Entender o comportamento do novo consumidor — que está cada vez mais informado e exigente — é essencial para conhecer o seu processo de decisão de compra e criar melhores estratégias comerciais para a sua empresa.

As propagandas já não dão o mesmo resultado, ao mesmo tempo em que estratégias de marketing de conteúdo ganham mais espaço e apresentam resultados interessantes. Isso se deve ao crescimento no uso da internet, portanto, se a sua empresa tem atuação online, você precisa entender do assunto.

Neste artigo damos algumas dicas para ajudar você a se adaptar a essa nova realidade e conquistar mais clientes. Acompanhe!

Perfil do novo consumidor

O consumidor de hoje em dia é mais exigente, cauteloso, pesquisa mais e, assim, costuma ter maior poder de negociação. Ele utiliza a grande quantidade de canais disponíveis na internet, como os buscadores, as redes sociais e sites de avaliações no Reclame Aqui, por exemplo.

Hoje, ao assistir a um anúncio, o consumidor abre seu laptop ou acessa a internet pelo celular, pesquisa mais informações, lê avaliações, compara preços e marcas e verifica a satisfação de clientes anteriores antes de realizar uma compra.

Alguns fatores que influenciam o processo de decisão da compra

Os seres humanos são diferentes e seus comportamentos variam conforme alguns aspectos, como evidenciamos nos tópicos a seguir.

Cultura

É o conjunto de tudo aquilo que alguém vivencia e molda a forma de agir, de pensar das pessoas. Não é restringida à cultura de um país, já que a região onde vivemos e as pessoas do nosso círculo ajudam a determinar a cultura de cada um.

Classe social

O preço afeta a decisão de grande parte dos brasileiros e, por isso, a classe social é uma variável importante. De modo geral, quanto mais baixa for a condição financeira do seu público-alvo, mais restrita será sua percepção de valor ou necessidade de comprar itens.

Idade

O cliente costuma ter interesses, exigências e prioridades diferentes de acordo com a sua idade e, portanto, a abordagem utilizada para vender para um jovem não será tão eficaz para atrair consumidores mais experientes.

Personalidade

Ainda que as variáveis anteriores sejam iguais ou muito similares entre pessoas, ainda há de se considerar que as personalidades são diferentes e, assim, não se deve esperar o mesmo comportamento.

Dicas para facilitar o processo

Agora, confira essas 4 dicas para vender mais para esse novo perfil de consumidor por meio de estratégias digitais.

1. Atraia visitantes e gere leads qualificados

É interessante que você invista em um blog com conteúdo de alto valor para atrair pessoas que possam ter interesse nos produtos da sua empresa, já que, muitas vezes, o cliente apenas tem interesse em tirar uma dúvida, e ajudá-lo nesse momento é uma forma de aumentar o reconhecimento da sua marca e gerar leads.

Utilize formulários com perguntas que ajudem a classificar essas pessoas e verificar se há um perfil de comprador — o que mais tarde ajudará a segmentar e-mails e demais campanhas na internet.

2. Estabeleça um relacionamento com os seus leads

Após atrair pessoas e gerar leads, segmente suas listas com base em perfis e interesses, crie o hábito de se relacionar para manter a sua marca na mente do seu cliente e continuar a interação. Isso pode ser feito por meio de fluxos de nutrição com e-mail marketing ou mesmo em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para uma comunicação mais pessoal.

3. Atenda o seu cliente com qualidade

A qualidade do atendimento é essencial — mesmo no pós-venda. Se interesse em saber como foi o processo de compra do consumidor, proativamente, e sempre que possível, ofereça descontos para compensar algum erro. Assim, além de voltar a comprar, ele fica mais satisfeito e pode indicar a sua empresa para outros.

E então, entendeu como o processo de decisão de compra mudou e o que deve ser feito para atrair o novo consumidor? Utilize o marketing digital em prol da sua empresa e aumente a sua credibilidade no mercado, mas lembre-se de ser verdadeiro, pois é fácil reconhecer falsas promessas na internet.

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