O sonho de empreender é comum a muitos brasileiros. Há quem deseje conquistar sua independência financeira e existem aqueles que querem ter mais liberdade. No entanto, assim como existem razões inspiradoras, o medo de investir é um desafio que faz com que alguns prorroguem o início ou o crescimento dos projetos.

Existe o receio de falhar, de perder dinheiro, de não ter tempo ou expertise para fazer uma boa gestão, ou mesmo de enfrentar as objeções de familiares que não acreditam ser possível lucrar na internet.

Você está passando por algo parecido? Então confira as 6 dicas presentes neste artigo para encarar o medo e se preparar melhor para o seu primeiro e-commerce em um mercado que tanto cresce.

1. Faça uma autoavaliação

Bem, o primeiro passo, e talvez o mais importante, é fazer uma autoavaliação. Quais são os motivos desse medo? Dependendo da resposta, o remédio para esse sentimento pode ser mais fácil de encontrar do que muitos empreendedores acreditam.

Se você teme a falta de expertise na área, por exemplo, existem diversos cursos e conteúdos gratuitos na internet sobre o tema. Se, no entanto, você acredita não ter condições financeiras de investir, saiba que criar uma loja virtual pode ser muito mais barato do que você imagina.

2. Crie um plano de negócios

Você sabia que a falta de planejamento é um dos principais motivos pelo insucesso de empresas no Brasil? Ao empreender, muitas pessoas não pesquisam aspectos importantes, como clientes, concorrentes e fornecedores. É importante começar pelo caminho certo: faça um plano de negócios.

Identifique o mercado em que o seu primeiro e-commerce estará inserido. Conheça as oportunidades e ameaças do setor. Escolha os produtos que comercializará, estratégias de marketing e vendas que utilizará e crie previsões financeiras. Estude todos os custos relacionados ao negócio, como aluguel de plataformas, criação de layout e soluções digitais, e esboce um fluxo de caixa.

Além de ajudar a organizar as ideias, um planejamento permitirá a você entender melhor o mercado e saber em que investir para o sucesso de seu primeiro e-commerce. Lembre-se: todo negócio envolve riscos, mas são o plano e as boas estratégias que possibilitam o empreendedor agir da melhor forma para cada cenário.

3. Prepare-se para o mercado

Uma boa forma de se sentir mais seguro para perder o medo de investir é fazer cursos e participar de eventos da área. Ao passo que você começar a entender mais sobre assuntos como gestão financeira, estoque, técnicas de vendas, marketing digital e precificação de produtos, se sentirá mais confiante e com menos incertezas.

Outra forma de entrar no mercado mais preparado é validar a ideia antes de fazer grandes aportes financeiros. Você pode começar com um Produto Mínimo Viável e investir mais conforme os resultados forem aparecendo.

4. Pesquise tendências

Muitas vezes, você só precisará aperfeiçoar soluções existentes para inovar e ter sucesso. Analise as oportunidades que a concorrência não está conseguindo aproveitar. As estratégias omnichannel, personalização de conteúdo, otimização da experiência de compra do cliente e atendimento por redes sociais são tendências que vale a pena estudar.

5. Saiba como otimizar a gestão financeira

Especialmente se você não tem um contador, dê preferência às plataformas que integrem as soluções financeiras, como Nuvem Shop e VTEX, pois assim poderá controlar custos, analisar o fluxo de caixa, prever gastos e ganhos com mais facilidade.

6. Inspire-se em empreendedores

Use a sua vontade de empreender conhecendo as histórias de outras empresas e seus fundadores. Saber como muitos deles enfrentaram momentos difíceis no início ajudará você a se sentir mais confiante e entender que, às vezes, é normal sentir medo. Converse com pessoas da área e use as mídias sociais, como grupos d Facebook e LinkedIn, para aprender com especialistas.

Agora que você já sabe que é normal ter medo de investir e o que deve fazer para superá-lo, comece pelo início e planeje com calma o seu primeiro e-commerce. Assim, aumentará as suas chances de sucesso.

Aproveite e leia sobre as estratégias de grandes lojas virtuais como a Magazine Luiza e Netshoes para saber mais sobre o assunto!

medo de investir; primeiro e-commerce