A facilidade de ter uma loja virtual vem incentivando empreendedores a apostarem na criação de e-commerce, ignorando os desafios e os conhecimentos necessários para se adaptar a esse mundo novo e cheio de possibilidades.
Em 2017, a ABComm em conjunto com outras empresas apresentou uma pesquisa sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro. O resultado aposta em um crescimento de 12% para o ano seguinte.
Ou seja, é imprescindível buscar informações sobre planejamento de negócio, gestão financeira, controle de estoque, marketing e outras áreas que farão parte de sua loja, se quiser fazer parte desse percentual. Portanto, confira como fazer uma boa gestão e aumentar a taxa de conversão de suas vendas.
Invista na criação de e-commerce
Você já realizou uma pesquisa de mercado? É a primeira etapa para saber as reais possibilidades de crescimento do setor, a competitividade e qual será o seu diferencial para se destacar. Esse será seu plano de negócio, mas, ainda, há outras dez ações igualmente importantes. Acompanhe!
Faça um planejamento
Antes de abrir as portas virtuais é necessário estudar todos os aspectos do negócio, como público-alvo e persona, fornecedores, custos fixos e variáveis, metas, funcionários, e criação do e-commerce.
Aprenda sobre gestão
Gestão mal feita não deixa nenhuma empresa viva. Faça cursos, busque informações, converse com outros profissionais e adquira conhecimento quanto a compras, finanças, logística, atendimento, comunicação e tecnologia. Um empresário bem informado se antecipa diante de alguma dificuldade.
Mantenha o controle financeiro
Um bom gestor sabe realizar o controle de custos do dia, registrar entrada e saída de dinheiro, custo do estoque, manutenção para deixar a loja virtual no ar, verbas para marketing, reserva financeira e custo de logística. Invista em software de gestão para obter um controle com o mínimo de erros.
Tenha o seu salário
Contas pessoais não podem ser pagas com o dinheiro da empresa. Fuja desta armadinha. O empreendedor precisa de um pró-labore, seria um salário, para suas despesas pessoais. Até porque, parte dos lucros devem ser retornados em forma de investimento.
Controle o estoque
Estoque é dinheiro parado, independentemente do tamanho. Registre todas as entradas e saídas em uma planilha, o que foi vendido ou não, mercadorias que precisam de reposição, qual está parada e necessitará de uma promoção. O software de gestão faz a integração com estoque, o que é relevante para o negócio dar certo.
Promova inovação
Os clientes gostam sempre de ver novidades, desta forma, seu e-commerce precisa estar sempre inovando com design diferente, uma promoção, um serviço, entre outros. Isso chama a atenção das pessoas. Pesquise algumas lojas virtuais de sucesso para que possa se inspirar.
Busque bons fornecedores
Você não pode ter parceiros que não colaboram. Conhecendo seu mercado saberá quem são os fornecedores de seus concorrentes ou mesmo buscar outros novos, que ofereçam diferenciais. Não dependa somente de um. Garanta bons preços e contratos de forma que seus clientes saiam beneficiados.
Propague a sua marca
Divulgue a sua empresa onde seu público se encontra, na internet. Faça ações de marketing em redes sociais, em buscadores, links patrocinados, alguma ação paga de um parceiro interessante. Analise o que sua persona gosta e crie estratégias para impactá-la. O departamento de marketing trabalha em conjunto com vendas.
Avalie as tendências do mercado
Esteja aberto a mudanças, pois o mundo virtual se transforma o tempo todo, não é estático. Esteja informado sobre seu setor, converse bastante com seus clientes, um papo informal, para coletar dados com os fornecedores. Tendo uma boa perspectiva poderá estar à frente do concorrente.
Aja sempre
Percebeu que algo não está caminhando conforme o previsto? Analise e busque alternativas para resolver os problemas. Estes aparecem todos os dias e não podem ser deixados para trás, senão seu e-commerce não sobreviverá.
O despreparo e inexperiência do empreendedor na criação de e-commerce aliado a falta de planejamento são fatores para o encerramento de uma atividade. Porém, se você realizar um planejamento bem-feito, estruturar vendas e estoque e fizer um marketing eficiente, terá condições de alavancar o seu negócio.
Se quiser saber mais informações sobre como criar a sua loja virtual e se estabelecer no mercado, entre em contato conosco agora e se prepare para alavancar as suas vendas.