oferecendo exatamente o que eles buscam em um de seus micro-momentos, sua taxa de conversão tem mais chances de aumentar.
Os micro-momentos são novidades que só acontecem por conta do avanço tecnológico constante. A tendência é que eles sejam cada vez mais relevantes para o processo de decisão de compra, sua empresa está preparada para aproveitar?
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