A preparação para datas comemorativas é uma das dificuldades que os donos de lojas virtuais enfrentam, geralmente devido a uma falta de planejamento. Saber o calendário do e-commerce com antecedência é essencial para criar estratégias mais eficazes.
Além de condições especiais de pagamento, preços e frete, os gestores precisam acertar aspectos gerenciais importantes, como nível de estoque, atendimento e oferta de brindes especiais, por exemplo. Neste artigo, indicamos as datas mais importantes para ajudar você a construir o seu calendário para 2019. Vamos lá?
30 de janeiro: dia da saudade
Esse dia tem o intuito de lembrar de bons tempos, entes queridos que já partiram e lembranças de infância. As lojas virtuais podem aproveitar a data para tentar reaver antigos clientes, com a oferta de benefícios, descontos exclusivos e/ou brindes especiais. Uma boa estratégia é investir em e-mail marketing e remarketing nas mídias sociais, com frases que lembrem ao cliente a sua importância.
15 de março: dia do consumidor
Essa é outra oportunidade de lembrar aos seus clientes o quanto eles são especiais e contribui muito para o aumento nas vendas no primeiro semestre do ano. Na ocasião, você deve oferecer promoções e liquidações. Em 2015, 650 lojas participaram da comemoração, segundo a Buscapé, e as vendas somaram cerca de R$ 200 milhões.
26 de abril: dia do frete grátis
O valor do frete é um dos motivos principais de abandonos de carrinhos em lojas virtuais. Esse é um dia, portanto, de oferecer ao consumidor um benefício extra na compra de produtos. No entanto, essa estratégia precisa ser bem planejada, para evitar prejuízos. Considere fazer parcerias com empresas de logística e transportadoras, oferecer o desconto apenas para algumas regiões ou para compras acima de determinado valor.
12 de maio: dia das mães
Em 2018, foram vendidos R$ 2,11 bilhões no dia das mães, de acordo com a Ebit e houve um aumento de 10% no ticket médio, que foi para R$ 459,00. A data é responsável por 4% das transações no e-commerce em um ano. Os produtos vendidos nessa data são diversos, desde cosméticos, vestuários e perfumaria até eletrodomésticos. É uma boa oportunidade para a realização de concursos culturais, oferta de embalagens e de cartões especiais. Considere a logística, pois muitos filhos deixam para comprar em cima da hora.
12 de junho: dia dos namorados
Em 2016, as empresas do setor somaram R$ 1,65 bilhão em vendas, 16% a mais do que no ano anterior. O consumidor gastou, em média, R$ 410,00 naquele ano, com livros, eletrodomésticos, artigos de telefonia, de moda e decorativos. Os produtos variam muito, portanto a oportunidade pode ser aproveitada por lojas de diversos nichos. Uma dica é personalizar suas páginas com o tema, oferecer cartões personalizados, embalagens especiais e brindes.
11 de agosto: dia dos pais
Em 2018, o dia dos pais foi responsável por gerar R$ 2,1 bilhões em vendas no e-commerce brasileiro. Livros foram os artigos mais vendidos, seguidos por produtos das categorias telefonia e Celulares, remédios, tênis, suplementos, TV, perfume, pneu para carro, camiseta masculina e vinho.
29 de novembro: Black Friday
Essa data é tão relevante que recomenda-se definir as promoções (com descontos reais), avaliar o estoque, criar peças comunicativas e negociar preços com, pelo menos, três meses de antecedência. Considere também um aumento no tráfego da plataforma, no atendimento e nas entregas.
2 de dezembro: Cyber Monday
A segunda-feira após a Black Friday também é muito especial para o e-commerce. Na ocasião, os lojistas oferecem descontos para estender as promoções por um período maior. A Cyber Monday é principalmente voltada para o setor de eletrônicos, portanto, se esse for o seu nicho, considere a participação da sua loja virtual.
25 de dezembro: Natal
Para essa data tão importante para o varejo, os lojistas devem tematizar a loja, criar estratégias de marketing e repor o estoque, se necessário. É importante também considerar que muitos consumidores compram com antecedência, já em novembro, enquanto outros o fazem no dia de natal.
Agora que você já conhece as principais datas do calendário do e-commerce para 2019, crie o seu planejamento estratégico. Organize suas campanhas com antecedência e tenha mais sucesso.
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