Com o avanço das tecnologias, o e-commerce tem ganhado espaço no mercado, e o número de pessoas que faz uso deste canal para realizar compras é crescente. Pensando nisso, muitos empreendedores e diretores estão optando por lançar uma loja virtual. 

Para ter sucesso nessa empreitada, é preciso que se faça uma análise completa da situação, além de um bom planejamento. Para ajudar nessa missão, criamos este post com 5 dicas assertivas para você lançar uma loja virtual de sucesso. Continue lendo e confira!

1. Pense no nome e na identidade visual

Antes de entrar no mundo do e-commerce, é necessário que a empresa tenha um nome que seja marcante e conceitual. O segundo passo é pensar na marca e na identidade visual do negócio. Lembre-se que a marca é muito importante no sucesso da empresa, pois é através deles a empresa passa os valores da marca e é desta forma que os clientes associarão os produtos e serviços ao negócio. 

2. Defina um nicho de mercado

Depois de pensar na marca é hora de definir um nicho de mercado. Tenha em mente que, no início, quanto menos abrangente for o seu nicho, mais certeiro deverá ser o seu investimento. 

Ou seja, aquelas empresas que conseguem determinar um bom público-alvo têm mais chance de criar um nicho de clientes fiéis e saber como eles se comportam. Além disso, o trabalho torna-se mais fácil e o investimento menor. 

3. Analise a concorrência

Uma ação importante que muitas vezes é deixada de lado na hora de lançar uma loja virtual é analisar a concorrência. Conhecer bem os concorrentes é positivo, e por meio dessa análise é possível encontrar um diferencial para o negócio. 

Pense que entrar no mercado e oferecer um produto ou serviço que já é suprido por outra empresa é muito mais difícil do que se você tiver um diferencial a oferecer. 

4. Divulgue a marca

A empresa está entrando nas plataformas on-line, sendo assim, é necessário pensar nas ações que serão realizadas para que os clientes a encontre. A divulgação da marca é a principal delas, mas lembre-se: é preciso realizá-la por todos os meios.

Crie panfletos, elabore e-mail marketing, esteja presente nas redes sociais, tenha um site com design atraente, realize promoções e boas campanhas digitais.

Caso você não entenda nada de marketing e divulgação de marca, busque uma empresa especializada no assunto para ajudá-lo. 

5. Tenha um plano financeiro

O plano financeiro é a melhor forma de observar se o negócio é viável ou não. Por isso, ele deve ser criado antes mesmo da empresa e não precisa ser nenhum especialista em finanças. Basta separar em uma planilha as receitas e as despesas.

Pense em todas as despesas que a empresa terá para que seja viabilizada, e some o investimento aos custos fixos, como luz e internet. Depois faça uma estimativa do lucro desejado, e veja se os valores se encaixam. Não se esqueça de ser o mais fiel possível à realidade na hora de estimar os dados. 

Dica extra: Saiba a importância das estratégias de precificação antes de lançar uma loja virtual 

Depois de ver como montar um plano financeiro, separamos uma dica bônus para você ter sucesso ao montar uma loja virtual: a importância de precificar corretamente.

Mas, afinal, o que isso quer dizer? Simples! É necessário levar em consideração tudo o que possa estar envolvido na comercialização do produto. Um importante custo que muitas vezes é esquecido por aqueles que não têm experiência em vendas on-line é o frete

Compute então toda a logística envolvida para que o cliente receba o que você está vendendo, em um tempo correto e de forma satisfatória. 

Lançar uma loja virtual é um passo importante para o sucesso do negócio. Se você gostou das nossas dicas, mas ainda tem alguma dúvida, entre em contato conosco por meio do nosso telefone ou e-mail, disponíveis na parte superior da página. 

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