Apesar das novas possibilidades no meio digital, como o surgimento das redes sociais e aplicativos de mensagens, o e-mail marketing continua a ser muito útil e eficaz. De acordo com pesquisas, 96% das empresas que investem na estratégia acreditam em sua eficácia. O retorno sobre o investimento é de, em média, 4.300%, sucesso que é gerado por muitas táticas, mas segundo profissionais, principalmente a segmentação de listas e personalização de mensagens.

Os investimentos costumam ter custos baixos, mesmo em comparação com outras estratégias digitais. Além disso, o relacionamento ajuda a gerar mais visitas e vendas no e-commerce — o que pode facilmente ser mensurado por indicadores de performance.

Neste artigo, abordamos 4 possibilidades no uso do e-mail marketing por lojas virtuais e suas vantagens. Confira!

1. Geração de leads

Não há como você utilizar a estratégia se não tiver e-mails, certo? A boa notícia é que isso não é tão difícil de conseguir se você já tiver uma loja virtual e puder inserir pop-ups ou formulários em seu layout.

Você pode oferecer um cupom de desconto assim que um prospect entra na loja virtual. Solicite o e-mail para envio do código com uma mensagem de boas-vindas.

Um segundo método de fazer isso é produzir conteúdos grátis sobre assuntos de interesse da persona que tenham relação com o produto ou serviço que a empresa vende. Isso pode ser feito por meio de um blog, nas redes sociais, newsletter ou materiais ricos, como um e-book.

As ofertas de download podem ser feitas também por meio de pop-ups ou formulários, mas há uma outra maneira: os anúncios. Sim, muitas vezes investir em campanhas para gerar leads, utilizando uma isca digital, ajuda a criar confiança, gerar autoridade e iniciar um relacionamento com a sua audiência de interesse.

2. Atualização de estoque

Entrar em uma loja virtual e encontrar produtos fora de estoque é motivo de frustração para muitos consumidores. Uma maneira que algumas lojas virtuais encontraram para melhorar essa situação foi inserir uma opção de aviso por e-mail quando o item estiver disponível novamente.

Essa, portanto, é uma oportunidade não só para aumentar sua lista de e-mails (respeitando a privacidade e os dados do cliente, é claro), como também de aumentar suas chances de venda.

3. Divulgação de promoções

Naturalmente, o consumidor costuma apreciar e aproveitar excelentes ofertas. Além disso, o histórico de compras anteriores, o acesso a páginas específicas e seus interesses possibilitam a segmentação de mensagens de maneiras muito estratégicas.

Além de e-mails frequentes ou esporádicos tentando reativar clientes, você pode investir em campanhas para eventos sazonais, como o Natal, Dia dos Namorados ou a Black Friday, por exemplo.

4. Reativação de carrinhos abandonados

Em média, 69,89% dos carrinhos de compra são abandonados em lojas virtuais, de acordo com a Baymard, com base em 40 estudos diferentes. O envio de e-mails automatizados, portanto, é uma ótima estratégia para amenizar a situação. A Salecycle constatou que 29,9% das campanhas obtiveram sucesso em recuperar vendas em mais de 500 empresas.

Você pode lembrar o cliente de que a compra não foi concluída e de que o produto ainda está disponível. No e-mail, é comum constar a descrição do item, valores e o link direto para o carrinho de compras. Algumas empresas oferecem descontos para incentivar.

Antes de investir em e-mail marketing para o seu e-commerce, é importante gerar leads e segmentar de acordo com seus interesses. Mapeie a jornada de compra do consumidor e crie estratégias para cada nível do funil de marketing. Em seguida, configure fluxos de nutrição para uma comunicação mais automatizada e eficiente.

Assine a nossa newsletter agora e não perca mais conteúdos sobre marketing digital e e-commerce!