Imagine que você, como varejista, tenha uma oportunidade de negócio capaz de expandir as suas vendas para novos mercados 24 horas por dia. Pois é assim que atuam os maiores e-commerces do Brasil!
Pequenos empreendedores podem — e devem — se inspirar na experiência de concorrentes que, hoje, são verdadeiros casos de sucesso. Afinal, eles também começaram pequenos e se reinventaram até chegar aonde estão.
Aprender com os acertos de seus concorrentes pode ser a inspiração que faltava para inovar em suas estratégias. Mesmo que sua empresa não consiga aplicar todos os itens, muitas vezes é possível adaptá-los à sua realidade.
Pensando nisso, separamos três exemplos de empresas que aparecem na lista dos dez maiores e-commerces brasileiros, e as estratégias adotadas para que eles ocupassem suas posições. Siga conosco para saber mais!
Netshoes: um dos maiores e-commerces nacionais
A Netshoes surgiu no começo dos anos 2000, e se destaca por conta do seu zelo pelo atendimento e relacionamento com o cliente. Suas práticas focam na satisfação do público e em uma logística eficiente.
Atendimento
A Netshoes tem uma média impressionante de 100% das reclamações atendidas no site Reclame Aqui. Além disso, a maior parte dos clientes obtém uma resposta em até 24 horas após feita a reclamação.
Esse cuidado reflete na satisfação dos consumidores — tanto que mais de 75% dos que reclamaram afirmam que voltariam a fazer negócios com a empresa (dados de 2016).
Logística
Cumprir os prazos de entrega estipulados no momento da compra tem que ser uma das principais preocupações do varejista. A Netshoes sabe disso e investe em uma grande rede de logística, que inclui os Correios e empresas terceirizadas.
Relacionamento com o consumidor
A empresa também foi um dos primeiros e-commerces a implementar estratégias de personalização na recomendação de produtos, baseando-se em critérios individuais e comportamentais do seu público. Isso, com certeza, contribui para o seu sucesso.
Dafiti: o maior e-commerce de moda da América Latina
Nos primeiros anos de atuação da Dafiti, os produtos comercializados no site se restringiam a calçados. Com o passar dos anos, a loja virtual ampliou o seu mix de produtos introduzindo também moda feminina, masculina e infantil, decoração e cosméticos.
Cartela de produtos variada
Hoje, a Dafiti conta com um portfólio com mais de 85 mil itens, e mais de 800 marcas. Além disso, a loja virtual possui diversas categorias, que vão desde roupas e calçados até produtos de decoração como dissemos. Ou seja, dificilmente o cliente que acessa o site não encontrará o produto pelo qual está procurando.
Experiência do usuário
A experiência do usuário conta muito, e o site da Dafiti é muito bem pensando nesse quesito. Sua interface de navegação é intuitiva e não exige muitas etapas até a finalização da compra.
Magazine Luiza: gigante off-line e on-line
Além de ser uma das maiores redes de varejo físico, o Magazine Luiza também é um dos maiores e-commerces do Brasil. No ano de 2016, seus canais digitais representavam 24% das vendas da empresa.
Além de oferecer um aplicativo próprio, a possibilidade de comprar no site e retirar nas lojas físicas é outro dos motivos para o seu sucesso de vendas, quem vêm crescendo a cada ano.
Aplicativo
O aplicativo do Magazine Luiza ultrapassou a marca de 4,5 milhões de downloads, e tem grande impacto na receita total da empresa. Além de oferecer incentivos, como frete grátis, para que o cliente realize a compra pelo app, sua navegação é facilitada e intuitiva, de modo que a compra pode ser finalizada em poucos cliques.
Programa de Afiliados
O “Magazine e você” é o programa de afiliados do Magazine Luiza, e o seu diferencial é a possibilidade de os afiliados montarem uma loja. Na prática, funciona como uma revenda, mas a aparência é que o afiliado tem uma loja própria, associada a um dos maiores e-commerces do Brasil.
Inspirar-se nessas estratégias de sucesso dos maiores e-commerces do Brasil não pode ser confundido com apenas uma cópia integral. Casos assim servem de motivação e inspiração para empreendedores que desejam expandir seus negócios, buscando pelo crescimento e aprimoramento constante!
Então, gostou do nosso post? Aproveite para conferir também alguns indicadores para saber se o seu e-commerce está indo bem!